A Suíça ainda não comemorou um grande triunfo. Nos campeonatos mundiais e europeus, o mais tardar nas quartas de final. O maior sucesso do país foi há quase 100 anos com a medalha de prata olímpica em 1924. A seleção suiça nunca esteve tão mal – e até está muito boa há alguns anos. A Suíça há muito é considerada madura o suficiente para finalmente vencer um torneio.
Nenhum torcedor confederado se oporia se isso pudesse acontecer na Copa do Mundo de 2022 no Catar. Mostramos com qual técnico Murat Yakin deve enfrentar o Grupo G da Copa do Mundo primeiro. Ele está no cargo apenas desde agosto de 2021 e, portanto, não teve muito tempo para encontrar sua equipe perfeita.
A seleção suíça tem uma boa chance de avançar para as oitavas de final da Copa do Mundo 2022. O Brasil, o campeão mundial recorde, está na fase de grupos, mas a Sérvia e Camarões são definitivamente vencíveis.
Calendário da Suíça Copa do Mundo 2022
Jogos da Suíça no Campeonato do Mundo de 2022
Tabela da Copa do Mundo para a Suíça
Os 26 homens da Suíça na Copa do Mundo de 2022 em um relance
GOL: Yann Sommer (Gladbach), Gregor Kobel (Borussia Dortmund), Jonas Omlin (Montpellier), Philipp Köhn (Red Bull Salzburg)
DEFESA: Manuel Akanji (Manchester City), Eray Cömert (Valencia), Nico Elvedi (Borussia Mönchengladbach), Ricardo Rodriguez (Torino), Fabian Schär (Newcastle United), Silvan Widmer (Mainz), Edimilson Fernandes (Mainz)
MEIO-CAMPO: Michel Aebischer (Bologna), Fabian Frei (Basel), Remo Freuler (Nottingham), Ardon Jashari (Luzern), Fabian Rieder (Young Boys), Djibril Sow (Eintracht Frankfurt), Granit Xhaka (Arsenal), Denis Zakaria (Chelsea)
ATAQUE: Breel Embolo (AS Monaco), Christian Fassnacht (Young Boys), Noah Okafor (Red Bull Salzburg), Haris Seferovic (Galatasaray), Xherdan Shaqiri (Chicago Fire), Renato Steffen (Lugano), Ruben Vargas (Augsburg)
Uma análise da seleção de Nati para a Copa do Mundo
A Suíça jogou os jogos mais competitivos sob o comando de Yakin em um sistema 4-2-3-1. Portanto, os suíços também devem jogar nesta formação nas finais no Catar.
Goleiro
O indiscutível goleiro regular da equipe da Copa do Mundo da Suíça 2022 é o veterano Yann Sommer (Borussia Mönchengladbach), mas é questionável como ele estará após romper os ligamentos do tornozelo. Gregor Kobel de Borussia Dortmund, entretanto, é uma excelente e muito mais jovem alternativa.
O terceiro goleiro é Jonas Omlin (Montpellier HSC), de 28 anos, que também teve que lidar com uma lesão no período que antecedeu a Copa do Mundo. Presumivelmente devido ao fato de que dois goleiros que não estão em plena forma estão viajando para o Catar para o Nati, o chefe de equipe Yakin nomeou um quarto goleiro para sua equipe de 26 homens que atua no futebol austríaco Philipp Köhn (Red Bull Salzburg). Normalmente, apenas três goleiros viajam com as equipes da Copa do Mundo para o torneio.
Defesa
Se todos os jogadores estiverem em forma, Manuel Akanji (Manchester City) e Nico Elvedi (Borussia Mönchengladbach) provavelmente formarão a defesa central. Fabian Schär (Newcastle United) e Eray Cömert (Valencia FC) são outros candidatos para o centro defensivo.
No fundo à direita, Silvan Widmer (Mainz 05) deve ter seu lugar na escalação inicial. Na lateral esquerda, o veterano Ricardo Rodriguez (FC Torino) está pronto para jogar. Não há outros defensores treinados na seleção suíça para a Copa do Mundo.
