Grupo A da Eurocopa 2021

O Grupo A da Eurocopa 2021 (ainda oficialmente EURO 2020) será provavelmente um dos grupos mais excitantes do Campeonato Europeu. Com a Itália no grupo, há um favorito relativamente óbvio, mas por trás deles estão três equipes em pé de igualdade, com a Turquia, a Suíça e o País de Gales. No entanto, é provável que o País de Gales tenha as cartas mais complicadas neste Grupo A.

Grupo A da Eurocopa 2021 – A tabela

Calendário da EURO 2021 Grupo A

DataHora*PartidaResultadoSede
11/06/2120:00/16:00Turquia x Itália0:3🇮🇹 Roma
12/06/2114:00/10:00País de Gales x Suíça1:1🇦🇿 Baku
16/06/2117:00/13:00Turquia x País de Gales0:2🇦🇿 Baku
16/06/2120:00/16:00Itália x Suíça3:0🇮🇹 Roma
20/06/2117:00/13:00Suíça x Turquia3:1🇦🇿 Baku
20/06/2117:00/13:00Itália x País de Gales1:0🇮🇹 Roma

*Hora de Portugal e de Brasil.

O Grupo A da Eurocopa 2021 em análise

Itália como clara favorita

Na Eurocopa 2016, na França, a Itália foi eliminada pela Alemanha nas quartas-de-final, após uma dramática disputa de pênaltis. Esta derrota deixou a sua marca. A equipe não conseguiu se classificar para a Copa do Mundo de 2018, deixando de competir na Rússia. Esta situação tem sido muito dura para o ego dos europeus do sul.

Toda a Itália está à espera – um ano mais do que o habitual por causa do Coronavírus – que o torneio EURO 2021 comece para que finalmente possam fazer as devidas reparações. Os adversários na Eurocopa 2021 Grupo A são tudo menos fáceis, com Suíça, Turquia e o País de Gales.

Na verdade, basta mencionar alguns nomes para descrever a incrível qualidade do plantel italiano. Jorginho (Chelsea FC) no meio campo de ataque, Lorenzo Insigne (SSC Napoli) na lateral esquerda, Federico Chiesa (AC Florence) na lateral direita e Ciro Immobile (Lazio Roma) como centroavante são uma das formações de ataque mais fortes a figurar no torneio.

Com Gianluigi Donnarumma guardando as metas e jogadores como Alessio Romagnoli e Leonardo Bonucci na defesa central, são também primeira linha na defesa. No papel, a Itália não são apenas os grandes favoritos do Grupo A, mas a Squadra Azzurra está geralmente entre os favoritos da Eurocopa 2021 – mas apenas se a esquadra de Roberto Mancini funcionar.

Suíça: brilhante ou fatal na Eurocopa 2020 Grupo A?

Para o bem e para o mal, os suíços são capazes de tudo. Isto foi evidente na Liga das Nações de 2018/19, quando ganharam o seu grupo à frente do número um da FIFA na Bélgica e foram autorizados a jogar nas finais, mas perderam ambos os jogos.

A Suíça falha regularmente em grandes torneios – pelo menos quando medido contra as suas próprias expectativas. O esquadrão suíço na Euro 2021 é, de fato, suficientemente forte para que isto possa ser diferente nas finais europeias.

A defesa central de Manuel Akanji e Nico Elvedi não é pior do que a Itália pode trazer para o campo, por exemplo. O núcleo central do Granit Xhaka, Denis Zakaria, Remo Freuler e Djibril Sow também não tem nada a esconder dos europeus do sul.

O ataque de Breel Embolo, Haris Seferovic e Xherdan Shaqiri também tem qualidade. No entanto, os italianos estão claramente melhor equipados nesta posição. Isto também se aplica ao gol: Yann Sommer é um bom goleiro, mas mão é nenhum Donnarumma. A Suíça não tem de se esconder de nenhum adversário. Contudo, uma certa vitória não pode ser prevista em nenhum dos jogos do grupo.

Turquia com boas perspectivas

Os maus anos para a Turquia parecem ter terminado. Mais recentemente, o país vem classificando para os grandes torneios, mas usualmente desiludindo-se. Nas eliminatórias da Eurocopa 2021, no entanto, as coisas finalmente voltaram a correr bem. Os onze de Senol Günes defenderam-se contra adversários como os campeões mundiais França e Islândia.

No entanto, faltam os nomes realmente grandes. Tal como o País de Gales, a Turquia está relativamente bem abastecida em ataque e defesa. No gol e no meio-campo, é mais problemático. O time apresenta jogadores como Hakan Calhanoglu e Yusuf Yazici.

Na defesa, jogam Zeki Celik, Merih Demiral e Ozan Kabak. Diversos destes jogadores são ainda muito jovens e têm inquestionavelmente um futuro brilhante à sua frente, do qual a Turquia beneficiará.

No entanto, a UEFA EURO 2020 pode vir demasiado cedo para esperar que estes jogadores sejam capazes de puxar a equipe agora mesmo. Ainda assim, a Turquia é mais do que capaz de avançar para as oitavas de final da EURO. Talvez os turcos consigam mesmo uma vitória surpresa contra a Itália no jogo de abertura da Eurocopa 2021, em 11 de Junho.

País de Gales como Equipe surpresa na Eurocopa 2021 Grupo A?

Em 2016, o País de Gales conseguiu chegar às semifinais da Eurocopa na França. Mas o último detentor do título, Portugal, era um time demasiado forte combater. Na classificação para a Copa do Mundo de 2018, porém, os britânicos não foram bem. Nas eliminatórias da EURO, o País de Gales venceu a Eslováquia, Hungria e Azerbaijão.

Na EURO 2021, a equipe procurará construir sobre os grandes feitos de há cinco anos atrás. Crucial para isso será o capitão Gareth Bale estar em boa forma. Existem, no entanto, algumas dúvidas sobre isso. Antes do seu empréstimo ao Tottenham pelo Real Madrid, Bale tinha numerosas missões fora do campo que o mantinham ocupado. No entanto, entre agora e a EURO, ele pode ganhar tempo de jogo no Tottenham e voltar à sua melhor forma.

Mas além de Bale, há mais alguns jogadores a ter em conta. Na defesa, estes são Ben Davies e Daniel James. No lado ofensivo, as esperanças também recairão sobre Harry Wilson. No meio-campo e no gol, os galeses são comparativamente fracos. Não sem razão, a equipe joga principalmente num 4-2-3-1 e oferece atacantes reais nas três filas.

Previsão para o Grupo A da Eurocopa 2021

Com a clara indicação de que se trata apenas de uma teoria cinzenta, uma previsão deve ser aventurada. A Itália traz tanta qualidade individual e é tão mais forte em cada parte da equipe do que todas os outros times da Eurocopa 2021 do Grupo A, que os europeus do Sul têm realmente de alcançar o primeiro lugar.

A Suíça é provavelmente o adversário mais forte e devem ser capazes de alcançar o 2º lugar. Se as coisas correrem muito bem, até o primeiro lugar é possível. O País de Gales e a Turquia lutarão pelo terceiro lugar, embora os turcos, que têm jogado muito ultimamente, também possam jogar para chegar às cabeças se estiverem na sua melhor forma.

A força das quatro equipes é tão semelhante que este Grupo A da Eurocopa 2021 é um dos melhores finalistas do terceiro lugar, que também avançará para as fases eliminatórias. O nosso palpite é que será a Itália, a Suíça e a Turquia.

>> Voltar a todos os grupos da Eurocopa 2021