Seleção da Croácia para a Copa do Mundo de 2022

Na Copa do Mundo de 2018 na Rússia, a Croácia foi sem dúvida a grande surpresa da equipe. O caminho do pequeno país dos Balcãs só terminou na emocionante final, quando a equipe foi derrotada pela França por 4×2. A equipe nacional croata tinha assim finalmente alcançado o potencial que lhe foi tradicionalmente concedido.

Desde então, a Croácia não foi capaz de repetir este sucesso. A qualificação para a EURO 2021 foi tão bem sucedida quanto nas eliminatorias Europa para a Copa do Mundo 2022 no Catar. No Campeonato Europeu, no entanto, foram eliminados nas oitavas de final.

Nas finais no Catar, o objetivo é repetir o sucesso de quatro anos atrás – idealmente até mesmo para terminar um lugar acima. Mostramos com qual time o chefe da equipe croata Zlatko Dalic enfrentará o Grupo F da Copa do Mundo de 2022 e fazemos uma avaliação de quão grandes são as chances realistas. Na fase de grupos, os croatas enfrentarão a Bélgica, o Canadá e o Marrocos.

Todos os jogos da Croácia na Copa do Mundo 2022

Calendário da Croácia na Copa do Mundo 2022

23/11/2022 – 07:00
Marrocos0-0Croácia
Marrocos vs Croácia
27/11/2022 – 13:00
Croácia4-1Canadá
Croácia vs Canadá
05/12/2022 – 12:00
Oitavas de final, Estádio al-Janoub
09/12/2022 – 12:00
Quartas de final, Estádio Education City
13/12/2022 – 16:00
Semifinal, Estádio Lusail
17/12/2022 – 12:00
Jogo do terceiro lugar, Estádio Khalifa International

A tabela com a Croácia no Grupo F da Copa do Mundo


O elenco da Croácia na Copa do Mundo em um relance

GOL: Dominik Livakovic (Dinamo Zagreb), Ivica Ivusic (NK Osijek), Ivo Grbic (Atletico Madrid)

DEFESA: Domagoj Vida (AEK Athen), Dejan Lovren (Zenit St. Petersburg), Borna Barisic (Glasgow Rangers), Josip Juranovic (Celtic Glasgow), Josko Gvardiol (RB Leipzig), Borna Sosa (VfB Stuttgart), Josip Stanisic (FC Bayern München), Martin Erlic (US Sassuolo), Josip Sutalo (Dinamo Zagreb)

MEIO-CAMPO: Luka Modric (Real Madrid), Mateo Kovacic (FC Chelsea), Marcelo Brozovic (Inter Mailand), Mario Pasalic (Atalanta Bergamo), Nikola Vlasic (FC Torino), Lovro Majer (Stade Rennes), Kristijan Jakic (Eintracht Frankfurt), Luka Sucic (Red Bull Salzburg)

ATAQUE: Ivan Perisic (Tottenham Hotspur), Andrej Kramaric (TSG Hoffenheim), Bruno Petkovic (Dinamo Zagreb), Mislav Orsic (Dinamo Zagreb), Ante Budimir (CA Osasuna), Marko Livaja (Hajduk Split)


Análise da seleção da Croácia para a Copa do Mundo 2022

A Croácia quase sempre jogou em um 4-3-3 nas eliminatórias para a Copa do Mundo de 2022, com exceção da partida contra a Eslováquia (2:2). Dalic enviou sua equipe para o campo utilizando um 4-1-4-1, que estava intimamente relacionado com o 4-3-3, com os dois alas sendo puxados um pouco mais para trás.

Presumimos que a seleção croata também jogará em uma formação 4-3-3 na Copa do Mundo no Catar. Um total de 26 jogadores fazem parte do plantel croata.

Goleiro

O goleiro número 1 na meta da equipe nacional croata é Dominik Livakovic (Dínamo de Zagreb). Ivo Grbic (Atlético de Madri) é o goleiro substituto no plantel da Copa do Mundo de 2022 da Croácia. O terceiro goleiro da Croácia provavelmente será Ivica Ivusic (NK Osijek).

Defesa

Na defesa central, o experiente Dejan Lovren (Zenit St. Petersburg) deve ser colocado. Ao seu lado está o vice-capitão Domagoj Vida (AEK Atenas), outro jogador extremamente experiente. Ambos já terão 33 anos de idade na Copa do Mundo, portanto certamente não são mais os mais rápidos.

Caso Zlatko Dalic deseje utilizar jogadores mais jovens na defesa central, Jsoko Gvardiol (RB Leipzig) de 20 anos, Josip Sutalo (Dínamo Zagreb) de 22 anos e Martin Erlic (US Sassuolo) de 24 anos estão disponíveis como substitutos.

