Retrato da Polônia na Copa do Mundo 2022

A Polônia passou por um desenvolvimento impressionante ao longo dos últimos 15 anos. A equipe nacional polonesa passou de uma equipe que tinha que estar feliz para se classificar para um torneio para uma equipe competitiva. Este desenvolvimento está intimamente ligado ao nome Robert Lewandowski. Talvez o melhor centroavante do planeta tenha puxado sua equipe e se tornado um modelo para os jovens jogadores que desde então subiram na equipe.

Na Copa do Mundo de 2022 no Catar, o técnico Czeslaw Michniewicz quer provar que sua equipe é madura o suficiente não apenas para ser uma mera equipe de apoio, mas também para ser capaz de desafiar para o título. No Campeonato Europeu de 2021, a ofensiva em particular foi capaz de mostrar que não precisava se esconder. Naquela época, ainda havia problemas na defesa. Estes devem ser remediados no Catar.

Mostramos a você como é a seleção da Polônia para a Copa do Mundo. O que já era óbvio antes do campeonato europeu também se aplica aqui: Não é mais apenas Lewandowski que os adversários têm a temer. A Polônia enfrentará Argentina, Arábia Saudita e México no Grupo C da Copa do Mundo 2022 e tem uma boa chance de avançar para a fase eliminatória.

Todos os jogos da Polônia no Mundial de 2022

Jogos da Polônia Copa do Mundo de 2022

22/11/2022 – 13:00
México0-0Polônia
México vs Polônia
26/11/2022 – 10:00
Polônia2-0Arábia Saudita
Polônia vs Arábia Saudita
30/11/2022 – 16:00
04/12/2022 – 12:00
Oitavas de final, Estadio al-Thumama

Polônia na tabela do Grupo C


Seleção da Polônia para a Copa do Mundo de 2022

GOL: Wojciech Szczesny (Juventus Turin), Lukasz Skorupski (FC Bologna), Kamil Grabara (FC Kopenhagen, für Dragowski nachnominiert)

DEFESA: Robert Gumny (FC Augsburg), Jakub Kiwior (Spezia Calcio), Jan Bednarek (Aston Villa), Mateusz Wieteska (Clermont Foot), Kamil Glik (Benevento Calcio), Bartosz Bereszynski (Sampdoria Genua), Artur Jedrejczyk (Legia Warschau), Matty Cash (Aston Villa)

MEIO-CAMPO: Grzegorz Krychowiak (Al-Shabab), Kamil Grosicki (Pogon Stettin), Szymon Zurkowski (AC Florenz), Michal Skoras (Lech Posen), Jakub Kaminski (VfL Wolfsburg), Sebastian Szymanski (Feyenoord Rotterdam), Piotr Zielinski (SSC Neapel), Przemyslaw Frankowski (RC Lens), Krystian Bielik (Birmingham City), Damian Szymanski (AEK Athen)

ATAQUE: Robert Lewandowski (FC Barcelona), Arkadiusz Milik (Juventus Turin), Karol Swiderski (Charlotte FC), Krzysztof Piatek (US Salernitana)


A Equipe Polonesa na Copa do Mundo do Catar

A Polônia joga vários sistemas de forma flexível. Entretanto, a formação mais comum que Michniewicz enviou em campo nas eliminatórias para a Copa do Mundo 2022 foi um 3-5-2. Nas eliminatórias, a formação básica foi mais frequentemente alterada para um 4-1-4-1 ou um 3-4-1-2, dependendo da necessidade. Qual sistema veremos na Copa do Mundo provavelmente dependerá também do adversário.

Goleiro

A Polônia tem claramente o número 1, Wojciech Szczesny (Juventus Turin) há vários anos. Este será sem dúvida o caso também na Copa do Mundo no Catar. Seu primeiro substituto é Lukasz Skorupski (FC Bologna), o terceiro goleiro da seleção da Polônia em 2022 foi na verdade Bartlomiej Dragowski, mas ele sofreu uma lesão no tornozelo apenas 9 dias antes do jogo de abertura. Kamil Grabara (FC Copenhague) foi nomeado em seu lugar.

Defesa

Jan Bednarek (Aston Villa) está pronto para jogar de forma centralizada na linha. Ao seu lado, o também muito experiente Kamil Glik (Benevento) provavelmente começará. Os jovens Jakub Kiwior (Spezia Calcio), Mateusz Wieteska (Clermont Foot 63) e Artur Jedrzejczyk (Legia Varsóvia) estão disponíveis como centro de apoio alternativo.

