Depois da decepcionante Copa do Mundo na Rússia, Eurocopa 2021 pode ser a chance da Polônia de deixá-la para trás. Depois de não corresponder às expectativas da Copa do Mundo 2018, a qual foi a última do grupo e teve que fazer as malas após a fase preliminar, o objetivo é voltar aos dias de glória dos anos 70 no próximo torneio continental, que foi adiado um ano devido à pandemia COVID-19.
Para o capitão Robert Lewandowski, em particular, a Eurocopa é uma ocasião especial, pois pode ser sua última chance de fazer jogos pela seleção nacional, mesmo que não esteja entre os grandes favoritos para a Eurocopa.
A Polônia enfrentará a seleção espanhola, Suécia e Eslováquia no Grupo E da Eurocopa 2021.
Robert Lewandowski na Eurocopa
As informações mais importantes | 🇵🇱 Robert Lewandowski |
---|---|
Clube | FC Bayern Múnich 🇩🇪 |
Posição | Centroavante |
Data de nascimento | 21/08/1988 |
Altura | 1,85 m |
Jogos/Gols equipe nacional | 116/63 (Data: 24/02/21) |
Valor de mercado | €60mm (Data: 24/02/21) |
Maior sucesso equipe nacional | Quartas de Final da Eurocopa 2016 |
O caminho do artilheiro mundial
Robert Lewandowski é sem dúvida A estrela da seleção polonesa na Euro 2021. Desde que o jogador de Varsóvia invadiu a Bundesliga com o Borussia Dortmund, ele é um dos melhores atacantes do mundo e é reverenciado como um herói nacional em seu país.
A carreira deste poderoso atacante começou aos oito anos no Partyzant Leszno, antes que o Legia Varsóvia, o clube mais importante da Polônia, notasse e o contratasse. No entanto, não conseguiu se destacar na capital e em 2008 foi para Lech Poznan.
Lá, Lewandowski floresceu, marcando sua equipe no campeonato e na copa e se coroando como o artilheiro do Ektraklasa.
De Lech Posen para BVB Dortmund
No verão de 2010, o jogador de 31 anos era um dos jovens jogadores mais disputados da Europa e, no final, o Borussia Dortmund optou pelos serviços de centroavante. No entanto, ele não conseguiu convencer o Dortmund logo de cara e, embora tenha vencido o campeonato alemão com o BVB de forma sensacional, foi ofuscado pelo craque Lucas Barrios.
A mídia polonesa criticou repetidamente o técnico Jürgen Klopp e já havia rumores de que “Lewy” poderia deixar a Vestfália depois de apenas um ano. No final, Lewandowski ficou mesmo em Dortmund e decolou na temporada 2011/2012. Seus gols levaram o Borussia à dobradinha e terminou em terceiro na tabela de artilheiros com 22 gols.
O toque final da temporada para Lewandowski foi a Euro 2012, ao qual os poloneses se apresentaram com grandes expectativas. Aos 18 minutos da partida inaugural, o craque deu o primeiro destaque do torneio com uma vitória por 1 a 0 sobre a Grécia, que terminou de forma decepcionante após a fase de grupos para os donos da casa.
No ano seguinte, o Dortmund teve melhor desempenho e chegou à final da Liga dos Campeões, onde foi derrotado pelo Bayern de Munique. A partida de ida das semifinais frente ao Real Madrid foi inesquecível, com Lewandowski marcando todos os gols na vitória por 4-1.
Lewandowski: Um artilheiro também do Bayern
Após a temporada de 2014, na qual fracassou novamente na tentativa de conquistar o título com o BVB, ele partiu para Munique após muitas idas e vindas. Também aí “Lewy” continuou a ser o maior artilheiro e, desde então, conquistou todos os títulos da liga com a sua equipe; seu ponto alto pessoal foi a coroa de maior artilheiro do mundo em 2015.
No entanto, como a equipe não chegou à final da Liga dos Campeões, repetiram-se os rumores de que Lewandowski iria para o Real Madrid. Seu maior sucesso com a seleção nacional foi chegar às quartas de final na Euro 2016, antes da decepção na Rússia 2018.
Um atacante que pode fazer tudo
Lewandowski é considerado um dos atacantes mais completos do mundo. Com 1,85m de altura, o capitão da seleção polonesa tem excelente cabeceio, sendo Lewy especialmente perigoso na área, também finalizando com os dois pés.
O físico maciço do jogador de 32 anos também é uma de suas maiores qualidades, já que poucos jogadores em sua posição são tão bons em cobrir a bola com o corpo. Embora Lewandowski seja regularmente um dos artilheiros da Bundesliga, os críticos costumam acusá-lo de se jogar em grandes partidas, especialmente em internacionais.
O capitão da seleção nacional também é polêmico há muito tempo. Especialmente com os comentários supostamente depreciativos de alguns de seus companheiros após a fracassada Copa do Mundo na Rússia, o número nove não se tornou necessariamente popular. No entanto, Lewandowski é atualmente um dos desportistas mais populares do seu país, que é louco por futebol.
O Euro 2021 é a última oportunidade?
Na Polônia, o anseio por um torneio de sucesso é grande. Desde o terceiro lugar na Copa do Mundo de 1982, os “brancos e vermelhos” não chegam às semifinais. A atual geração em torno do capitão Lewandowski é considerada a mais forte em muito tempo, especialmente no lado ofensivo.
A pressão sobre a equipe é grande, principalmente a estrela do Bayern em destaque. Para “Lewy”, o próximo Campeonato da Europa é talvez a última chance de alcançar o sucesso internacional com a seleção nacional. O jogador de 32 anos, que ainda não conquistou um título importante, está ansioso para isso (veja aqui todos os grupos da Eurocopa).
Se os poloneses aprenderam com seus erros na Rússia, eles podem surpreender. O sucesso permanece e cai com o artilheiro Lewandowski.
>> Mais estrelas da Eurocopa 2021.