A Bélgica tornou-se uma superpotência absoluta do futebol. Onde quer que a equipe compita, geralmente também é convincente. Os Red Devils têm inúmeras super estrelas, o que qualquer outro país do mundo gostaria. O grande sucesso na forma de um título de campeonato mundial ainda não foi bem-sucedido. Na Copa do Mundo de 2018 da Rússia, eles estiveram muito próximos, mas, no final, os Red Devils tiveram que se contentar com o terceiro lugar.
Espera-se finalmente que a Bélgica tenha mais sucesso na Copa do Mundo de 2022 no Catar. Verificaremos como a seleção belga deveria atingir este grande objetivo. Também vamos dar uma olhada especial aos talentos que acreditamos poderem desempenhar um papel especial quando se trata de tudo para Kevin De Bruyne & Co. Com a Croácia, o Canadá e Marrocos, os belgas enfrentarão oponentes viáveis no Grupo F da Copa do Mundo que não devem ter grandes dificuldades.
Calendário de jogos da Bélgica na Copa do Mundo 2022
Os jogos da Bélgica na Copa do Mundo 2022
Tabela da Bélgica na Copa do Mundo 2022
A seleção belga para a Copa do Mundo
GOL: Koen Casteels (Wolfsburg), Thibaut Courtois (Real Madrid), Simon Mignolet (Club Brügge)
DEFESA: Toby Alderweireleld (Antwerpen), Zeno Debast (Anderlecht), Wout Faes (Leicester), Arthur Theate (Stade Rennes), Jan Vertonghen (Anderlecht), Thomas Meunier (Dortmund), Timothy Castagne (Leicester)
MEIO-CAMPO Yannick Carraso (Atletico Madrid), Thorgan Hazard (Dortmund), Eden Hazard (Real Madrid), Kevin De Bruyne (Manchester City), Leander Dendoncker (Aston Villa), Amadou Onana (Everton), Youri Tielemans (Leicester), Hans Vanaken (Club Brügge), Axel Witsel (Atletico Madrid), Charles De Ketelaere (AC Milan)
ATAQUE: Dries Mertens (Galatasaray), Leandro Trossard (Brighton), Michy Batshuayi (Fenerbahce), Lois Openda (RC Lens), Romelu Lukaku (Inter Mailand), Jeremy Doku (Stade Rennes)
Retrato da seleção Belga para a Copa do Mundo 2022
O treinador belga é Roberto Martinez, da Espanha. Ele ganhou uma excelente reputação e é considerado um dos melhores treinadores da seleção nacional de todos os tempos. Aqui vemos os prováveis jogadores para a sua seleção belga, por equipe. Isso deve nos ajudar a analisar as chances reais dos belgas no Catar.
Os medalhistas de bronze da Copa do Mundo de 2018 geralmente jogam em um 3-4-3 ou 3-4-2-1, e a seleção da Bélgica na Copa do Mundo já incluiu os 26 jogadores, como fez na Euro 2021, em parte devido à pandemia.
Goleiro
O goleiro do Real Madrid Thibaut Courtois é o número 1 no gol. Ele foi eleito o melhor goleiro das finais na Rússia em 2018 e também é um dos favoritos para melhor goleiro da Copa do Mundo de 2022 no próximo torneio no Catar.
O jogador do VfL Wolfsburg, Koen Casteels, ficará no banco como goleiro substituto. O terceiro goleiro da seleção belga da Copa do Mundo de 2022 é Simon Mignolet (FC Brugge), de 34 anos.
Defesa
Na defesa central, o experiente Jan Vertonghen (RSC Anderlecht) é o líder. A rodada final no Catar provavelmente será sua despedida em termos de torneios da Copa do Mundo, já que ele terá 35 anos no torneio.
Toby Alderweireld (Royal Antwerpen SC) começará como um dos três defensores ao lado de Vertonghen, enquanto a ultima posição defesa central ainda está aberto. O jovem Arthur Theate (FC Stade Rennes) e Wout Faes (Leicester City) estão disponíveis para seleção. Além disso, o Zeno Debast (RSC Anderlecht), de 19 anos de idade, também conseguiu entrar para a seleção belga.
Meio-campo
Axel Witsel (Atlético de Madri) e Youri Tielemans (Cidade de Leicester) estão posicionados no meio-campo defensivo. Leander Dendoncker (Aston Villa) e Amadou Onana (Everton FC), de 21 anos, estão disponíveis como fortes reforços.
No sistema ‘3-4-2-1’, que o técnico da seleção belga Roberto Martinez costuma usar, Timothy Castagne (Leicester City) deve aparecer no meio-campo à direita e o experiente Yannick Carrasco (Atlético de Madrid) à esquerda. As alternativas nestas posições são Timothy Castagne (Leicester City) e Jeremy Doku (Stade Rennes) à direita e Thorgan Hazard (Borussia Dortmund) e Leandro Trossard (Brighton & Hove Albion) à esquerda.
