A Espanha é sempre um dos favoritos em todas as Copas do Mundo. O técnico Luis Enrique pode preencher cada posição, diversas vezes, com jogadores que atendam ao critério de classe mundial. Mas o sucesso da equipe desde a conquista do campeonato europeu em 2012 tem sido administrável.
Na EURO 2021, porém, bastou para uma semifinal, na qual os ibéricos só tiveram muito azar nos pênaltis contra a Itália. Mas a verdade é que eles precisaram de prorrogação nas oitavas de final contra os croatas e de pênaltis nas quartas de final contra a Suíça.
Portanto, é impossível avaliar realmente quão fortes são os espanhóis. No entanto, é claro que eles só podem ter um objetivo na Copa do Mundo de 2022 no Catar: ganhar o título. Damos uma olhada no elenco com o qual os ibéricos enfrentarão o Grupo E na Copa do Mundo 2022 contra a Alemanha, Japão e Costa Rica.
Espanha na Copa do Mundo de 2022
Jogos da Espanha na Copa do Mundo 2022
Tabela da Espanha na Copa do Mundo 2022
Seleção espanhola na Copa do Mundo 2022 em um relance
GOL: Unai Simon (Athletic Club), Robert Sanchez (Brighton), David Raya (Brentford)
DEFESA: Dani Carvajal (Real Madrid), Cesar Azpilicueta (Chelsea), Eric Garcia (Barcelona), Hugo Guillamon (Valencia), Pau Torres (Villarreal), Aymeric Laporte (Manchester City), Jordi Alba (Barcelona), Jose Gaya (Valencia)
MEIO-CAMPO: Sergio Busquets (Barcelona), Rodrigo (Manchester City), Gavi (Barcelona), Carlos Soler (Valencia), Marcos Llorente (Atletico Madrid), Pedri (Barcelona), Koke (Atletico Madrid)
ATAQUE: Ferran Torres (Barcelona), Nico Williams (Athletic Bilbao), Yeremy Pino (Villarreal), Alvaro Morata (Atletico Madrid), Marco Asensio (Real Madrid), Pablo Sarabia (PSG), Dani Olmo (RB Leipzig), Ansu Fati (Barcelona)
Confira a seleção da Espanha para a Copa do Mundo de 2022
A Espanha jogou todos os jogos do Campeonato Europeu em um 4-3-3 ofensivo, sistema que também foi utilizado diversas vezes nas eliminatórias da Copa do Mundo de 2022. Luis Enrique chegou a utilizar o 4-1-4-1 nos dois primeiros jogos, mas acabou se. ajeitando de maneira muito semelhante ao 4-3-3 durante a partida. Na Copa do Mundo do Catar provavelmente também veremos uma formação 4-3-3.
Goleiro
O goleiro da Espanha será Unai Simon (Athletic Bilbao), que jogou todos os jogos do Campeonato Europeu e também foi titular entre os postos das eliminatórias e da Liga das Nações de 2022. O ex-número 1 David de Gea do Manchester United não foi sequer considerado no elenco da Copa do Mundo da Espanha do chefe da equipe Luis Enrique. Ao invés disso, o jogador de 52 anos conta com Robert Sanchez (Brighton & Hove) e David Raya (Brentford FC) como goleiros substitutos.
Defesa
Luis Enrique está prejudicado pela escolha na defesa central. No campeonato europeu do ano passado, Pau Torres (FC Villarreal) e Aymeric Laporte (Manchester City) jogaram a maior parte do tempo, e esperamos que eles também estejam entre os onze primeiros na Copa do Mundo. O terceiro zagueiro central da seleção espanhola é o jovem Eric García (FC Barcelona). O chefe de equipe Enrique não nomeou Sergio Ramos.
Como lateral esquerdo, o internacional de longa data da camisa da Espanha Jordi Alba (FC Barcelona) tem as melhores chances de um lugar na escalação inicial. Jose Gaya (FC Valencia) estaria disponível como um substiuto. No lado direito, o técnico Enrique pode escolher entre César Azpilicueta (FC Chelsea) e a velha estrela Dani Carvajal (Real Madrid).
