Espanha na EURO 2020

A Espanha é uma nação que tem marcado a última década. No entanto, após o título na Euro 2012, houve uma folga para os ibéricos. Desde então, a Fúria Roja não progrediu para além das oitavas de final na, como ainda é oficialmente chamada, UEFA EURO 2020, que foi adiada para 2021 devido à pandemia de COVID-19.

No Grupo E da Eurocopa 2021, a Espanha jogará três jogos no Estádio Olímpico em Sevilha e, como líderes do grupo, tem a melhor hipótese de chegar às oitavas de final da UEFA EURO 2021. Com a Suécia, Polônia e Eslováquia, a Espanha enfrenta adversários de grupo bastante viáveis.

Jogos da Espanha na Eurocopa 2021

DataHoraPartidaRes.Sede
14/06/202120:00/16:00Espanha x Suécia0:0🇪🇸 Sevilha
19/06/202120:00/16:00Espanha x Polônia1:1🇪🇸 Sevilha
23/06/202117:00/13:00Eslováquia x Espanha0:5🇪🇸 Sevilha
28/06/202117:00/13:00Croácia x Espanha3:5 ET🇩🇰 Copenhague
02/07/202117:00/13:00Suíça x Espanha2:4 P🇷🇺 São Petersburgo
0/07/202120:00/16:00Itália x Espanha5:3 P🏴󠁧󠁢󠁥󠁮󠁧󠁿 Londres

*Hora de Portugal (GMT+1) e de Brasíllia (GMT-3).

Tabela Eurocopa 2021 – Espanha

Após o fim da “geração de ouro” em torno de Iker Casillas, Xavi e Andrés Iniesta, que ganharam três grandes torneios seguidos, os espanhóis não conseguiram iniciar uma reviravolta. Os últimos anos caracterizaram-se, portanto, pela criação de uma nova geração de jogadores para trazer a equipe nacional de volta ao topo do mundo.

Esquadrão espanhol de 24 homens para a EURO 2021

GOL: Unai Simon (Athletic Bilbao), David de Gea (Manchester United), Robert Sánchez (Brighton & Hove Albion)

DEFESA: José Gayá (FC Valencia), Jordi Alba (FC Barcelona), Pau Torres (FC Villarreal), Aymeric Laporte (Manchester City), Eric García (Manchester City), Diego Llorente (Leeds United), César Azpilicueta (FC Chelsea), Marcos Llorente (Atlético de Madrid).

MEIO-CAMPO: Sergio Busquets (FC Barcelona), Rodri (Manchester City), Pedri (FC Barcelona), Thiago (FC Liverpool), Koke (Atlético de Madrid), Fabián Ruiz (SSC Nápoles).

ATAQUE: Dani Olmo (RB Leipzig), Mikel Oyarzabal (Real Sociedad), Álvaro Morata (Juventus de Turín), Gerard Moreno (FC Villarreal), Ferran Torres (Manchester City), Adama Traoré (Wolverhampton Wanderers), Pablo Sarabia (Paris St. Germain).

A equipe espanhola da Eurocopa 2021 continua entre as melhores do futebol internacional, mas já não tem a qualidade dos anos 2000 em todos os aspectos. Mesmo assim, a equipe do treinador Luis Enrique tem uma boa mistura de veteranos experientes do torneio e jogadores jovens e famintos.

Esquadrão e formação de Espanha para a Eurocopa 2021

Embora o treinador espanhol Luis Enrique possa levar 26 jogadores para a final, o jogador de 51 anos decidiu nomear apenas 24. Analisamos a lista da seleção espanhola para a Eurocopa 2021 e mostramos-lhe a possível escalação de La Furia Roja.

Gol

O jogador de Bilbao, Unai Simon, com apenas 24 anos de idade, chegará, com toda a probabilidade, como número um. Cimentou-se como o guarda-redes número um no início das eliminatórias da Copa do Mundo 2022, no final de Março.

O experiente e regular guarda-redes espanhol David de Gea (Manchester United) viaja para as finais com falta de prática de jogo e terá de se sentar no banco como guarda-redes reserva. O trio de guarda-redes é completado por Robert Sanchez de 23 anos (Brighton & Hove Albion).

Defesa

O capitão do Real Madrid, Sergio Ramos, teria sido a primeira escolha na defesa central, mas o jogador de 35 anos não pode participar nas finais devido a uma irritação em um tendão. No seu lugar, o francês Aymeric Laporte, recentemente naturalizado, do campeão inglês Manchester City, irá provavelmente começar na defesa central.

