Costa Rica para a Copa do Mundo de 2022

A Costa Rica conseguiu: a equipe do técnico colombiano Luis Fernando Suárez venceu a Nova Zelândia nas repescagens intercontinentais. Assim, os americanos deram um pontapé em sua passagem para a Copa do Mundo 2022 no Catar. Esta é sua sexta participação em uma final de Copa do Mundo. Eles foram os últimos entre os titulares da Copa do Mundo de 2014 no Brasil. E na competição mundial a equipe também alcançou o melhor resultado de sua história: só terminou nas quartas de final.

O objetivo é repetir este sucesso no Catar. Entretanto, não será fácil: no Grupo E da Copa do Mundo, eles enfrentarão a Alemanha, a Espanha e o Japão. Ter dois dos favoritos da Copa do Mundo 2022 em seu próprio grupo significa tudo menos sorte no sorteio da seleção costarriquenha. Damos uma olhada no plantel com o qual Suárez quer surpreender os dois times europeus e o mundo inteiro do futebol.

Calendário de jogos da Costa Rica para a Copa do Mundo

Jogos da Costa Rica na Copa do Mundo

23/11/2022 – 13:00
Espanha7-0Costa Rica
Espanha vs Costa Rica
27/11/2022 – 07:00
Japão0-1Costa Rica
Japão vs Costa Rica
01/12/2022 – 16:00
Costa Rica2-4Alemanha
Costa Rica vs Alemanha

Tabela do Grupo E com a Costa Rica

>> Tabelas com todos os grupos da Copa do Mundo 2022


O elenco com os 26 homens da Costa Rica em um relance

GOL: Esteban Alvarado (Herediano), Keylor Navas (Paris St. Germain), Patrick Sequeira (Club Deportivo Lugo)

DEFESA: Francisco Calvo (Konyaspor), Daniel Chacon (Colorado Rapids), Oscar Duarte (Al-Wehda), Keysher Fuller (Herediano), Carlos Martinez (San Carlos), Ronald Matarrita (Cincinnati), Bryan Oviedo (Real Salt Lake), Juan Pablo Vargas (Millonarios), Kendall Waston (Saprissa)

MEIO-CAMPO: Brandon Aguilera (Nottingham Forest), Jewison Bennette (Sunderland), Celso Borges (Alajuelense), Anthony Hernandez (Puntarenas), Douglas Lopez (Herediano), Bryan Ruiz (Alajuelense), Youstin Salas (Saprissa), Yeltsin Tejeda (Herediano), Gerson Torres (Herediano), Roan Wilson (Grecia), Alvaro Zamora (Saprissa)

ATAQUE: Joel Campbell (Leon), Anthony Contreras (Herediano), Johan Venegas (Alajuelense)


A possível seleção da Costa Rica em análise

O sistema padrão da Costa Rica é um 4-2-3-1, que Suarez ocasionalmente varia para um 5-4-1, com um dos meio-campistas defensivos avançando para a linha de fundo. Nas finais, porém, o treinador contou com um 4-4-2 com um duplo 6. No entanto, esperamos a formação clássica na Copa do Mundo.

Goleiro

No gol, as coisas estão claramente estabelecidas: A superestrela da Costa Rica Keylor Navas (Paris Saint-Germain) guarda a área. Não há nenhum outro na equipe que possa substituir o capitão da equipe. O goleiro reserva é o já de 33 anos Esteban Alvarado (CS Herediano) e o do futebol espanhol, Patrick Sequeira (CD Lugo) de 23 anos está viajando para o Catar como o terceiro goleiro.

Defesa

Oscar Duarte (Al Wehda FC), Francisco Calvo (Konyaspor) e Kendall Waston (Deportivo Saprissa) estão todos disputando pela defeesa central, com os dois primeiros provavelmente tendo a vantagem. Já os meio-campistas defensivos Daniel Chacon (CS Cartagines) e Juan Pablo Vargas (Millonarios) estão disponíveis como substitutos.