Robert Gumny (FC Augsburg) e Matty Cash (Aston Villa) serão considerados na lateral direita, com este último tendo mais chances de um lugar na escalação inicial. Na linha posterior esquerda, Bartosz Bereszynski (Sampdoria Genoa), de 30 anos, está pronto. Michniewicz não nomeou o lateral esquerdo Maciej Rybus porque ele é jogador do clube russo Spartak Moscow.

Meio-campo

No meio-campo defensivo, Grzegorz Krychowiak (Al-Shabab Club) e Szymon Zurkowski (AC Fiorentina) têm as melhores chances de começar. Além disso, Krystian Bielik (Birmingham City) e Damian Szymanski (AEK Atenas) também estariam disponíveis para o meio-campo central. Em uma defesa de três homens, Cash jogaria no lado direito.

O Superstar Piotr Zielinski (SSC Napoli) é, naturalmente, um dos jogadores da seleção da Polônia para a Copa do Mundo. Resta saber onde o jogador de 28 anos irá jogar, já que ele tem sido frequentemente colocado no meio-campo de ataque ou em ambas as alas.

Nas posições das laterais, há várias opções para o chefe de equipe da Polônia, Michniewicz. Sebastian Szymanski (Feyenoord Rotterdam) e Przemyslaw Frankowski (RC Lens), por exemplo, poderiam jogar tanto na lateral esquerda quanto na direita. Além disso, Kamil Grosicki (VfL Bochum) e Jakub Kaminski (VfL Wolfsburg), que tem apenas 20 anos, assim como Michal Skoras (Lech Posen) e Nicola Zalewski (AS Roma) poderiam ser usados na posição.

Ataque

As coisas estão claras para a equipe polonesa. O capitão Robert Lewandowski (FC Barcelona) lidera o ataque com a camisa da Polônia. Se a equipe polonesa colocar em campo dois atacantes, Arkadiusz Milik (Juventus Turim) será provavelmente a primeira escolha. Krzysztof Piatek (US Salernitana 1919) e Karol Swiderski (Charlotte FC) também estão esperando por algum tempo na Copa do Mundo no Catar como carta na manga.

https://www.youtube.com/watch?v=JKP3Z8C5er4

A equipe nacional polonesa em cheque

As informações mais importantes🇵🇱 Polônia
TrainadorCzeslaw Michniewicz 🇵🇱
Maior êxito3º lugar Copa do Mundo de 1974, 1982
Recorde de golsRobert Lewandowski (76 gols – 15.11.2022)
Recorde de jogosRobert Lewandowski (134 jogos – 15.11.2022)
Estrela do timeRobert Lewandowski (FC Barcelona)
Jogador mais valiosoRobert Lewandowski (45 mi. € – 15.11.2022)
Valor total de mercado255,60 mi. € (15.11.2022)
ApelidoBranco e Vermelho
Classificação Mundial FIFA26. colocação (06.10.2022)
Maior vitória10:0 contra San Marino (2009)
Maior derrota0:9 contra Dinamarca (1948)
Participações na Copa do Mundo9 (incl. Copa do Mundo 2022)

Polônia: uma equipe talentosa no auge

A Polônia viaja para o Catar com uma equipe que está no auge para a Copa do Mundo de 2022. Entre eles estão numerosos jogadores jovens e talentosos. Os dois laterais Kaminski e Zalewski têm apenas 20 anos, o lateral-direito Kiwior e o lateral-direito Skoras têm 22 anos e Szymanski 23.

Alguns jogadores-chave também estão em seu auge. Cash estará 25 no Catar, Zielinski 28 e Milik tem a mesma idade. Outros jogadores já têm muita experiência, o que ajudará em jogos difíceis. Lewandowski, por exemplo, comemorou seu 34º aniversário em agosto de 2022 e já participou de diversos campeonatos.

As chances da Polônia na Copa do Mundo de 2022 no Catar

A Polônia tem pelo menos classe internacional em cada parte de seu plantel. No lado ofensivo, a equipe tem até mesmo classe mundial a oferecer. O elenco lembra um pouco a Croácia há quatro anos. No papel, apesar de suas estrelas, não parece bom o suficiente para ser campeão. Mas primeiro é preciso vencer esta Polônia.

O que é certo é que a equipe é boa o suficiente para passar da fase de grupos e avançar para as oitavas de final da Copa do Mundo. Eles provavelmente perderão para a Argentina, e seus rivais mais fortes para o segundo lugar serão provavelmente o México. Na verdade, esta é quase uma tarefa obrigatória. Depois disso, tudo pode acontecer de qualquer maneira. As dificuldades da Polônia nas eliminatórias para a Copa do Mundo devem servir de aviso, porém: se esta equipe não der tudo de si, as coisas vão ficar muito amargas muito rapidamente.

>> Todas as Equipes da Copa do Mundo 2022