A última vez que o coração do futebol bateu no México foi há muito tempo. Foi em 1986, quando o país foi o único anfitrião da Copa do Mundo, que a Argentina venceu na final contra a Alemanha. O torneio ainda hoje não foi esquecido porque Diego Maradona se deu uma grande vantagem na semifinal contra a Inglaterra com uma bola de handebol e a usou para marcar um gol. Após a partida, ele deveria falar da “mão de Deus”.
Exatamente 40 anos após a Copa do Mundo de 1986, a Copa do Mundo está voltando ao México – pelo menos em parte. A Copa do Mundo 2026 será sediada conjuntamente pelos EUA, Canadá e México. Os latino-americanos fornecerão três dos 16 locais para a Copa do Mundo de 2026. Dois estão no Canadá. Onze das arenas são o lar dos EUA. Hoje, gostaríamos de apresentar-lhes o menor dos estádios mexicanos, que ainda oferece espaço para quase 50.000 espectadores: o Estádio Akron, em Guadalajara.
Dados do Estádio Akron
🏟️ Capacidade: | 49.850 lugares |
➡️ Construção: | Maio de 2007 |
🎉 Inauguração: | 29 de julho de 2010 |
👷🏽 Arquiteto: | Jean-Marie Massaud, Daniel Pouzet |
💰 Custo: | 140,5 milhões de euros |
Todas as informações sobre o Estádio Guadalajara no México
O Estádio Akron é, é claro, apenas o nome oficial do estádio e mesmo este nem sempre foi válido. Durante os primeiros seis anos de sua história, a arena foi chamada de Estádio Omnilife. Foi seguido durante um ano pelo nome de Estádio Chivas. Akron é um fabricante mexicano de lubrificantes automotivos. Portanto, o nome é um nome de patrocínio. Isto irá decorrer pelo menos até 2028, porque o contrato de patrocínio é válido até lá. Entretanto, tais nomes não podem ser usados na Copa do Mundo. Pode-se, portanto, presumir que será então chamado de Estádio Guadalajara.
Não oficialmente, porém, um nome completamente diferente foi escolhido para o estádio. É chamado “El vulcan” ou “o vulcão”. Isto se deve ao aspecto do estádio. O estádio, o estacionamento e os prédios estão localizados em uma espécie de cratera. Do lado de fora, apenas o telhado da arena pode ser visto, que parece um vulcão desta maneira. O telhado tem a forma parcial de uma nuvem escura, o que inevitavelmente lembra uma cinza. Isto reforça ainda mais esta impressão.
O Manchester United inaugurou o estádio
Originalmente, o estádio deveria ser construído como um local de construção para o CD Guadalajara. No entanto, ficou claro desde cedo que este estádio teria um significado supra-regional. Foi nada menos que o Manchester United que fez as honras para a partida de abertura. Os anfitriões mexicanos venceram por 3-2, com Javier “Chichario” Hernandez, talvez o jogador de futebol mexicano mais famoso dos últimos tempos, marcando o primeiro gol. Por sua vez, representantes da FIFA e das confederações continentais da América do Norte e Central estiveram presentes na cerimônia de abertura.
Parte do fascínio da arena provavelmente deriva de sua história de construção movimentada. Como você pode ver acima, três anos se passaram entre a colocação da pedra de fundação e o início efetivo da construção. Inevitavelmente, a questão surge quanto ao porquê. Se você for em busca de uma resposta, não vai encontrá-la. Existem apenas teorias diferentes: Uma das mais comuns tem a ver com drogas. O cartel de Guadalajara, que foi apresentado ao público mundial na série Netflix “Narcos: México”, foi um dos líderes mundiais durante muito tempo. Tinha estreitas conexões locais com o esporte e a política. A teoria é: partes do dinheiro para a construção do novo estádio ou mesmo a soma total veio originalmente do tráfico de drogas.
No entanto, isto foi evitado. Um dos argumentos para apoiar esta teoria é a presença de Felipe Calderon na cerimônia de abertura. Este último era o presidente mexicano na época – foi ele quem primeiro usou os militares contra os cartéis de drogas. Ele se tornou assim o fundador da guerra das drogas como ela ainda existe hoje.
Como o Estádio Akron é utilizado
Mas voltemos ao esporte: Em seu ano inaugural, a final da Copa Libertadores foi realizada no novo estádio. Um ano após a abertura, o Estádio Akron de hoje serviu como sede para os Jogos Pan-Americanos de 2011.
No mesmo ano, foi também um dos locais para a Copa do Mundo U17. Oito partidas aconteceram aqui – incluindo uma das semifinais. Durante o torneio, porém, foram feitas críticas sobre a grama artificial. Na verdade, isto foi instalado deliberadamente porque era resistente a algumas bactérias e à radiação UV. Entretanto, os operadores dos estádios reagiram às críticas e substituíram a grama artificial por grama real.
Informações sobre Guadalajara, o local da Copa do Mundo 2026
Guadalajara é a capital do estado mexicano de Jalisco. Com 1,5 milhões de habitantes, é também a segunda maior cidade do país. Cerca de cinco milhões de pessoas vivem na região metropolitana de Guadalajara. Culturalmente, a cidade tornou-se mundialmente famosa, sobretudo pelo estilo musical tocado pelos mariachi.
Historicamente, a cidade sempre foi assombrada por infortúnios. Três fundações predecessoras com o mesmo nome pereceram antes que a cidade atual fosse fundada por Cristobal de Onate em 1542. No século XIX, os terremotos destruíram repetidamente grandes partes de Guadalajara. No entanto, estes foram reconstruídos. No século XX ocorreram dois grandes acidentes ferroviários (1915 e 1955) e uma explosão devastadora (1992). Felizmente, esta série de desastres não teve continuidade no século XXI.