O lateral esquerdo Bryan Oviedo (FC Copenhagen) está praticamente garantido na escalação inicial. Seu reforço e Ronald Matarrita (FC Cincinatti). Keysher Fuller (CS Herediano) deve ter a melhor chance de estar entre os onze iniciais. A alternativa seria Carlos Martinez (AD San Carlos).

Meio-campo

No meio-campo defensivo, Celso Borges (LD Alajuelense) está definido. Ao seu lado, Gerson Torres (CS Herediano) ou Yeltsin Tejeda (CS Herediano) devem começar junto à ele. Seu colega de equipe Douglas Lopez (CS Herediano), Youstin Salas (Saprissa) ou Roan Wilson (Grecia), de 20 anos, também podem ser considerados para esta posição.

Para o meio-campo atacante, estão disponíveis Bryan Ruiz (LD Alajuelense), que também pode jogar na frente ou na lateral, e o Brandon Aguilera (Guanacasteca) de 19 anos de idade.

Na lateral esquerda, Jewison Bennette (AFC Sunderland, 18 anos) e Alvaro Zamora (Saprissa, 20 anos) irão duelar por um lugar nos onze iniciais. Gerson Torres (CS Herediano) provavelmente jogará na lateral direita, mas ele também pode jogar na esquerda ou no meio-campo central.

Ataque

O experiente Joel Campbell (Club Leon FC) é o centroavante. Com uma vantagem dupla, Anthony Contreras (CS Herediano) , de 22 anos, deve estar ao seu lado. É provavél que Campbell também muda para as lateriais e Luis Fernando Suarez envie Contreras para o campo como o único centroavante. Outros atacantes da seleção costarriquenha incluem o experiente Johan Venegas (LD Alajuelense) e o jovem Anthony Hernandez (Puntarenas).

A Equipe da Costa Rica – Checagem para Copa do Mundo

As informações mais importantes🇨🇷 Costa Rica
TrainadorLuis Fernando Suarez 🇨🇴
Maior êxitoCampeões da América do Norte e Central 1963, 1969, 1989
Recorde de golsRolando Fonseca (47 gols)
Recorde de jogosCelso Borges (153 jogos – até 04.11.22)
Estrela do timeKeylor Navas (Paris St. Germain)
Jogador mais valiosoKeylor Navas (8 mi. € – 21.07.22)
Valor total de mercado18,83 mi. € – 04.11.22
ApelidoLos Ticos
Classificação Mundial FIFA341 colocação (06.10.22)
Maior vitória12:0 sobre Porto Rico (1946)
Maior derrota0:7 contra México (1975)
Participações na Copa do Mundo6 (incl. Copa do Mundo 2022)

A Costa Rica tem talentos emergentes?

A equipe nacional costarriquenha certamente tem um talento em ascensão em suas fileiras. O Bennette de 18 anos, o Aguilera de 19 anos, o Lawrence de 20 anos ou os dois Mora e Chacon de 21 anos devem ser mencionados aqui. Resta saber se eles conseguirão chegar a um clube de primeira linha na Europa. Entretanto, com bons desempenhos, eles poderiam usar a Copa do Mundo como um trampolim.

No entanto, os jogadores realmente bons e experientes do elenco da Costa Rica já são mais velhos. Navas terá 36 anos durante a Copa do Mundo, Ruiz já tem 37 no torneio, Duarte como homem central na defesa tem 33 no Catar. Os melhores jogadores da equipe já viram muitos verões.

Quais são as chances de chegar à fase de eliminatórias?

As chances para a Costa Rica são ruins. Esta equipe teria passado por um momento extremamente difícil em qualquer grupo. Afinal, os melhores jogadores só têm classe internacional – e não há muitos deles e são mais velhos. O fato de ser contra a Espanha e a Alemanha, entre todos os países, é um impacto adicional.

Em um torneio normal, a seleção costarriquenha seria eliminada após a fase de grupos. A competição será boa demais para chegar às oitavas de final da Copa do Mundo 2022. Mas talvez isto seja exatamente o que dá à Costa Rica a vantagem necessária: A Costa Rica só pode surpreender o público em geral de uma maneira positiva.

>> De volta a todos os times da Copa do Mundo 2022