Tornou-se uma tradição agradável e acarinhada: um ano após um grande torneio masculino, é a vez das mulheres. Em princípio, isto também se aplica à Copa do Mundo Feminina 2023, que será realizada de julho a agosto daquele ano. Oficialmente, no entanto, ela acontecerá apenas sete meses após a Copa do Mundo Masculina 2022, pois sabemos que foi uma Copa do Mundo de inverno.
Aqui olhamos para a final feminina, que será o maior evento esportivo correspondente já realizado no futebol feminino. Afinal, Alemanha, Inglaterra, França e Holanda estão entre os favoritos das melhores casas de apostas que oferecem bônus de aposta para suceder as atuais campeãs mundiais dos EUA. Confira abaixo todas as informações que você precisa saber para a Copa do Mundo das Mulheres de 2023:
Todas as informações sobre a Copa do Mundo Feminina 2023
- ⚽ Competição: Copa do Mundo Feminina 2023
- 📌 Localização: Austrália 🇦🇺 e Nova Zelândia 🇳🇿
- 📅 Data: 20 de julho a 20 de agosto de 2023
- 👥 Número de seleções participantes: 32
- 🏆 Últimos campeões: EUA 🇺🇸
Info Copa do Mundo Feminina 2023
A Copa do Mundo Feminina 2023 acontecerá na Austrália e na Nova Zelândia. Um total de onze federações haviam originalmente manifestado seu interesse. Todas elas nunca haviam sediado uma Copa do Mundo Feminina antes.
O pedido da Bélgica, no entanto, teve que ser rejeitado em uma fase inicial. Os regulamentos da FIFA estipulam que uma Copa do Mundo não pode ser realizada duas vezes seguidas na mesma confederação. No entanto, a França já tinha um anfitrião europeu em 2019, razão pela qual os belgas foram eliminados.
A candidatura da Bolívia também foi rejeitada por ser insuficiente. Oficialmente, portanto, nove propostas foram consideradas para a premiação. Mas antes que o Conselho de 35 membros da FIFA pudesse realmente votar, dois países retiraram suas propostas. O Japão e o Brasil se retiraram por causa da pandemia. Eles sentiram que não estavam em condições de realizar um torneio seguro com estádios cheios.
Provavelmente por causa disso, a idéia de a Nova Zelândia e a Austrália co-anfitriarem o torneio já era muito popular, já que os dois países haviam passado pela pandemia comparativamente bem. A proposta deveria, portanto, prevalecer na votação final. Recebeu 22 dos 35 votos. Os outros 13 votos foram para a Colômbia.
Por que a Copa do Mundo Feminina não é realizada em junho (como é para os homens)?
Os torneios são quase sempre realizados um pouco mais tarde, por duas razões. Primeiro, os jogos internacionais masculinos são disputados em junho, o que atrai muita atenção. Eles não são destinados a tirar o foco do torneio feminino. Em segundo lugar, muitas ligas femininas jogam a temporada um pouco mais longa que as masculinas e só terminam no final de maio ou mesmo em junho.
Portanto, a fim de poder garantir uma preparação séria para o torneio, julho é a data habitual de início do torneio. A Eurocopa Feminina de 2022, que começou antes, foi uma exceção devido ao adiamento do torneio.
Quantos países participarão da Copa do Mundo Feminina 2023?
Em termos de regulamento, a Copa do Mundo Feminina está agora totalmente alinhada com o torneio masculino. Isto significa que haverá 32 titulares. Os países serão sorteados em oito grupos de quatro seleções cada. Os grupos foram sorteados com base no Ranking Mundial Feminino da FIFA. Aqueles que querem chegar às últimas 16 da Copa do Mundo Feminina 2023 devem terminar em um dos dois primeiros lugares de seu grupo.
Estádios para a Copa do Mundo Feminina de 2023 na Austrália e Nova Zelândia
Os locais para as finais na Austrália
- Sydney: Estádio Austrália (83.500 lugares) – Local da final da Copa do Mundo Feminina de 2023
- Sydney: Estádio de futebol de Sydney (42.512 lugares)
- Brisbane: Estádio de Brisbane (52.263 lugares)
- Melbourne: Estádio Rectangular de Melbourne (30.052 lugares)
- Perth: Perth Oval (22.225 assentos)
- Adelaide: Estádio Hindmarsh (18.435 lugares)
Os locais para as finais na Nova Zelândia
- Auckland: Eden Park (48.276 lugares) – Partida de abertura da Copa do Mundo Feminina de 2023
- Wellington: Estádio Regional de Wellington (39.000 lugares)
- Dunedin: Estádio Dunedin (28.744 lugares)
- Hamilton: Estádio de Waikato (25.111 lugares)
Informações sobre a qualificação da Copa do Mundo Feminina 2023
Quando se trata da qualificação para a Copa do Mundo Feminina, as regras estabelecidas pela FIFA são na verdade as mesmas que para os homens. Mas como todos sabemos, não há regra sem exceção – e para o torneio de 2023 este é exatamente o caso. Na verdade, a Europa tem 13 pontos de partida. Normalmente, 10 deles são alocados através de qualificação regular e três através de play-offs. No entanto, a Copa do Mundo Feminina de 2023 tem duas anfitriãs que têm a certeza correspondente de se qualificarem. Portanto, certamente falta um lugar para a qualificação. Isto foi deduzido da Europa como um lugar de partida seguro.
Como ainda falta meio lugar inicial para as finais da Copa do Mundo Feminina de 2023 devido ao fato de que, de outra forma, a Austrália ou a Nova Zelândia o teriam aceito, a Europa, como o continente com o maior número de lugares iniciais em geral, também perdeu isto. Portanto, a UEFA escolheu a seguinte modalidade: a classificação regular se dá em nove grupos. Os vencedores têm a certeza de se qualificar.
Os lugares iniciais 10 e 11 serão concedidos através dos play-offs da UEFA. Aqui, todos os vice-campeões dos grupos irão competir. Os dois vencedores ficam com as vagas. A seleção perdedora nas duas finais da repescagem com o maior ranking mundial poderá tentar se classificar através do torneio intercontinental da repescagem.
A fase de grupos europeia começou em 16 de setembro de 2021 e será concluída em 6 de setembro de 2022. Os play-offs da UEFA estão marcados para o período de 3 a 11 de novembro. No entanto, quatro titulares da Europa já estavam determinados desde o início, pois foram capazes de construir uma vantagem muito grande em seus grupos classificatórios. Estes foram Suécia, Espanha, França e Dinamarca. Estes últimos estão participando de um campeonato mundial pela primeira vez desde 2007.