Na ofensiva, o superastro Kevin De Bruyne (Manchester City) é o jogador mais importante do elenco belga. A primeira alternativa para o talentoso e rápido técnico é provavelmente Dries Mertens (Galatasaray), caso contrário, o jovem Charles De Ketelaere (AC Milan) também poderia ser considerado nesta posição.
Além de De Bruyne, Eden Hazard (Real Madrid) é outro jogador de destaque na ofensiva. O jogador de longa data da seleção belga pode sempre fazer a diferença com sua força de drible e sua visão geral do jogo, mas também já entregou muitos jogos ruins com a camisa da Bélgica.
Aqui, também, Mertens deve ser a primeira escolha se Hazard não estiver em forma ou Martinez estiver insatisfeito com seu capitão. Hans Vanaken (Club Bruges) seria outra opção no meio-campo ofensivo.
Ataque
No meio da tempestade, há praticamente apenas uma escolha para o chefe da equipe, Roberto Martinez, e é Romelu Lukaku (Inter de Milão). O atacante tecnicamente forte e rápido, deve avançar os Red Devils com seus gols pelo título e é novamente um dos candidatos mais quentes ao artilheiro da Copa do Mundo de 2022.
Os atacantes regulares Michy Batshuayi (Chelsea FC) e Lois Openda (RC Lens) também estão no elenco da Copa do Mundo da Bélgica, mas quase certamente só serão usados como reservas.
A seleção belga na Copa do Mundo de 2022
As informações mais importantes | 🇧🇪 Bélgica |
---|---|
Treinador | Roberto Martinez 🇪🇸 (desde 2016) |
Maior êxito | 3o lugar na Copa do Mundo 2018 |
Recorde de gols | Romelu Lukaku (68 gols – 10.11.22) |
Recorde de jogos | Jan Vertonghen (141 jogos internacionais – 10.11.22) |
Estrela da equipe | Kevin de Bruyne (Manchester City) |
Jogador mais valioso | Kevin De Bruyne (80 mi € – 15/11/22) |
Valor total de mercado | 563,20 mi € (15/11/22) |
Apelido | Red Devils (Diabos Vermelhos) |
Classificação Mundial FIFA | 2. colocação (06.10.22) |
Maior vitória | 9:0 contra San Marino (10.10.19) |
Maior derrota | 1:9 contra Inglaterra (1927) |
Participações na Copa do Mundo | 14 (incl. Copa do Mundo 2022) |
Jovens da Bélgica na Copa do Mundo de 2022
A Bélgica tem grandes talentos em suas fileiras, especialmente no meio-campo. Isso já foi mencionado acima. Charles De Ketelaere teoricamente ainda é elegível para jogar pelos sub-21 do país na Copa do Mundo de 2022 no Catar, por exemplo. Com tempo suficiente, ele seria um candidato ao melhor jogador jovem da Copa do Mundo de 2022. O mesmo se aplica, é claro, a Jeremy Doku, que terá apenas 20 anos na final.
Nas outras partes da equipe, também estão crescendo jogadores que têm o que é preciso para se tornarem jogadores da mais alta qualidade. O zagueiro Debast tem apenas 19 anos de idade na Copa do Mundo. Onana tem 21 anos, Theate e Openda tem apenas 22.
A única exceção é a posição do goleiro. Aqui, há uma ligeira falta de um guardião que tenha a classe dos jogadores atualmente dominantes. Entretanto, é bom para os belgas que Courtois e Casteels ainda tenham alguns bons anos pela frente.
A Bélgica finalmente conseguirá seu primeiro título da Copa do Mundo?
Quão realistas são as chances dos belgas de vencer a Copa do Mundo é difícil dizer por três razões. Existem outras nações, como França, Alemanha ou Itália, que estão nominalmente muito melhor posicionadas, especialmente na defensiva, e também estão entre os favoritos da Copa do Mundo de 2022.
Além disso, a curva de forma de alguns jogadores belgas nem sempre estava certa nos anos anteriores à Copa do Mundo. Alguns deles tiveram grandes problemas em seus clubes. Essas dificuldades não devem continuar na Copa do Mundo. Além disso, os principais jogadores não podem se machucar em algumas posições. Apesar da qualidade brutalmente alta da equipe belga em geral, a equipe não pode substituí-los. Isso se aplica a De Bruyne, Lukaku ou Witsel, por exemplo.
É por isso que chegamos a uma conclusão para a Bélgica, que foi atraída para a equipe muitas vezes e a equipe provavelmente não pode mais ouvir: a Bélgica pode definitivamente se tornar campeã mundial se o torneio for bem.
Em um bom dia, os “red devils” vencem qualquer adversário. No entanto, a fase eliminatória pode terminar no início da Copa do Mundo de 2022 se um fator não se encaixar e o adversário errado vier na hora errada.
>> Veja todas as equipes da Copa do Mundo 2022 aqui