Lionel Messi conseguiu quase tudo em sua vida como jogador de futebol. O argentino se tornou um jogador de futebol mundial cinco vezes, ganhou a Copa América com a Argentina e também conquistou praticamente todos os títulos em nível de clube. Apenas um troféu ainda falta para este talvez o maior jogador de futebol do nosso tempo: a Copa do Mundo.
Em 2014, Messi conseguiu chegar à final e foi o jogador do torneio. Mas ele não conseguiu ganhar o título. Isto se seguirá na Copa do Mundo de 2022 no Catar. Messi estará sob pressão especial. Mas ele já provou muitas vezes que pode estar à altura. É por isso que o consideramos a estrela da Copa do Mundo de 2022 da Argentina.
Lionel Messi da Argentina em análise para Copa do Mundo
As informações mais importantes | 🇦🇷 Lionel Messi |
---|---|
Equipe | Paris Saint-Germain 🇫🇷 |
Posição | Centroavante, ponta direita |
Data de nascimento | 24.06.1987 |
Altura | 1,69 m |
Participações/gols pela seleção | 158/80 (28.02.2022) |
Valor de mercado | 60 mi. € (28.02.2022) |
Maior êxito com a equipe nacional | Copa América 2021, vice-campeã Copa do Mundo 2014 |
>> Todas as estrelas da Copa do Mundo 2022 em um relance
Messi ainda é o melhor jogador do mundo?
Messi não precisa realmente de uma introdução especial. Todo torcedor de futebol conhece este jogador e sabe de que tipo de coisas ele é capaz. Há alguns anos, não havia dúvidas de que Messi (junto com Cristiano Ronaldo) era o melhor jogador do mundo.
Mas com o declínio do FC Barcelona, sua reputação também diminuiu, apesar de ele ainda ter tido um bom desempenho pessoal. Além disso, Messi não está ficando mais jovem. Ele terá 35 anos de idade na Copa do Mundo no Catar. Isto já levanta a questão de saber se ele ainda é o melhor jogador do mundo. Ele fará o máximo para provar isso na seleção argentina Copa do Mundo 2022.
Sua carreira teve início na Argentina
Messi jogou pela primeira vez no Grandoli FC em sua juventude, mas se juntou ao Newell’s Old Boys aos nove anos de idade. Durante este tempo, a situação econômica da Argentina ficou cada vez pior. A família emigrou, portanto, para a Espanha para escapar destas preocupações. Messi tinha 13 anos de idade na época. No entanto, seu talento excepcional já estava em exposição.
A mudança rápida para o FC Barcelona
Na Espanha, Messi fez uma audição para o FC Barcelona e impressionou tanto os treinadores que recebeu imediatamente um contrato em um guardanapo para assinar. Os catalães estavam desesperados para assegurar o grande talento. A ligação de Messi ao Barca vem desde aquela época.
Não demorou muito para que ele deixasse sua marca nas fileiras profissionais. Em 2004, ele já fez sua estréia como um jovem de 17 anos na primeira equipe dos catalães – e solicitou a cidadania espanhola ao mesmo tempo. Isto foi para contornar a regulamentação estrangeira. Em 2005, ele também recebeu o prêmio para o melhor jogador jovem do mundo.
O melhor período de Messi no Barça
O melhor momento de Messi no Barca começou em 2007, quando ele marcou os três gols contra o Real Madrid no El Clasico. A partir daí, as coisas só subiram: em 2009, o argentino conquistou seu primeiro título como jogador de futebol mundial. No mesmo ano, ele comemorou sua segunda vitória na Liga dos Campeões com o Barca. Outros dois se seguirão (2011, 2015).
Messi também venceu o campeonato espanhol 10 vezes e a copa 7 vezes. Em termos de prêmios pessoais, a estrela ofensiva ganhou tudo o que um jogador pode conseguir.
A mudança repentina para o PSG
A grande era do Barca, entretanto, chegaria ao fim em 2019. A última conclusão foi em 2020: Na Liga dos Campeões, os catalães perderam por 2:8 contra o FC Bayern. Messi queria deixar o clube imediatamente, mas o clube o impediu de fazer isso. O contrato do argentino expiraria no ano seguinte.
Contudo, o Barca não tinha mais meios financeiros para pagar o gigantesco salário da estrela mundial. E o Paris Saint-Germain agarrou a oportunidade e garantiu seus serviços.
Messi como o protagonista da Argentina
Messi levou a Argentina ao título da Copa do Mundo Sub-20 em 2005, foi artilheiro e eleito o melhor jogador do torneio. A recompensa se seguiu: apenas algumas semanas depois, ele estava em campo pela primeira vez para a equipe principal: contra a Hungria, ele foi expulso com um cartão vermelho apenas alguns segundos após sua substituição. Não foi um verdadeiro retrocesso, pois Messi já fazia parte dos onze titulares em sua terceira partida internacional.
Na Copa do Mundo de 2010, ele recebeu pela primeira vez a camisa número 10 – seu treinador era Diego Maradona. Isto mostrou que ele era o jogador-chave do time. Desde a Copa do Mundo de 2018 na Rússia, ele também tem sido o capitão da equipe. Como tal, ele conduziu seu time ao título da Copa América 2021. Messi marcou quatro gols e fez cinco assitências cinco. O torneio foi considerado com a sua atuação mais forte com Albiceleste.
Expectativas para Messi na Copa do Mundo com a Argentina
A resposta de todas as perguntas para a Argentina é uma só: Messi. – Na Copa mais recente, o argentino provou que, embora ele tenha envelhecido, isso não diminui sua classe.
Ele também mostra um desempenho bastante forte para o PSG. É claro que ele pode, portanto, assumir o papel central na equipe argentina e levar um dos favoritos da Copa do Mundo 2022 muito longe – talvez até mesmo para a coroação de campeão mundial.