A Copa do Mundo de 2026 acontecerá em esferas completamente diferentes financeiramente. Quando a Eurocopa for realizado na Alemanha em 2024, as cidades esperam gastos de cerca de 30 milhões de euros. Além disso, há os custos para os estádios, mesmo que estes não sejam diretamente significativos porque nenhuma arena foi construída recentemente para a Eurocopa. No total, a Eurocopa de 2024 custará cerca de seis bilhões de euros – e os custos de segurança, que não são comunicados publicamente, também devem ser incluídos.
Este olhar para os detalhes é emocionante, porque o Campeonato Europeu de 2024 oferece uma comparação impressionante para o Estádio SoFi em Los Angeles, onde serão disputados 2026 jogos da Copa do Mundo. Só o estádio da Copa do Mundo 2026 custou US$ 2,4 bilhões. Todo o complexo, que será construído recentemente, devorará cerca de cinco bilhões de dólares americanos. Portanto, toda a Eurocopa de 2024 é apenas cerca de 20% mais cara. Veja a seguir todas as informações mais importantes deste local para a Copa do Mundo de 2026.
O Estádio SoFi em Los Angeles em números
🏟️ Capacidade: | 70.240 lugares |
➡️ Construção: | 17 de agosto de 2016 |
🎉 Inauguração: | 23 de agosto de 2020 |
👷🏽 Arquiteto: | HKS Inc. Entertainment Group |
💰 Custo: | 2,4 bilhões de dólares |
A História do Estádio SoFi em Los Angeles (EUA)
O Estádio SoFi está localizado em Los Angeles, mas não na área metropolitana de Los Angeles. Sua casa é em Inglewood. Na vida cotidiana, é o lar dos Los Angeles Rams e dos Los Angeles Chargers – dois times de futebol que jogam na NFL. Os Rams são originalmente de Los Angeles, mas foram transferidos para St. Louis nesse meio tempo – e retornaram para a metrópole californiana em 2016.
Faltava uma arena adequada. Os Chargers jogaram em San Diego no que agora é o Estádio Qualcomm até 2016 e depois foram transferidos por dois anos para o Dignity Health Sports Park, parte do campus da universidade sediada em Los Angeles. Os Rams jogaram pela primeira vez no Los Angeles Memorial Coliseum quando retornaram – um estádio construído em 1923 que também serviu como casa para o beisebol e várias outras disciplinas.
As equipes da NFL concordam em construir um novo estádio
Portanto, os dois clubes concordaram em construir um novo estádio no local do antigo Hollywood Park Race Track. A abertura estava prevista originalmente para antes de 2020, mas as fortes chuvas amoleceram de tal forma o terreno sobre o qual estava sendo construído que os trabalhos foram atrasados.
Além disso, o Comitê Olímpico Internacional anunciou em 2017 que os Jogos de Verão de 2028 em Los Angeles seriam realizados no Coliseu e no novo SoFi Stadium. O projeto de construção cresceu consideravelmente de repente, com a adição de uma Vila Olímpica e, em princípio, um bairro totalmente novo. Os já elevados custos de construção foram de repente mais do que duplicados. Para fazer frente aos grandes eventos, os operadores também decidiram que a arena deveria ser expansível. Sua capacidade normal pode ser aumentada em cerca de 30.000 lugares, se necessário.
Direitos de nomeação do estádio concedidos por 20 anos
O nome do estádio é a abreviação de “financial backer”. Significa Social Finance, que é uma empresa que atua como provedor de financiamento de pessoal. Ela adquiriu os direitos de nomeação em 2019 por 20 anos. Ainda mais orgulhoso é o dinheiro que flui para os clubes em troca. Ele totaliza 30 milhões de dólares americanos por ano.
Os torcedores podem esperar por uma arena com quatro níveis de espectadores, uma gigantesca parede de LEDs diretamente sob o teto do estádio (que fecha toda a arena) e uma série de restaurantes que são encarregados de atender aos espectadores. Os operadores prometem que o SoFi Stadium “reinventou a experiência dos torcedores”. Deve certamente ser uma das arenas mais interessantes para se jogar durante a Copa do Mundo.
Tudo o que você precisa saber sobre Los Angeles
Los Angeles é a maior cidade do estado americano da Califórnia. Cerca de 3,9 milhões de pessoas vivem na área metropolitana imediata. Isto faz de Los Angeles a segunda maior cidade dos EUA depois de Nova Iorque. A região metropolitana estendida é o lar de 17,8 milhões de pessoas. Só ela tem uma produção econômica anual de mais de 1 trilhão de dólares americanos.
O nome é espanhol para “os anjos”. Comemora a fundação da vila em 1781. O governador espanhol na época lhe deu o nome de “Aldeia da Rainha dos Anjos”. Los Angeles foi seguido como um encurtamento. Entretanto, o epíteto Cidade dos Anjos, que ainda hoje está em uso, lembra o nome original.
Hollywood conhecida mundialmente
Los Angeles é mundialmente famosa por muitas coisas. Por exemplo, é a maior localização do mundo para a indústria aeroespacial. Sem dúvida, porém, a indústria cinematográfica e televisiva local é ainda mais conhecida, referida apenas como “Hollywood”. Na verdade, Hollywood é o nome do que é hoje um distrito de Los Angeles, onde no século XIX não havia nada mais do que um barro de tijolos. Em 1886, entretanto, a família Whitley se estabeleceu aqui, querendo enriquecer no ramo imobiliário. Eles compraram o terreno e começaram a construir casas.
Hollywood devia seu nome a Harvey J. Whitley. Ele deu o nome ao novo lugar, que seria incorporado a Los Angeles em 1910, depois do que ele viu: uma floresta de azevinho. Muitas das árvores ainda hoje podem ser vistas nas colinas em que as lendárias letras são afixadas. Hollywood tornou-se uma “fábrica dos sonhos” em 1911, quando a Nastor Company mudou seus estúdios de Nova York para cá. No mesmo ano, seguiram-se outras 15 empresas cinematográficas. Menos de quatro anos depois, a maioria de todos os filmes americanos foi rodada em Hollywood.