A Espanha adora futebol, isso é um fato. Além da Premier League inglesa, a LaLiga é provavelmente a melhor liga do mundo. Clubes como o Real Madrid ou o FC Barcelona contam com o apoio de todo o planeta. Não à toa a seleção nacional é uma das melhores do mundo.
Portanto, não havia dúvida de que a Espanha também hospedaria a Euro 2021 depois que ficou claro que ela aconteceria em toda a Europa. No entanto, os ibéricos escolheram um lugar de destaque para representar o seu próprio país neste torneio. A partida não será disputada no Estádio Bernabeu ou Camp Nou, mas no Estadio des San Mamés em Bilbao, no País Basco, o escolhido como sede da EURO 2021.
Mas a pandemia de Corona atirou uma chave de porcas às obras de Bilbao. Não só as finais previstas para 2020 tiveram de ser adiadas para 2021, como também Bilbao foi cancelada como sede de jogo, uma vez que os jogos poderiam ter tido de ser disputados sem espectadores devido à pandemia da coroa. Assim, a UEFA decidiu, no final de Abril de 2021, realizar os três jogos do Grupo E da Eurocopa previstos para Bilbao e um jogo das oitavas de final do Campeonato Europeu em 2021 no Estádio Olímpico de Sevilha.
Fatos e dados sobre o Estádio San Mamés em Bilbao
- Capacidade: 50.000 lugares.
- Inauguração: 16 de setembro de 2013.
- Arquitetos: César Azkarate, Mikel Sanz de Prit.
- Equipe local: Athletic de Bilbao.
- Custo: 173 milhões de euros.
Detalhes do Estádio San Mamés em Bilbao
O clube de futebol espanhol Athletic de Bilbao começou a pensar em um novo estádio logo após a virada do milênio. A velha San Mamés era velha demais para servir permanentemente como um local premium para o ambicioso clube do País Basco.
Em 2006, a cidade finalmente atendeu ao pedido da associação e aprovou uma arena. As licitações começaram e permaneceram por longos anos.
Por muito tempo os responsáveis não chegaram a acordo sobre um projeto. Apenas quatro anos após o plano de construção receber luz verde, a primeira construção pôde finalmente ser estabelecida.
Estádio San Mamés: Uma obra mestra de construção
Os responsáveis decidiram um dos planos mais incríveis da história do futebol europeu. Três arquibancadas do novo estádio foram adicionadas diretamente ao antigo Estádio San Mamés. Do topo parece um 8 gigante e do lado parece um estádio duplo.
Depois que todas as três arquibancadas foram levantadas, parte da antiga arena foi demolida. Uma quarta arquibancada foi construída diretamente em seu lugar. Essa conquista estrutural é ainda mais notável considerando que a estrutura externa do estádio é redonda.
Homenageado como o melhor novo edifício esportivo do mundo em 2015
O estádio rapidamente conquistou torcedores e admiração internacional. O Estádio San Mamés foi oficialmente inaugurado em 16 de setembro de 2013. Dois anos depois, a premiação de melhor edifício esportivo do mundo começou no renomado Festival de Arquitetura Mundial.
Curiosamente, o prêmio foi concedido antes mesmo de Bilbao decidir reduzir a abertura do telhado ou ampliá-la. Isso raramente é feito em estádios porque é difícil trabalhar em altura sem construção adicional.
Os responsáveis ficaram satisfeitos com as membranas de ETFE, que são fixadas com cabos de aço. A abertura no telhado foi reduzida de 8.000 metros quadrados para 4.000 metros quadrados. Essa obra foi finalizada no verão de 2016 e custou 12 milhões de euros.
50.000 lugares em jogos internacionais
O estádio tem capacidade para 50 mil lugares para jogos internacionais. Na Primeira Divisão, são permitidos 53.289 espectadores na arena. Porém, estruturalmente, uma nova expansão já está planejada.
A construção do Estádio San Mamés foi projetada de forma que o número de assentos possa ser aumentado para 58.000.
A princípio, apenas o Athletic Bilbao joga partidas na arena. A seleção basca também joga neste estádio. Em 2018, a final da Copa da Europa de Rúgbi também foi realizada no estádio.
Também são regularmente realizados concertos na arena. O destaque do futebol até agora foi a partida de ida da SuperCopa Espanhola de 2015. O Bilbao enfrentou o FC Barcelona e venceu por 4×0.
Mais detalhes sobre a cancelada sede do EURO 2021 Bilbao
Bilbao é a capital da província espanhola de Bizkaia e ao mesmo tempo o coração da Comunidade Autônoma do País Basco. Cerca de 350.000 pessoas vivem na área urbana.
Quase um milhão de pessoas vivem na área metropolitana de Bilbao. Isso faz de Bilbao uma das dez maiores cidades da Espanha.
Informações sobre as raízes de Bilbao
Historicamente, Bilbao remonta aos romanos. Eles fundaram um assentamento chamado Bellum Vadum, a partir do qual uma pequena cidade chamada Bilbaum foi formada no início da Idade Média.
A Bilbao de hoje foi fundada em 1300. Ao longo de sua história, a cidade tem sido acompanhada pelo artesanato em ferro, assim como a pesca e o comércio no mar como pilares centrais de seu próprio poder econômico.
Até hoje, nada mudou a esse respeito. As barras de ferro chamadas “Bilboes” chegaram até ao Hamlet de Shakespeare, por exemplo.
Turismo em Bilbao
Um dos locais mais importantes é o centro histórico, que quase o convida a viajar no tempo. Lá, os visitantes podem caminhar por vários séculos em apenas alguns passos. O Museu Guggenheim e a Catedral de Santiago também são uma grande amostra cultural.
Bilbao é de certa forma a cidade mais europeia da Espanha. O futebol é testemunha disso: o Athletic de Bilbao foi fundado por imigrantes ingleses (daí a grafia). Para chamar a atenção para este fato, Bilbao foi escolhida como sede da Espanha para a Euro 2021.