Camarões é uma das equipes africanas mais conhecidas. Samuel Eto’o, que foi um dos melhores atacantes do mundo em seu tempo, foi o grande responsável por isso. Ele foi sem dúvida o atacante mais perigoso do planeta durante vários anos. Após a aposentadoria de Eto, no entanto, o futebol do país se tornou mais calmo. Falta-lhe a grande superestrela que alguns outros times africanos têm. Recentemente, porém, o país foi capaz de fazer uma virtude por necessidade. Camarões construiu uma equipe sólida que era difícil de ser contada devido à falta de estrelas.
Esta estratégia teve sucesso na Copa da África de 2022, por exemplo. Nas semifinais, eles só perderam para o Egito em uma disputa de pênaltis. Os camaroneses venceram a partida pelo terceiro lugar contra Burkina Faso. Esta tendência deve continuar na Copa do Mundo de 2022.
Entretanto, os Camarões não tiveram muita sorte no sorteio para a rodada preliminar. Os leões indomáveis foram sorteados no Grupo G da Copa do Mundo e enfrentarão o Brasil, a Suíça e a Sérvia, onde são os grandes azarões.
Todos os jogos de Camarões na Copa do Mundo 2022
Cronograma de jogos da Copa do Mundo dos Camarões
Camarões no Grupo G da Copa do Mundo
>> Todas as tabelas da Copa do Mundo 2022
Visão geral do elenco de Camarões para Copa do Mundo 2022
GOL: Devis Epassy (Abha Club), Simon Ngapandouetnbu (Marseille), Andre Onana (Inter Mailand)
DEFESA: Jean-Charles Castelletto (Nantes), Enzo Ebosse (Udinese), Collins Fai (Al Tai), Olivier Mbaizo (Philadelphia Union), Nicolas Nkoulou (Aris Salonika), Tolo Nouhou (Seattle Sounders), Christopher Wooh (Stade Rennes)
MEIO-CAMPO: Martin Hongla (Verona), Pierre Kunde (Olympiakos), Olivier Ntcham (Swansea City), Gael Ondoua (Hannover 96), Samuel Oum Gouet (Mechelen), Andre-Frank Zambo Anguissa (Neapel)
ATAQUE: Vincent Aboubakar (Al Nassr), Christian Bassogog (Shanghai Shenhua), Eric Maxim Choupo-Moting (Bayern München), Souaibou Marou (Coton Sport), Bryan Mbeumo (Brentford), Nicolas Moumi Ngamaleu (Young Boys Bern), Jerome Ngom (Colombe Sportive du Sud Officie), Georges-Kevin Nkoudou (Besiktas), Jean-Pierre Nsame (Young Boys Bern), Karl Toko Ekambi (Olympique Lyon)
A seleção de Camarões para a Copa do Mundo de 2022 no Catar
Os Camarões jogam dois sistemas quase da mesma maneira. Ou a equipe joga em um 4-4-2 com um duplo 6 ou a seleção camaronesa opera em um 4-3-3. O primeiro sistema foi usado nas partidas contra adversários com um forte ataque. Assumimos que é por isso que veremos a maior parte no Catar.
Goleiro
No gol, a questão é clara: o forte André Onana (Inter de Milão) é o indiscutível número 1 e, portanto, também estará entre os postos da Copa do Mundo. Devis Epassy (Abha Club) e Simon Ngapandouetnbu (Olympique Marseille), de 19 anos, provavelmente viajarão para o Catar como goleiros substitutos. Se Onana não se machucar ou não for suspensO, os dois certamente voarão para casa com zero minutos de ação.
Defesa
O jogador de 21 anos Christopher Wooh (FC Stade Rennes) deve jogar ao lado de Jean-Charles Castelletto (FC Nantes), de 27 anos, na defesa central. Outra alternativa para o treinador nacional Rigobert Song seria Nicolas N’Koulou (Aris Thessaloniki).
Na lateral esquerda, Nouhou Tolo (Seattle Sounders FC) e Enzo Ebosse (Udinese Calcio) estão na disputa pela escalação inicial, com o primeiro provavelmente em primeiro lugar. Collins Fai (Al-Tai), de 30 anos de idade, quase certamente começará na lateral direita. Seu primeiro substituto é Olivier Mbaizo (Philadelphia Union).