Meio-campo
No meio-campo defensivo, o capitão Granit Xhaka (FC Arsenal) é o líder. Remo Freuler (Nottingham Forest) deve começar ao seu lado, com Denis Zakaria (FC Chelsea), Fabian Frei (FC Basel), Djibril Sow (Eintracht Frankfurt) e Michel Aebischer (FC Bologna), Edimilson Fernandes (Mainz 05) e os dois recém-chegados Ardon Jashari (FC Luzern) e Fabian Rieder (Young Boys Bern), que têm apenas 20 anos de idade, proporcionando mais alternativas fortes para a posição de seis homens.
Xherdan Shaqiri (Incêndio de Chicago) garantiu seu lugar nos onze iniciais. Ruben Vargas (FC Augsburg) provavelmente começará pela lateral esquerda.
Renato Steffen (FC Lugano) possivelmente começará na lateral direita, outras opções são Christian Fassnacht (YB Bern) e o jovem Noak Okafor do campeão de série austríaco Red Bull Salzburg, que também pode jogar como centroavante.
Ataque
O primeiro concorrente para a posição como único atacante, no entanto, é o rápido e tecnicamente habilidoso Breel Embolo (AS Monaco). Se o jovem de 25 anos começar no flanco à direita, Haris Seferovic (Galatasaray) provavelmente tomará seu lugar como centroavante. Embolo e Seferovic também estão entre os possíveis artilheiros da Suíça nas apostas da Copa do Mundo de 2022. Resta saber se eles têm realmente uma chance realista de fazer isso.
A equipa nacional suíça num relance
As informações mais importantes | 🇨🇭 Suíça |
---|---|
Treinador | Murat Yakin 🇨🇭 |
Maior Êxito | Prata Olímpia 1924 |
Recorde de jogos | Alex Frei (42 gols) |
Recorde de jogos | Heinz Hermann (118 jogos) |
Estrela da equipe | Granit Xhaka (FC Arsenal) |
Jogador mais valioso | M. Akanji (30 mi. € – 09.11.22) |
Valor total de mercado | 253,20 mi. € – 07.09.22 |
Apelido | Nati |
Classificação Mundial FIFA | 15. colocação – 06.10.22 |
Maior vitória | 9:0 contra Lituânia (1924) |
Maior derrota | 0:9 contra Inglaterra e Hungria (1909 & 1911) |
Participações na Copa do Mundo | 12 (incl. Copa do Mundo 2022) |
Quem são os talentos da equipa da Suíça para o Campeonato do Mundo de 2022?
A Suíça carece atualmente de grandes talentos. O jogador mais jovem com chance de uma vaga titular é Noah Okafor, do Red Bull Salzburg. Ele tem 22 anos. O segundo jogador mais jovem da seleção suíça para a Copa do Mundo é o jogador alemão Ruben Vargas (FC Augsburg), que já tinha 24 anos na época das finais e não pode mais ser descrito como um talento.
Isso pode mudar a médio e longo prazo. Mas para o Catar é provavelmente muito cedo. A seleção suiça não tem atualmente um sério candidato ao título de melhor jogador jovem da Copa do Mundo de 2022. Se fosse assim, provavelmente seria Okafor que poderia ter um desenvolvimento correspondente.
As oportunidades da Suíça na Copa do Mundo 2022
Nas eliminatórias para a Copa do Mundo de 2022, os suíços nunca perderam sob o comando do técnico Yakin – ganharam três vezes e empataram três vezes. A Suíça nunca teve que se envergonhar de um sorteio. Afinal de contas, a campeã européia Itália foi sua adversária duas vezes. O terceiro sorteio foi contra a Irlanda do Norte. Opositores como Lituânia e Bulgária foram derrotados 4:0.
O Campeonato Europeu de 2021, ainda sob Vladimir Petkovic, também foi convincente, como é bem sabido. Os jogadores da camisa da Suíça eliminaram a campeã mundial França e só falharam nas quartas de final numa disputa de pênaltis contra a Espanha.
E assim é, mais uma vez, como tantas vezes antes de um grande torneio com a Suíça: o elenco é bom e provou de forma impressionante que pode competir no mais alto nível. Teoricamente, a equipe parece estar pronta para o grande momento. Realisticamente, não será suficiente para ganhar o campeonato mundial, mas os suíços são certamente capazes de chegar às quartas de final da Copa do Mundo 2022.