Quando as pessoas pensam em seleções sul-americanas, geralmente têm em mente o Brasil, a Argentina ou talvez o Uruguai. O Equador normalmente não desempenha um papel em tais considerações. Entretanto, é provavelmente o momento de corrigir esta impressão. A Copa do Mundo 2022 no Catar será a quarta participação da equipe na Copa do Mundo. A primeira qualificação para as finais foi em 2002. Em 2006, na Alemanha, o Equador chegou até às oitavas de final.
Sob o comando do técnico Gustavo Alfaro, que está no cargo desde 2020, a equipe tem se mantido estável. Sob o comando do técnico atual, o Equador perdeu apenas uma partida, com um déficit de três gols. Isto foi nas quartas de final da Copa América contra a Argentina.
Portanto, o Equador poderia muito bem ser uma das equipes a surpreender no Catar. A seleção equatoriana foi sorteada no Grupo A da Copa do Mundo 2022 e terá a grande honra de disputar o jogo de abertura contra o Catar anfitrião no dia 20 de novembro. Os outros opositores do grupo são a Holanda e o Senegal. Demos uma olhada mais de perto no elenco da Copa do Mundo do Equador 2022, incluindo estrelas e talentos.
Todos os jogos do Equador na Copa do Mundo de 2022
Equador na tabela (Grupo A)
O possível elenco do Equador para a Copa do Mundo de 2022 no Catar
GOL: Alexander Dominguez (LDU Quito), Hernan Galindez (Aucas), Moises Ramirez (Independiente del Valle)
DEFESA: Pervis Estupinan (Brighton & Hove Albion), Angelo Preciado (Gent), Piero Hincapie (Bayer Leverkusen), Xavier Arreaga (Seattle Sounders), Diego Palacios (Los Angeles FC), Jackson Porozo (Troyes), Robert Arboleda (Sao Paulo), Felix Torres (Santos Laguna), William Pacho (Royal Antwerpen)
MEIO-CAMPO: Moises Caicedo (Brighton), Jose Cifuentes (Los Angeles FC), Alan Franco (Talleres), Jhegson Mendez (Los Angeles FC), Carlos Gruezo (Augsburg), Gonzalo Plata (Valladolid), Angel Mena (Leon), Ayrton Preciado (Santos Laguna), Romario Ibarra (Pachuca), Jeremy Sarmiento (Brighton)
ATAQUE: Enner Valencia (Fenerbahce), Michael Estrada (Cruz Azul), Djorkaeff Reasco (Newell’s Old Boys), Kevin Rodriguez (Imbabura SC)
Seleção do Equador para a Copa do Mundo de 2022 no Qatar
O Equador não tem um sistema fixo. Somente em 2021, a seleção equatoriana jogou em um 4-3-3, em um 3-4-3 em um 4-4-2 com um 6 duplo e em um 4-2-3-1. Assim, qual chefe de equipe de formação Alfaro enviará para o campo na final no Catar continua sendo uma surpresa.
Gol
Acredita-se que o gol da equipe do Equador na Copa do Mundo pertencerá a Alexander Dominguez (LDU Quito), de 35 anos, que já jogou mais de 65 partidas internacionais pela seleção equatoriana e, recentemente, tem sido cada vez mais confiado pelo chefe de equipe Alfaro. Hernan Galindez (SD Aucas), também 35 anos, que esteve a maior parte do tempo no gol nas eliminatórias da Copa do Mundo da América do Sul 2022, provavelmente ficará em segundo plano no Catar. O talentoso Moises Ramirez (Independiente), de 22 anos, será o terceiro goleiro no banco.
Defesa
Na defesa central do Equador, do futebol alemão Piero Hincapie (Bayer Leverkusen), de 20 anos de idade, é o favorito. Felix Torres (Santos Laguna) provavelmente começará ao seu lado. Na parte lateral esquerda, Pervis Estupiñan do Brighton & Hove Albion’s garantiu seu lugar. Na lateral direita, Angelos Preciado (KRC Genk) é o único lateral direito qualificado no plantel.
Os substitutos na defesa central são Robert Arboleda (FC São Paulo), William Pacho de 21 anos (Royal Antwerp), Jackson Porozo de 22 anos (ESTAC Troyes) e o jogador da liga norte-americana Xavier Arreaga (Seattle Sounders). A primeira alternativa como defensor esquerdo é o jovem Diego Palacios (Los Angeles FC).