Meio-campo
A sexta posição na seleção espanhola pertence sem dúvida ao capitão da Espanha Sergio Busqutes (FC Barcelona). Seu substituto é Rodri, de Manchester City. Nas duas oitava posições, esperamos Koke (Atlético de Madri) e a jovem estrela Pedri (FC Barcelona), que, depois de ganhar o prêmio no Campeonato Europeu, também poderia ser eleito o melhor jovem jogador da Copa do Mundo de 2022 na final no Catar.
Além disso, Marcos Llorente (Atlético de Madrid), o jovem Gavi (FC Barcelona), que tem apenas 18 anos, Carlos Soler (PSG) e Hugo Guillamon (FC Valencia), que é mais responsável pelo trabalho defensivo, são outros jogadores de destaque no meio-campo.
Ataque
Alvaro Morata (Atlético de Madri) deve ter as melhores chances como atacante, já que é o único centroavante treinado no plantel da Furia Roja.
Na lateral direita, vemos o jovem Ferran Torres (FC Barcelona) na escalação inicial, com Yeremy Pino (FC Villarreal) e Marco Asensio (Real Madrid) ainda mais jovens, de 20 anos, também esperando por alguns minutos nesta posição.
Na lateral esquerda, a jovem estrela Ansu Fati (FC Barcelona) e Dani Olmo (RB Leipzig) estão lutando por um lugar na escalação inicial, com Pablo Sarabia (PSG) também sendo considerado para esta posição. O atleta de 20 anos Nico Williams (Athletic Bilbao), que pode jogar em ambos os lados, é outro jogador muito jovem na escalação espanhola.
A seleção espanhola na Copa do Mundo de 2022
As informações mais importantes | 🇪🇸 Espanha |
---|---|
Trainer | Luis Enrique 🇪🇸 |
Treinador | Campeão Mundial 2010 |
Maior êxito | David Villa (59 gols) |
Recorde de gols | Sergio Ramos (180 participações – 14.12.21) |
Recorde de jogos | Pedri (FC Barcelona) |
Jogador mais valioso | Pedri (100 mi. € – 15.11.22) |
Valor total de mercado | 902 mi. € – 15.11.22 |
Apelido | Furia Roja |
Classificação Mundial FIFA | 7. colocação – 06.10.22 |
Maior vitória | 13:0 contra Bulgária (1933) |
Maior derrota | 1:7 contra Inglaterra (1931) |
Participações na Copa do Mundo | 16 (incl. Copa do Mundo 2022) |
Os “jovens para ficar de olho” da Espanha na Copa do Mundo de 2022
A seleção espanhola da Copa do Mundo de 2022 está repleta de jovens talentos. A maioria dos jovens do plantel espanhol joga pelo primeiro clube europeu FC Barcelona. Gavi (18), Pedri (que fará 20 anos durante a Copa do Mundo), Fati (20), Garcia (21) e Torres (22) têm todos menos de 23 anos e, portanto, todos seriam elegíveis para o prêmio de melhor jogador jovem.
É provável que Pedri esteja na escalação inicial, como esteve no Campeonato Europeu de 2021, enquanto o meio-campista Gavi e o zagueiro central Eric Garcia também têm uma boa chance de conseguir alguns minutos. Com os dois jovens de 20 anos Pino e William, há outros dois profissionais muito jovens na seleção espanhola para a Copa do Mundo.
Graças ao excelente trabalho de desenvolvimento juvenil, muitos jovens jogadores devem dar muito prazer aos torcedores espanhóis no futuro. Na época da EURO 2024 na Alemanha, eles estarão ainda mais maduros e se tornado verdadeiras grandes estrelas.
A Espanha conquistará o 2º título da Copa do Mundo?
É como sempre na Espanha: Esta equipe não tem que ter medo de nenhum adversário. Não há nenhuma equipe no planeta que esteja claramente melhor equipada. No máximo, os ibéricos não são abençoados com a classe mundial absoluta no objetivo.
A Espanha tem uma chance muito boa de se tornar campeã mundial ou pelo menos chegar à final da Copa do Mundo 2022 se a Furia Roja puder mostrar o que pode fazer. A equipe de Luis Enrique é, com razão, uma das favoritas para a Copa do Mundo 2022.
>> Veja todas as equipes da Copa do Mundo 2022 aqui