O futebol francês está indo bem, não há dúvidas sobre isso. Os Les Bleus conquistaram o título na Copa do Mundo de 2018 na Rússia e o fizeram com uma equipe que parece estar pronta para melhorar ainda mais nos próximos anos. A Liga das Nações e a classificação para a EURO 2020 foi um pouco acidentada, mas no final nada aconteceu para lançar qualquer dúvida de que a França também terá direito na luta pelo título da Eurocopa 2021. O fato de as finais terem sido adiadas por um ano devido à pandemia da COVID-19 não muda isso.
As esperanças repousam talvez sobre o maior talento de ataque do planeta – Kylian Mbappé. Este já se tornou uma superestrela na Copa do Mundo de 2018 e deve usar a Euro para finalmente subir ao nível de um Lionel Messi ou Cristiano Ronaldo.
No entanto, Mbappé e a França sofreram um verdadeiro golpe com o Grupo F na Eurocopa. Lá eles enfrentarão não apenas o campeão europeu Portugal, mas também a Alemanha e a Hungria.
Kylian Mbappe na Eurocopa
As informações mais importantes | 🇫🇷 Kylian Mbappe |
---|---|
Clube | Paris Saint-Germain 🇫🇷 |
Posição | Atacante |
Data de nascimento | 20/12/1998 |
Altura | 1,78 m |
Jogos / Gols equipe nacional | 42/16 (Data: 20/04/21) |
Valor de mercado | €160mm (Data: 20/04/21) |
Maior sucesso equipe nacional | Campeão Mundial 2018 |
Está Mbappé a caminho de ser o melhor jogador do mundo?
Mbappé terá apenas 22 anos na Eurocopa 2021. Apesar disso, ele já desempenhou um papel crucial na conquista de uma Copa do Mundo e já comemorou vários títulos nacionais com seus clubes. Sua taxa de pontuação no processo é quase assustadora.
Na temporada 2019/20, o atacante fez 25 partidas oficiais pelo PSG, marcou 22 gols e deu 13 assistências. Ele está, portanto, envolvido em mais do que um objetivo por jogo, em média. Para ele, parece haver apenas uma direção: sempre para cima.
A carreira de clube: Primeiros passos na França
Mbappé nasceu em Paris e começou a jogar futebol aos cinco anos de idade. Ele cresceu na juventude de AS Bondy. Seu pai Wilfried (camaronês) também era jogador de futebol. Sua mãe, Fayza Lamari (da Argélia), jogou handebol. Seu irmão mais velho, Jires Kembo, também é um jogador de futebol como seu irmão mais novo.
No entanto, nenhum deles é tão talentoso quanto o Kylian. Aos 12 anos de idade, ele deixou Bondy para o lendário centro francês de treinamento de jovens, o centro nacional Fernand-Sastre em Clairefontaine-en-Yvelines. Aqui ele permaneceu por três anos antes do AS Monaco trazê-lo para sua própria academia para jovens em 2013.
O avanço em Mônaco
Em Mônaco, Mbappé experienciou uma rápida carreira. Em 2015, ele foi autorizado a jogar profissionalmente pela primeira vez sob os regulamentos da FIFA para proteger os jovens jogadores. Ele jogou pela equipe B e pela equipe A ao mesmo tempo.
Rapidamente, os treinadores decidiram que ele era bom demais para os reservas. Mbappé, que fez sua estréia para os U17s da França em 2014, tornou-se um jogador regular de Mônaco aos 17 anos de idade.
A transferência para Paris
A corrida contra o relógio continuou. No verão de 2017, o Paris Saint-Germain assinou com o então garoto de 18 anos e pagou uma taxa total de transferência de 180 milhões de euros. Oficialmente, o Mbappé só foi emprestado pelo primeiro ano. Para isto, 35 milhões de euros foram pagos no empréstimo.
O PSG havia assinado com o Neymar por 222 milhões de euros naquele ano e teria tido problemas com o Financial Fair Play da UEFA se tivesse escolhido outro modelo. A transferência completa veio um ano depois. Outros 145 milhões de euros foram investidos. Até hoje, Mbappé é o segundo jogador mais caro de todos os tempos, atrás de Neymar. Ele também superou por muito tempo a superestrela brasileira.
Na camisa da França, as coisas também subiram muito. Em 2016, ele foi coroado campeão europeu com a equipe francesa sub-19. Um ano depois, ele foi convidado pela primeira vez para a equipe nacional principal e imediatamente se tornou indispensável, marcando 13 gols em 34 partidas internacionais. Na Copa do Mundo, ele marcou quatro gols e foi eleito o jovem melhor jogador do torneio.
Aqui você pode encontrar uma visão geral de todos os grupos da Eurocopa 2021.
Mbappé: Já em pé de igualdade com Messi e Ronaldo?
Não há disciplina na qual o Mbappé seja fraco. Ele é rápido como uma flecha, extremamente bom em driblar, tem um tiro brilhante e instintos incríveis. Jogadores atacantes geralmente têm uma boa técnica, mas ele está em outro nível.
Com 1,78m de altura, ele tem um jogo aéreo respeitável. Ele também fez progressos consideráveis com a bola nos últimos dois anos em Paris e com a equipe nacional principal. Quando usado como um atacante, ele é o jogador que mais pressiona para o ataque.
Mbappé pode parecer menos deslumbrante do que a estrela portuguesa Cristiano Ronaldo ou Lionel Messi. Mas isso pode ser em grande parte porque o PSG parece menos deslumbrante do que o FC Barcelona, Real Madrid ou Juventus. Esportivamente falando, eles já estão em pé de igualdade com os dois grandes do futebol mundial. Mais uma razão para o Real Madrid continuar tentando assinar o contrato com o craque.
O que a Mbappé pode fazer pela França?
Comparado com a maioria dos outros jogadores que apresentamos, Mbappé está em uma posição invejável. Ele não tem que puxar por sua equipe, mas é um craque que a França não irá dispensar à toa. No ataque, ele é apoiado por Antoine Griezmann, Olivier Giroud e Kingsley Coman.
Os outros componentes da equipe são igualmente de alto calibre. Portanto, Mbappé não precisa vencer sozinho o Campeonato Europeu para sua equipe aos 22 anos de idade. A pressão está espalhada por vários ombros, como foi o caso na Copa do Mundo de 2018. Portanto, a superestrela pode jogar livremente. Para os oponentes da França, esta não é uma boa notícia, de fato.
>> Todas as estrelas da Eurocopa 2021.