Novo estádio nacional em Budapeste: Estádio Ferenc Puskas como sede da Eurocopa 2021

A Hungria sempre gostou de futebol. Após a Segunda Guerra Mundial, o país teve a melhor seleção do planeta. A batalha emocionante na final da Copa do Mundo de 1954 entre os húngaros e os alemães é imperdoável. Jogadores lendários como Ferenc Puskas vestiam a camisa húngara.

Esta grande tradição teve de ser honrada com a UEFA decidindo a escolha, em 2014, de Budapeste como um dos locais para a Eurocopa 2021, que será realizada em 11 países europeus e que foi adiada por um ano devido ao coronavírus. No entanto, o torneio ficará na história sob o nome de “EURO 2020”.

Mas havia apenas um problema: a Hungria não tinha um local adequado. O antigo Nepstadion (Estádio do Povo) e o antigo Estádio Ferenc Puskas já não satisfaziam os requisitos. Os planos foram precipitadamente adiantados, que tinham sido discutidos repetidamente desde 2008.

A Hungria recebe um novo estádio nacional, logicamente, na capital Budapeste, que foi escolhida como o local do Campeonato Europeu de 2021. A construção começou em 2017 e foi concluída em 2019. No jogo de abertura, a Hungria perdeu por 2-1 para o Uruguai, num jogo amistoso em 15 de Novembro de 2019.

Três jogos do Grupo F e um jogo das oitavas de final da Eurocopa 2021 serão disputados no novo estádio nacional de Budapeste.

Novo Estádio Nacional em Budapeste: Fatos e Dados

  • Capacidade: 65.000 lugares
  • Inauguração: 15/11/2019
  • Arquitetos: KÖZTI Architects & Engineers
  • Equipe principal: Equipe nacional húngara
  • Custos: Aprox. 310 milhões de euros

Jogos da Eurocopa 2021 no Estádio Ferenc Puskas

RodadaDataHora*PartidaSede
Grupo F15/06/2117:00/13:00Hungria x PortugalBudapeste
Grupo F19/06/2114:00/10:00Hungria x FrançaBudapeste
Grupo F23/06/2120:00/16:00Portugal x FrançaBudapeste
Oitavas de final27/06/2117:00/13:00Holanda x República TchecaBudapeste

*Hora de Portugal e de Brasil.

Coisas para saber sobre o Novo Estádio Nacional (Estádio Ferenc Puskas) em Budapeste

O antigo Estádio Puskas Ferenc, que levava este nome desde 2001, já estava causando problemas durante anos. A capacidade era modesta, apenas 28.300 lugares. Isso era demasiado pouco para os grandes planos dos húngaros, que queriam receber as finais da Champions League ou da Eurocopa.

Além disso, atribuíram a fraqueza da sua própria liga à falta de arenas de alta qualidade. Em 2008, portanto, começaram os planos para uma nova arena.

Os arquitetos da firma húngara KÖZTI Architects & Engineers foram os que ganharam o contrato. Atraíram a atenção com um design notável, com a camada superior tem a forma de uma onda laola.

Ao mesmo tempo, o desenho contém algumas referências históricas à antiga arena. Isto é especialmente verdade para a fachada exterior.

Isto levou o renomado site stadiumdb.com a votar neste projeto como ‘melhor projeto para um novo estádio’, anos antes mesmo de os trabalhos de construção do novo estádio poderem começar. Aqui elogiaram especialmente “o respeito pelo contexto histórico”.

A crise bancária ameaça a construção de estádios

Mas então a arena quase não teria sido construída. O custo do estádio foi estimado em 100 mil milhões de forints. Contudo, veio então a crise bancária de 2008/09, que também conduziu a uma profunda crise econômica na Hungria. O forint depreciou-se intensamente em relação ao euro e ao dólar. No entanto, os materiais de construção tiveram de ser comprados nestas moedas.

Além disso, os trabalhadores estrangeiros tinham de ser pagos em euros. Como resultado, os custos de construção subiram para 190 bilhões de forints, ou o equivalente a cerca de 310 milhões de euros, de acordo com uma estimativa de Fevereiro de 2017. Por outras palavras, tinham quase triplicado o valor original, considerando o Euro.

E este dinheiro estava em falta. Só depois de lhes ter sido atribuído o EURO 2020 é que os húngaros conseguiram finalmente dar luz verde para a construção.

No entanto, o início efetivo da construção foi adiado até 2017, necessitando mais dois anos para finalizar, o que foi bastante notável para uma arena desta dimensão.

Demolição do antigo Estádio Ferenc Puskas

A consequência do grande atraso no início da construção foi que o antigo estádio teve de permanecer de pé para poder continuar a ser utilizado. Só depois do novo edifício ter finalmente recebido luz verde em 2014 é que o antigo Estádio Ferenc Puskas foi encerrado em 2015.

Foi finalmente demolido um ano mais tarde. O plano original era reconstruí-lo de uma forma moderna.

O antigo Estádio Ferenc Puskas em Budapeste
Antigo Estádio Ferenc Puskas (Fonte: Wikipedia, Civertan, CC BY-SA 3.0)

Mas a explosão dos custos de construção do estádio nacional significou o abandono desta ideia. Os fãs do futebol húngaro, no entanto, não gostaram nada da ideia de que no futuro já não deveria haver uma arena com o nome do maior jogador do seu país. É por isso que o novo estádio nacional é agora muito frequentemente chamado “Estádio Ferenc Puskas”.

Informação sobre a sede da EURO 2020 Budapeste

Budapeste é a capital da Hungria. Com 1,7 milhões de habitantes, é também a décima maior cidade da UE. O instituto de estudos de mercado inglês Euromonitor International descobriu também que Budapeste é uma das 20 cidades mais frequentemente visitadas por turistas na Europa. Os jovens, em particular, são regularmente atraídos para a metrópole húngara.

Historicamente, Budapeste é ainda relativamente jovem. A cidade só foi fundada em 1873 com a fusão das cidades de Buda (Ofen), Obuda (Alt-Ofen) e Pest. Tinham crescido juntos até o rio Danúbio. O coração político da Hungria tinha sido anteriormente apenas o Pest.

Era notável que a população sentia as três cidades bastante antes como unidade e falava alegremente de Pest-Buda. Não se transmite, porque é que o nome comum não foi utilizado, mas o Budapeste invertido foi utilizado em seu lugar.

No entanto, as cidades individuais são muito mais antigas e datam da época romana. Budapeste oferece tantos grandes pontos de vista.

Parlamento de Budapeste
Parlamento em Budapest (Fonte Wikipedia: Andrew Shiva, CC BY-SA 4.0)

Estes incluem, por exemplo, a estátua de Santo Estêvão, a Basílica de Santo Estêvão, a Ponte da Liberdade, a Praça dos Heróis, a Igreja Matthias, a histórica Câmara Municipal de Obuda, o Parlamento, a Ópera Estatal, o Palácio do Castelo e o Salão do Grande Mercado.

>> Estádios e sedes da Eurocopa 2021