Portugal na Eurocopa 2021

Campeões europeus em 2016, vencedores da Liga das Nações em 2019 – a seleção nacional portuguesa ganhou tudo o que há para ganhar a nível europeu. Na Eurocopa 2021, que teve de ser adiada por um ano devido à pandemia do COVID-19, mas que ainda é oficialmente conhecido como UEFA EURO 2020, a Seleção Portuguesa terá como objetivo defender o seu título.

No entanto, este projeto será tudo menos fácil. Na Eurocopa 2021 Grupo F, a super estrela Cristiano Ronaldo & Cia enfrentará nada mais nada menos que os dois últimos campeões mundiais, França (2018) e Alemanha (2014). A Hungria, os vencedores do play-off da Liga das Nações A, são provavelmente o mais difícil de todos os adversários do play-off que aguardam os portugueses.

Jogos de Portugal na Eurocopa 2021

DataHoraPartidaRes.Sede
15/06/202117:00/13:00Hungria x Portugal0:3🇭🇺 Budapeste
19/06/202117:00/13:00Portugal x Alemanha2:4🇩🇪 Munique
19/06/202117:00/13:00Portugal x Alemanha2:4🇩🇪 Munique
27/06/202120:00/16:00Bélgica x Portugal1:0🇪🇸 Sevilha

Tabela EURO 2020 – Portugal

O título no Campeonato Europeu de 2016 veio como uma surpresa para os portugueses. A equipe não estava necessariamente entre os favoritos, mas finalmente conseguiu transformar a sua quarta aparição na semifinal desde 2000 num título internacional.

Face às vozes que na altura afirmavam que a Seleção tinha ganho a EURO 2016 com uma grande dose de sorte (avançaram da fase de grupos como uma das quatro melhores equipes do terceiro lugar), a equipe em torno da superestrela Cristiano Ronaldo procurará silenciar os críticos com outro sucesso.

Balanco Portugal en la Eurocopa

A maior força da equipe nacional portuguesa é o coletivo compacto. O plantel de Portugal Eurocopa 2020 também conta com muitos jogadores internacionais de topo, com o excepcional Cristiano Ronaldo – particularmente capaz de decidir os jogos sozinho. No entanto, a dependência do humor de pontuação da estrela do Juventus é também a grande fraqueza do “Seleção”.

O possível plantel do Portugal Eurocopa 2021

O chefe de equipe, Fernando Santos, não anunciará o seu plantel completo de Portugal Eurocopa 2021 até Maio. A convocação final de 26 homens deve ser finalizado até 01 de Junho, no mais tardar. Confira aqui os nossos primeiros palpites sobre o que poderá parecer:

Gol

Com o veterano de 33 anos Rui Patricio (Wolverhampton), os portugueses têm tido um apoio confiável no gol durante anos. Anthony Lopes (Olympique Lyon) e Jose Sa (Olympiakos Piraeus) completam a formação de guarda-metas dos atuais campeões europeus.

Defesa

Na defesa central, Pepe (FC Porto), já com 38 anos, é provável que participe naquele que será provavelmente o seu último grande torneio. A ele provavelmente se juntará Ruben Dias, de 24 anos de idade, que se estabeleceu como um dos melhores zagueiros do mundo no Manchester City.

José Fonte (Lille) de 37 anos e Luis Neto (Sporting Lisboa) de 33 anos são alternativas experientes. No entanto, Domingos Duarte (FC Granada), de 26 anos de idade, é outra opção mais jovem disponível para treinar Fernando Santos.

Santos terá de escolher entre dois jogadores de topo na lateral direita, Cedric Soares (Arsenal) e João Cancelo (Juventus), sendo provável que este último saia no topo. Contudo, esta último pode também começar pela esquerda, se necessário. Espera-se que Mario Rui (Napoli) jogue no lado esquerdo da defesa. O mega-talento Nuno Mendes (Sporting Lisboa), de 18 anos, completa a forte linha defensiva.

Meio-campo

A linha central de três jogadores da selecção nacional de Portugal de 2021 caracteriza-se por uma grande competição. Com Ruben Neves e João Moutinho (ambos Wolverhampton Wanderers), Danilo Pereira (PSG), Sergio Oliveira (FC Porto), Joel Palhinha (Sporting Lisboa) e Renato Sanches (Lille), ex-jogador do Bayern de 23 anos, Fernando Santos tem muitas opções.