Meio-campo
No meio-campo defensivo, Carlos Gruezo, do FC Augsburg, é a primeira escolha do técnico nacional Gustavo Alfaro. Moises Caicedo (Brighton & Hove) de 21 anos e José Cifuentes (Los Angeles FC) provavelmente começarão como oitavo homem. As outras alternativas no meio-campo central são Alan Franco (Club Atlético Talleres) e Jhegson Méndez (Los Angeles FC). Para o meio-campo ofensivo, o talentoso Jeremy Sarmiento (Brighton & Hove), de 20 anos, estaria disponível.
Ataque
Em uma formação 4-3-3, o capitão e provavelmente o jogador mais conhecido do time, Enner Valencia (Fenerbahce), é colocado no centroavante. Seu primeiro substituto ou parceiro no ataque é Michael Estrada (CD Cruz Azul). O terceiro atacante da escalação do Equador é Djorkaeff Reasco (CA Newell’s Old Boys) e, pela surpresa de muitos, Kevin Rodriguez (Imbabura SC), de 22 anos, também chegou à seleção equatoriana como o quarto atacante.
Na lateral esquerda, Alfaro tem a escolha entre Romário Ibarra (CF Pachuca) e Ayrton Preciado (Santos Laguna). Na lateral direita, Gonazlo Platão (Sporting Lisboa), de 22 anos de idade, quase certamente assumirá a posição. Como substituto, o veterano Angel Mena (Club Leon) ficará no banco.
O Equador na Copa do Mundo de 2022: as principais informações
As informações mais importantes | 🇪🇨 Equador |
---|---|
Treinador | Gustavo Alfaro 🇦🇷 |
Maior êxito | 2 x 4ª lugar Copa America (1959, 1993) |
Recorde de gols | Enner Valencia (35 gols – 15.11.2022) |
Recorde de jogos | Ivan Hurtado (168 jogos) |
Estrela da equipe | Enner Valencia (Fenerbahce Istanbul) |
Jogador mais valioso | Moises Caicedo (38 mi € – 15.11.2022) |
Valor total de mercado | 145,75 mi € – 06.10.2022 |
Apelido | La Tri (“As Três Cores”) |
Classificação Mundial FIFA | 44. colocação – 06.10.2022 |
Maior vitória | 6:0 contra Peru |
Maior derrota | 0:12 contra Argentina |
Participações na Copa do Mundo | 4 (incl. Copa do Mundo 2022) |
As estrelas do Equador de amanhã na Copa do Mundo de 2022
O Equador tem alguns grandes talentos em suas fileiras. Por exemplo, o jovem Piero Hincapie, da Bayer Leverkusen, tem apenas 20 anos de idade na Copa do Mundo e ainda tem um grande futuro à sua frente. O zagueiro central já está provando regularmente na Bundesliga alemã que ele é, pelo menos, de padrão internacional. Nas finais no Catar, também, numerosos escoteiros estarão olhando para seus pés. O mesmo vale para Jeremy Sarmiento, que tem apenas 20 anos de idade, mas que não deve esperar muito tempo de jogo.
Moises Caicedo tem apenas 21 anos na época das finais e já é o jogador mais valioso da seleção equatoriana, com 38 milhões de euros. O lateral central Pacho também tem apenas 21 anos, o lateral direito Gonzalo Plata tem apenas 22, assim como Ramirez, Porozo e Rodriguez, e poderia estar na fila dos principais clubes europeus do torneio no Catar.
Um grande número de outros jogadores do elenco do Equador também tem entre 23 e 28 anos de idade. Em outras palavras, é possível afirmar que o Equador tem muitos jovens talentosos.
As chances do Equador na Copa do Mundo de 2022
Já foi mencionado acima: O futebol no Equador vem se desenvolvendo muito positivamente há cerca de 20 anos. No Catar, portanto, a equipe mais forte que o país tem sido capaz de enviar em campo por um longo tempo provavelmente estará em ação.
Realisticamente, porém, não será suficiente para ganhar o título. Para isso, há uma falta de jogadores que estão em um nível absoluto de classe mundial. No entanto, a equipe definitivamente tem o que é preciso para passar pela fase de grupos de uma Copa do Mundo pela segunda vez desde 2006 e chegar às oitavas de final da Copa do Mundo 2022. É provável que seus rivais diretos sejam o Senegal, que no papel estão classificados um pouco melhor do que a seleção equatoriana.
>> Todos os times de futebol da Copa do Mundo 2022