Meio-campo
Do futebol italiano, o jogador de 27 anos Frank Anguissa (SSC Napoli), talvez o melhor jogador da seleção camaronesa, estará jogando no meio-campo defensivo. Ao lado dele, esperamos Martin Hongla (Hellas Verona) de 24 anos, embora ele também possa jogar à direita ou à esquerda do meio-campo. Outras opções para o meio-campo central seriam Samuel Oum Gouet (KV Mechelen) e Gael Ondoua (Hannover 96), Olivier Ntcham (Swansea City) e Pierre Kunde (Olympiakos Piraeus).
No meio-campo esquerdo, Karl Toko Ekambi (Olympique Lyon) é um acessório permanente. Nicolas Moumi Ngamaleu (YB Bern), está quase certo de estar entre os onze titulares. Nas laterais, Christian Bassogog (SH Shenhua), Bryan Mbeumo (FC Brentford) e Georges-Kevin N’Koudou (Besiktas Istambul) também estarão esperando por alguns minutos.
Ataque
Na frente, o veterano capitão Vincent Aboubakar (Al Nassr), familiar a muitos de seu tempo em Besiktas Istambul, garantiu seu lugar na escalação inicial de Camarões.
Em uma partida de cabeça dupla, Eric Maxim Choupo-Moting (FC Bayern München), provavelmente o jogador mais conhecido do elenco da Copa do Mundo de Camarões 2022, estaria jogando ao seu lado. Moting havia se demitido sob o comando do ex-técnico Conceiçao depois que a equipe foi eliminada da Copa da África de 2022, porque ele não confiava mais nele. Sob a nova chefia do técnico Song, no entanto, o profissional da FCB voltou à seleção camaronesa e está atualmente em plena forma. Os atacantes Jean-Pierre Nsame (Young Boys Bern) e Souaibou Marou (Coton Sport FC), de 21 anos, esperam, portanto, serem os substitutos.
Visão geral da equipe nacional dos Camarões
As informações mais importantes | 🇨🇲 Camarões |
---|---|
Treinador | Rigobert Song 🇨🇲 |
Maior êxito | Campeão Afriano 1984, 1988, 2000, 2002, 2017 |
Recorde de gols | Samuel Eto’o (56 gols) |
Recorde de jogos | Rigobert Song (137 jogos) |
Estrela da equipe | Eric Maxim Choupo-Moting (Bayern München) |
Jogador mais valioso | Frank Anguissa (38 mi. € – 15.11.22) |
Valor total de mercado | 155 mi. € – 15.11.22 |
Apelido | Leões indomáveis |
Classificaçã Mundial FIFA | 43. colocação – 06.10.22 |
Maior vitória | 9:0 contra Chade (1965) |
Maior derrota | 1:6 contra Rússia (1994) |
Participações na Copa do Mundo | 8 (incl. Copa do Mundo 2022) |
Os talentos de Camarões na Copa do Mundo de 2022: falta de estrelas do amanhã
O trabalho juvenil dos leões indomáveis força um julgamento diferenciado. Por um lado, há uma falta dos grandes talentos de amanhã. O próximo Eto’o não está à vista no momento. Por outro lado, o país tem uma série de bons e jovens jogadores em suas próprias fileiras, que estão atuando solidamente em seus clubes.
A seleção de Camarões para a Copa do Mundo de 2022 inclui muitos jogadores jovens: Ngapandouetnbu de 19 anos, Wooh e Marou de 21 anos, e Mbeumo e Ebosse de 23 anos. Os outros profissionais do plantel também têm em sua maioria entre 24 e 28 anos e estão, portanto, em seus melhores anos de futebol.
As chances dos Camarões na Copa do Mundo de 2022 no Catar
Ficou claro que Camarões enfrentaria adversários difíceis na Copa do Mundo no Qatar. Mas mesmo comparada a isso, a sorte do sorteio realmente não favoreceu a equipe africana. Afinal de contas, a fase de grupos os colocará contra os favoritos da Copa do Mundo de 2022, Brasil, Suíça e Sérvia. No papel, cada um dos oponentes é melhor. A Suíça, e naturalmente o Brasil em particular, deve até mesmo ter vantagens cristalinas.
Portanto, não são grandes as esperanças de que a equipe nacional camaronesa possa passar pela fase de grupos. Um lugar nas oitavas de final da Copa do Mundo seria uma verdadeira sensação. A equipe nacional dos Camarões não é definitivamente uma das favoritas neste grupo.