Hampden Park em Glasgow como sede da Eurocopa 2021

Costuma-se dizer que a Inglaterra foi o berço do futebol. Na verdade, isso não é correto: em 9 de junho de 1867, o Hampden Park foi inaugurado pela primeira vez na cidade escocesa de Glasgow. Foi o primeiro estádio da história do futebol. Pelo menos no que diz respeito ao futebol profissional perante um público real, tudo começou em Glasgow.

Enquanto isso, Hampden Park está há muito tempo em um local diferente, mas o nome ainda existe. Além disso, a instalação atual é rica em história. Quando se soube que a Eurocopa 2021 aconteceria em toda a Europa, não houve longas discussões sobre se ela também seria disputada também em Glasgow.

Claro, a cidade onde basicamente tudo começou seria palco da EURO 2020. E, claro, Hampden Park, o herdeiro do primeiro estádio do mundo, seria escolhido como palco para o Campeonato Europeu de 2021. Três jogos do Grupo D e uma rodada das oitavas de final serão disputado neste estádio, embora apenas um ano depois devido ao adiamento pela pandemia COVID-19. No entanto, o torneio decorrerá sob o título “EURO 2020”.

O Hampden Park em Glasgow é o palco da Euro 2021
Hampden Park en Glasgow (Fonte Wikipedia: Jmorrison230582, domínio público)

Fatos e dados sobre o Hampden Park em Glasgow

  • Capacidade: 51,866 lugares.
  • Inauguração: 9 de junho ​​de 1867 / 31 de outubro de 1903.
  • Arquitetos: Archibald Leitch / James Miller.
  • Equipe local: Queen’s Park FC, Seleção escocesa.
  • Custo: desconhecido.

Jogos da Euro 2021 em Hampden Park

RodadaDataInício *PartidaSede
Grupo D14/06/2114:00/10:00Escócia x República TchecaGlasgow
Grupo D18/06/2117:00/13:00Croácia x República TchecaGlasgow
Grupo D22/06/2120:00/16:00Croácia x EscóciaGlasgow
Oitavas de final29/06/2120:00/16:00Suécia x UcrâniaGlasgow

*  Hora de Portugal e de Brasil.

A história do lendário Hampden Park

A história de Hampden Park é cheia de acontecimentos, no verdadeiro sentido da palavra. O primeiro estádio, inaugurado em 9 de junho de 1867, rapidamente provou ser pequeno demais.

Por um lado, “esse novo esporte”, o futebol, aparentemente tinha um grande futuro e rapidamente se tornou muito popular. Por outro lado, eles queriam organizar competições de atletismo.

Mas o novo prédio rapidamente se revelou muito pequeno. O clube escocês FC Queen’s Park, em particular, fez lobby para a construção de um novo estádio, que teria conexões significativamente melhores com a cidade e ofereceria mais espaço para os fãs de futebol de Glasgow.

Hampden Park de hoje – inauguração em 31 de outubro de 1903

Em 31 de outubro de 1903, o atual estádio foi finalmente inaugurado. A Escócia contribuiu ativamente nos custos de construção, ela queria que sua seleção nacional competisse aqui e, por muito tempo, este foi um dos poucos símbolos permitidos do orgulho nacional escocês. Além disso, foi construída uma instalação de atletismo. Glasgow ainda estava flertando com a disputa pelas Olimpíadas. O estádio deve estar preparado para isso.

Por muito tempo, o Hampden Park foi o maior estádio do mundo, até a construção do Maracanã, inaugurado em 1950, que o afastou do título. O número de espectadores era gigantesco no início. Por exemplo, mais de 149.500 espectadores assistiram à partida internacional entre Escócia e Inglaterra em 17 de abril de 1937.

Capacidade atual do Hampden Park: 51.866 lugares

Mas, o grande número de espectadores inicialmente programado acabou se mostrando não muito seguro estruturalmente. Desta forma, a arena teve que ser renovada uma outra vez. As capacidades foram reduzidas significativamente. Hoje, 51.866 espectadores podem entrar no Hampden Park.

Já foi renovado um total de nove vezes em sua história, a mais recente em 1999. A próxima reforma já está no horizonte. O FC Queen’s Park gostaria de vender pelo menos partes da arena. A fachada exterior está mostrando a sua idade e necessita urgentemente de ser renovada.

A Associação Escocesa jurou lealdade a Hampden Park em junho de 2018 e está “jogando” com a compra de peças ou de toda a arena. O estádio deve continuar sendo o estádio dos ingleses no futuro.

Equipes alemãs em Hampden Park

Até agora, Hampden Park não tem sido um bom lugar para as equipes alemãs. O Eintracht Frankfurt perdeu a final da Copa da Europa aqui em 1960.

Em 2002, o Bayer Leverkusen perdeu por 2-1 para o Real Madrid na final da Champions League. O Borussia Dortmund, por sua vez, venceu a Recopa da Europa no Hampden Park em 1966. Dez anos depois, o FC Bayern Munich venceu a Copa da Europa pela terceira vez.

Em 2007, a final da Copa UEFA aconteceu no Hampden Park. Em 2012 também participou do torneio olímpico de futebol.

Detalhes interessantes sobre Glasgow, o local da EURO 2021

Glasgow não é a capital da Escócia (é chamada de Edimburgo), mas é a maior cidade do país. Cerca de 620.000 pessoas vivem aqui. As raízes das metrópoles britânicas remontam aos tempos antigos. Glasgow foi fundada pelos romanos em 80 DC. C. Foi o maior assentamento do norte do império.

Atrações conhecidas em Glasgow

A lendária Muralha de Antônio, que deveria proteger os romanos dos povos do norte, atravessava a cidade. Os restos da parede ainda podem ser vistos hoje e são uma grande atração em Glasgow.

O local do EURO 2021, Glasgow, também é conhecido como um centro religioso. O responsável por isso é o missionário cristão São Mungus, que fundou uma igreja no assentamento para evangelizar os pictos de lá. Uma catedral que leva seu nome ainda está neste lugar. São Muga também é retratado como um bispo nos braços da cidade.

Na Idade Média, uma universidade foi fundada em Glasgow e a cidade começou sua ascensão para se tornar um dos centros acadêmicos das Ilhas Britânicas. Nos séculos 18 e 19, Glasgow também se tornou um local industrial. Ainda existem inúmeras fábricas lá, atualmente. A cidade também é conhecida por seu charme de “trabalhador esforçado”.

O Hampden Science Centre em Glasgow
Glasgow Science Centre (Fonte Wikipedia: Kanakari, CC BY-SA 3.0)

Outros locais importantes de Glasgow, são: a Prefeitura na parte oeste da cidade, o Centro de Ciências de Glasgow, a Fábrica de Tapetes Templeton – que lembra um palácio e a Torre de Glasgow. Também vale a pena visitar a Catedral de San Andrés, o centro católico romano da cidade.

>> Todos os estadios da EURO 2020