A opção mais ofensiva seria Bruno Fernandes, de 26 anos (Manchester United), que se tornou o jogador mais valioso da equipe de Portugal Euro 2021, na Inglaterra. Este último será quase certamente ocupado na posição, com a posição ao seu lado ainda aberto, mas Danilo Pereira é outro grande nome para a posição.

Ataque

Os flancos são um dos maiores pontos fortes do lado português. A estrela do Manchester City, Bernardo Silva, está posicionado à direita, e o super-talento Trincão de 21 anos do FC Barcelona ou Rafa Silva (Benfica Lisboa) também pode ser destacado para aqui. À esquerda, a batalha é mais aberta, com Joao Felix (Atlético de Madrid) e Diego Jota (Liverpool FC), dois jogadores de topo para lutar por um lugar entre os onze iniciais.

No ataque, não há dúvida sobre os campeões europeus reinantes. O português Cristiano Ronaldo estrela da Eurocopa 2021 (Juventus Turim), deverá despedir de sua equipe para o título uma vez mais. Se o chefe de equipe Fernando Santos optar por dois jogadores de topo, ou João Felix ou o melhor atacante do Eintracht Frankfurt, André Silva, serão considerados.

A equipe nacional portuguesa na EURO 2020

Informações importantes🇵🇹 Portugal
TreinadorFernando Santos 🇵🇹
Maior sucessoCampeão Europeu 2016
Recorde de artilhariaCr. Ronaldo (103 gols, a partir de 06/05/21)
Recorde de jogosCr. Ronaldo (173 jogos, a partir de 06/05/21)
Jogador mais valiosoB. Fernandes (90 m. € a partir de 06/05/21)
Valor total de mercado769,20 m. € (A partir de 06/05/21)
ApelidoSeleção de Quinas
Classificação Mundial FIFA5º lugar (A partir de 07/04/21)
Maior Vitória8:0 vs. Liechtenstein e 8:0 vs. Kuwait
Maior derrota0:10 vs. Inglaterra (1947)
Participações Eurocopa8 (incl. Eurocopa 2021)

Os jovens de Portugal no Campeonato Europeu de Futebol de 2021

João Félix poderia tornar-se uma das grandes descobertas da EURO 2020. O super-talento de 21 anos do Atlético de Madrid pode enfrentar uma dura competição nos flancos, mas pode emergir como um dos produtos mais quentes do futebol mundial neste torneio e tornar-se o sucessor de Cristiano Ronaldo. Numa equipe experiente, o jovem pode tirar muito do seu primeiro torneio.

Um mega-talento na equipe Portugal Eurocopa 2021 é o lateral esquerdo Nuno Mendes, de apenas 18 anos, que apesar da sua pouca idade é um titular indiscutível no Sporting de Lisboa e um dos jovens mais promissores na sua posição. Portugal também tem um jogador experiente da Premier League, Ruben Dias, de 24 anos, na defesa-central do Manchester City.

Portugal pode defender o seu título da Eurocopa?

Em 2016, os portugueses conseguiram surpreender a todos ao conquistarem o seu primeiro título do Campeonato Europeu na história do futebol. Tal como há quatro anos atrás, a “Seleção de Quinas” não está entre os grandes favoritos para ganhar o Campeonato Europeu, mas é exatamente isso que torna a equipe de Fernando Santos perigosa.

Embora o time do Campeonato Europeu de Portugal 2021 tenha muito espaço para melhorias, os onze primeiros não têm quase nenhuma fraqueza e orgulham-se de uma mistura equilibrada de experiência e juventude. Jogadores excepcionais como Cristiano Ronaldo e Bernardo Silva podem ser a chave para os ibéricos defensivamente fortes.

No entanto, o fato de a seleção portuguesa ser também vulnerável quando a superestrela com o número sete é retirada do jogo, como foi demonstrado mais recentemente no Campeonato do Mundo de 2018, quando tudo acabou contra o Uruguai nas oitavas de final. Aliás, veja aqui os jogos de preparação para a Eurocopa 2021, pois Portugal já tem dois compromissos garantidos, um em 04/06 contra a Espanha e 09/06 contra Israel.

A “Seleção de Quinas” continua dependente de Cristiano Ronaldo, se o atacante da Juve não fornecer os objetivos necessários na frente, os portugueses terão dificuldade em compensar. Se “CR7” estiver com vontade de pontuar e a defesa estiver tão estável como é habitual, os campeões europeus poderão ir longe novamente. Vale ressaltar que o Cristiano Ronaldo não está, desta vez, entre os favoritos dos artilheiros da Eurocopa 2021!

>> Veja todas as equipes da EURO 2021 aqui