Na parte posterior esquerda, Dalic pode escolher entre Borna Sosa (VfB Stuttgart) e Borna Barisic (Glasgow Rangers), sendo provável que Sosa tenha mais chances de jogar na escalação inicial. Ao fundo, Josip Juranovic (Celtic Glasgow) provavelmente será preferido ao talento de Bayern Josip Stanisic.

Meio-campo

Marcelo Brozovic (Inter de Milão) é semeado no meio-campo defensivo. O mesmo vale para o capitão e Jogador Mundial do Ano de 2018 Luka Modric (Real Madrid) na oitava posição. Matteo Kovacic (Chelsea FC) provavelmente começará ao seu lado.

Mario Pasalic (Atalanta Bergamo), o mega-talento Luka Sucic (Red Bull Salzburg), Lovro Majer (Stade Rennes) e Kristijan Jakic (Eintracht Frankfurt) também são opções aqui, com este último mais responsável por trabalhar no meio-campo defensivo.

Ataque

Andrej Kramaric (TSG Hoffenheim) tem sido o centro das atenções nos últimos tempos. Ele também deve estar entre os onze titulares na Copa do Mundo, desde que consiga manter sua boa forma. Bruno Petkovic (Dínamo Zagreb), Ante Budimir (Osasuna) e Marko Livaja (Hajduk Split) provavelmente se sentarão no banco como reservas.

Na ala direita, o treinador nacional croata conta principalmente com os serviços de Nikola Vlasic (FC Torino), que também pode jogar no meio-campo ofensivo. Na lateral esquerda, o veterano Ivan Perisic (Tottenham Hotspur) é um elemento permanente. Mislav Orsic (Dínamo Zagreb) também está na formação croata e pode jogar em qualquer uma das alas.

A seleção croata na Copa do Mundo de 2022 no Catar

As informações mais importantes🇭🇷 Croácia
TreinadorZlatko Dalic 🇭🇷
Maior êxitoVice-campeã mundial 2018
Recorde de golsDavor Suker (45 gols)
Recorde de jogosLuka Modric (154 jogos internacionais – 15.11.22)
Estrela do timeLuka Modric (Real Madrid)
Jogador mais valiosoJosko Gvardiol (60 mi. € – 15.11.22)
Valor total de mercado377,7 mi. € – 15.11.22
ApelidoKockasti (O Xadrez), Vatreni (Os Ferozes)
Classificação Mundial FIFA12. colocação (06.10.22)
Maior vitória10-0 contra São Marinho (2016)
Maior derrota0-6 contra Espanha (2018)
Participações na Copa do Mundo7 (incl. Copa do Mundo 2022)

Os talentos da Croácia na Copa do Mundo de 2022

Após a Copa do Mundo de 2018, Dalic iniciou e agora implementou com sucesso um processo considerado muito difícil: o rejuvenescimento da equipe. Os croatas pareciam estar ficando sem grandes talentos.

Entretanto, no entanto, não há mais nenhuma questão quanto a isso. O melhor exemplo é Josko Gvardiol da RB Leipzig, que terá apenas 20 anos de idade na Copa do Mundo de 2022. Ele certamente tem futuro na defesa central da Croácia. No meio-campo, o mesmo se aplica a Luka Sucic – ele, também, terá apenas 20 anos de idade nas finais no Catar.

Com Josip Stanisic, os croatas contam com um lateral-direito de 22 anos, que também joga no Bayern de Munique. Atacante à parte, a Croácia tem jogadores talentosos e experientes em todas as partes da equipe que podem fazer a diferença na Copa do Mundo de 2022 no Catar.

A Croácia repetirá o sucesso de 2018?

Antes da Copa do Mundo de 2018, muitos especialistas foram subestimados sobre seu desempenho nas finais na Rússia. O potencial da seleção croata era evidente, mas ao mesmo tempo parecia haver muitas outras equipes que estavam muito melhor organizadas em muitas posições.

A fase de grupos, portanto, parecia ser o máximo que conseguiriam alcançar. Mas a Croácia refutou esta avaliação de forma impressionante e tornou-se vice-campeã mundial.

Na verdade, o mesmo se aplica à Copa do Mundo de 2022. A seleção croata é muito boa, mas os favoritos da Copa do Mundo de 2022, como França, Espanha, Inglaterra, Bélgica, Alemanha ou Argentina, são simplesmente ainda melhores.

Após as experiências da Copa do Mundo de 2018, no entanto, isso não pode mais ser escrito, razão pela qual deve ser dito o seguinte: as chances da Croácia em 2022 não são menores do que nas finais de 2018 e avançar para as oitavas de final da Copa do Mundo de 2022 é praticamente uma obrigação.