Diego Llorente (Leeds United), Eric Garcia (Manchester City) companheiro de equipe de 20 anos de Laporte, e o emergente Pau Torres (Villareal FC) competem pelo lugar ao seu lado.

No lado direito da defesa, o treinador Luis Enrique tem muito por onde escolher. Marcos Llorente (Atlético de Madrid) é provavelmente preferido a Cesar Azpilicueta (Chelsea FC). A situação é semelhante na lateral esquerda. Aqui Enrique pode escolher entre os dois melhores jogadores Jordi Alba (Barcelona) e José Gayá (Valência).

Meio-campo

A posição defensiva a meio-campo é ocupada pelo experiente Sergio Busquets (Barcelona), mas com Rodri – profissional do Manchester City -, também têm uma excelente alternativa. O jogador de 24 anos também pode jogar no meio-campo se necessário, mas é provável que Koke (Atlético de Madrid) seja a opção preferida nesse campo.

A ele poderiam juntar-se Thiago (Liverpool FC), Fabian Ruiz (Napoli), o super talentoso Pedri de 18 anos (Barcelona) ou o supracitado Rodri.

Ataque

Na ala esquerda, com Ansu Fati fora por lesão, o legionário alemão Dani Olmo (RB Leipzig) e o talentoso Mikel Oyarzabal (Real Sociedad) lutarão por um lugar na XI partida espanhola. No flanco direito, a super estrela de 21 anos Ferran Torres (Manchester City) tem quase a certeza de ser preferida a Adama Traore (Wolverhampton) e Pablo Sarabia (PSG).

Na frente, o treinador espanhol Luis Enrique vai certamente para o avançado da Juventus, Alvaro Morata. Gerard Moreno (Villareal) é provável que seja um jogador coringa.

A equipe nacional espanhola na EURO 2020

Informações mais importantes 🇪🇸 Espanha
treinador Luis Enrique 🇪🇸
Maior sucesso Campeão do Mundo 2010
Recorde de artilharia David Villa (59 gols)
Recorde de jogos Sergio Ramos (180 jogos, 05/05/21)
Jogador mais valioso Llorente/Pedri/Oyarzabal/Rodri (todo €70 mm a partir de 24/05/21)
Valor total de mercado € 936 mm (a partir de 24/05/21)
Apelido La Furia Roja
Classificação Mundial FIFA 6 (a partir de 07/04/21)
Maior vitória 13-0 vs Rússia (1933)
Maior derrota 1-7 vs. Inglaterra (1928)
Participações Eurocopa 11 (incluindo Eurocopa 2021)

Os jovens da Espanha para assistir às finais

O esquadrão espanhol para a Eurocopa 2021 ostenta alguns grandes talentos. Naturalmente, Pedri, de 18 anos, do FC Barcelona e companheiros de equipe do ManCity, Eric Garcia (20) e Ferran Torres (21), têm de ser mencionados aqui. Todos os três têm futuros muito promissores à sua frente.

Com Rodri (também ManCity), a “La Furia Roja” também tem outra opção muito quente. O meio-campista defensivo de 24 anos é visto como o sucessor da estrela do Barça, Sergio Busquets, e terá a sua primeira experiência no palco internacional no Campeonato Europeu. Os alas Mikel Oyarzabal (24, Real Sociedad) e Dani Olmo (23, RB Leipzig) são também considerados altamente talentosos e podem tornar-se as grandes descobertas do torneio.

Até onde irá a Espanha na EURO?

Em termos de qualidade de jogo, a “Fúria Vermelha” está para além de qualquer dúvida. Se a Espanha começar a correr, será difícil pará-los. Com veteranos como De Gea e Busquets, também possuem a experiência necessária no plantel espanhol da EURO 2020 para disputar a final do título. Complementado pela nova geração em torno de Koke, Saúl Ñíguez e Rodrigo, o plantel espanhol quase não tem fraquezas.

No entanto, como é frequentemente o caso, os espanhóis obviamente correm o risco de não ganhar. A seleção nacional entusiasmou-se mais de uma vez na rodada preliminar com um futebol espetacular, para ser eliminada na fase eliminatória. Para 2021, os espanhóis enfrentarão Portugal em 04/06 para um jogo amistoso de preparação para a Eurocopa 2021.

Se a equipe nacional espanhola puder complementar a qualidade lúdica com a mentalidade vencedora do campeão mundial e europeu Busquets, os ibéricos serão um dos favoritos para a Euro 2021. A promoção para a próxima rodada não deve ser demasiado difícil para a Fúria Roja nos adversários do grupo Polônia, Suécia e Eslováquia.

>> De volta a todas as equipes da Euro 2021.