Depois do torneio é antes do torneio. Assim que soar o apito final da Eurocopa de 2024 na Alemanha, os olhos de todas as equipes e torcedores se voltarão rapidamente para a Copa do Mundo de 2026. A maior Copa do Mundo de todos os tempos está no horizonte. Nos EUA, México e Canadá, 48 equipes buscarão um novo campeão mundial para suceder a atual campeã Argentina.
Para poder competir aqui, no entanto, os seleções da Copa do Mundo de 2026 devem primeiro passar pelo processo de qualificação. Explicamos o procedimento aqui. Embora estejamos parcialmente dedicados a todo o planeta, nosso foco especial são as eliminatórias para a Copa do Mundo na Europa.
Visão geral das eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026
A seguir, gostaríamos de fornecer todas as informações importantes de que você precisa para as eliminatórias. No entanto, várias alterações nos regulamentos acompanham a ampliação do campo de partida.
Aumento do número de locais de partida da Copa do Mundo para os continentes individuais
Devido à ampliação do campo de largada do Campeonato Mundial, os locais de largada dos continentes individuais foram alterados. Isso tem um impacto direto no processo de qualificação. Afinal de contas, há mais ingressos a serem alocados do que antes. É assim que os lugares iniciais estão distribuídos agora:
- Europa: 16 (em vez de 13)
- África: 9,5 (em vez de 5)
- Ásia e Austrália: 8,5 (em vez de 4,5)
- América do Sul: 6,5 (em vez de 4,5)
- América do Norte e Central: 6 (em vez de 3,5) – no entanto, os EUA, o México e o Canadá já estão qualificados como anfitriões.
- Oceania: 1,5 (em vez de 0,5)
Qualificação para a Copa do Mundo de 2026 na Europa
Até o momento, a qualificação europeia para a Copa do Mundo foi baseada em um sistema de grupos composto por dez equipes de revezamento. Para a Copa do Mundo de 2022, os dez vencedores do grupo tinham um ingresso garantido. Os vice-campeões dos grupos começaram nos play-offs juntamente com as melhores equipes da Liga das Nações anterior que não haviam se classificado regularmente. Isso agora mudará um pouco.
Com mais três vagas iniciais disponíveis para as equipes europeias, não haverá mais dez grupos de qualificação de 5 e 6 equipes, mas um total de 12 grupos de 5 e 4 equipes. Como sempre, todas as equipes de um grupo jogarão entre si duas vezes. Cada equipe terá o direito de jogar em casa uma vez. Os vencedores dos grupos ainda estarão no torneio. Os quatro lugares iniciais restantes serão decididos por meio dos play-offs, nos quais a Liga das Nações de 2024/25 também terá um papel importante.
Ainda são possíveis mudanças devido às inovações na Liga das Nações
No entanto, deve-se observar que os regulamentos descritos aqui estão sujeitos a uma certa reserva, pois nem todos os detalhes foram esclarecidos ainda. Assim que esse for o caso, isso pode ter repercussões nos regulamentos, que na verdade já estão claros, tornando necessárias alterações posteriores. Isso poderia, por exemplo, afetar a integração da Liga das Nações.
Regulamentos da FIFA para as eliminatórias da Copa do Mundo de 2026 – Quem avançará?
Por outro lado, a FIFA esclareceu como as partidas da fase de grupos devem ser avaliadas. As seguintes regras se aplicam aqui:
- Maior número de pontos em todas as partidas do grupo
- Melhor saldo de gols em todas as partidas do grupo
- Maior número de gols marcados em todas as partidas do grupo
- Maior número de pontos no duelo direto
- Melhor diferença de gols no duelo direto
- Maior número de gols marcados no duelo direto
- Os gols marcados fora de casa no duelo direto contam em dobro
- Menor número de cartões recebidos
- Empate pela FIFA
Importante para a classificação fora da Europa: a FIFA permite explicitamente o sistema de copas com jogos de ida e volta, além da fase de grupos. A associação continental asiática foi a primeira a anunciar como será a sua classificação para a Copa do Mundo de 2026. Ela decidiu usar o sistema de copas. Diferentemente das competições recentes da UEFA, o maior número de gols marcados fora de casa continuará a ser importante.
Por exemplo, se o primeiro jogo terminar em 1 a 1 e for seguido por um empate em 2 a 2, a equipe visitante do segundo jogo avança. Caso contrário, em caso de empate, haverá prorrogação e disputa de pênaltis. As eliminatórias asiáticas terão cinco rodadas. As duas primeiras rodadas também serão usadas para o Campeonato Asiático seguinte.
Início das eliminatórias para a Copa do Mundo na Europa
A Europa iniciará as eliminatórias da Copa do Mundo para as finais de 2026 com um atraso comparável. A América do Sul, por exemplo, terá jogado por cerca de um ano até lá. Os jogos começarão em março de 2025 e durarão até o final de novembro daquele ano.
Os play-offs da Copa do Mundo de 2026 provavelmente serão disputados na primavera de 2026. A Liga das Nações de 2024/25 ocupa a segunda metade de 2024, portanto não há “espaço” aqui para a qualificação para a Copa do Mundo.
Eliminatórias para a Copa do Mundo 2026 na América do Sul
As Eliminatórias na América do Sul está prestes a começar, com o Brasil jogando contra a Bolívia em setembro. Ao contrário das últimas edições, não haverá sorteio e a Conmebol manteve a ordem dos confrontos. A decisão sobre as cidades onde o Brasil jogará será tomada pela CBF, antes mesmo da contratação do novo treinador da seleção.
Uma novidade importante é a realização de duas janelas de jogos em março e junho de 2024, entre seleções sul-americanas e europeias. Para o Mundial de 2026, as seis melhores seleções da América do Sul garantem vaga direta, enquanto o sétimo colocado disputará a repescagem em formato de playoff com seleções de outros continentes, para garantir uma das duas vagas ainda disponíveis para o Mundial de 48 seleções.