Camarões tem há muito tempo a reputação de ser uma das melhores equipes africanas. Grandes jogadores moldaram o rosto da equipe. Mas esses dias já se foram há muito tempo. A glória de outrora desvaneceu-se. Anos de seca estão por trás da equipe nacional de Camarões. Houve apenas alguns destaques esportivos. Em 2022, porém, a equipe conseguiu um sucesso respeitável com o terceiro lugar na Copa da África.
Um homem em particular, que também poderia ter jogado pela seleção alemã – e que passou por muitas das equipes juvenis da DFB – deveria garantir que as coisas ficassem ainda melhores na Copa do Mundo 2022 no Catar: Eric Maxim Choupo-Moting. Apresentamos aqui a estrela da Copa do Mundo de Camarões 2022.
Eric Maxim Choupo-Moting na Copa do Mundo 2022
As informações mais importantes | 🇨🇲 Eric Maxim Choupo-Moting |
---|---|
Equipe | FC Bayern München 🇩🇪 |
Posição | Atacante |
Data de nascimento | 23.03.1989 |
Altura | 1,91 m |
Participações/gols pela seleção | 67/19 (30.5.2022) |
Valor de mercado | 3,5 mi. € (30.5.2022) |
Maior êxito com equipe nacional | 3º lugar na Copa da África 2022 |
Aqui você pode encontrar uma visão geral de todas as estrelas da Copa do Mundo 2022. Estes são os melhores e mais populares jogadores de cada equipe.
Choupo-Moting ainda é um jogador de classe internacional?
Houve um tempo em que o Choupo-Moting não era apenas um jogador de classe internacional. Pensava-se que ele era ainda melhor. Naquele tempo, ele jogou pelo FC Schalke 04 e chamou a atenção com suas atuações excepcionais. Eventualmente, até mesmo Paris Saint-Germain o assinou por esse motivo.
No FC Bayern, no entanto, ele agora é apenas um apoio para Robert Lewandowski, a estrela da Copa do Mundo de 2022 da Polônia. A boa reputação estava ficando cada vez mais fraca. Na Copa do Mundo no Qatar, o atacante quer inquestionavelmente provar que ainda é um jogador excepcional.
A carreira: os primeiros passos em Hamburgo
O jogador ofensivo nasceu em Hamburgo e jogou pela primeira vez para Altona 93 em sua juventude. Ele ganhou a Copa Hamburgo com esta equipe e assim atraiu a atenção dos olheiros do FC St. Pauli, que o trouxeram para sua própria equipe juvenil em 2003. Apenas um ano depois, porém, Choupo-Moting fez outra troca e se juntou à Hamburger SV. Ele passou pelas equipes de jovens até 2007, quando foi promovido para os profissionais. Até 2010, o atacante jogou simultaneamente para a primeira e segunda equipes. No entanto, ele não foi realmente convincente. Ele jogou apenas 13 jogos pela equipe principal e não marcou um gol.
Eine Leihe beim 1. FC Nürnberg sollte Abhilfe schaffen. Choupo-Moting sollte sich beim Club stark spielen. Fünf Tore in 25 Spielen deuteten darauf hin, dass dies durchaus gelang. Der Angreifer kehrte deshalb nach Hamburg zurück. Die folgende Saison war aber erneut enttäuschend: In zehn Spielen kam der Angreifer nur zu zwei Toren.
Um empréstimo no 1. FC Nürnberg deveria remediar a situação. O Choupo-Moting deveia jogar forte no clube. Cinco gols em 25 jogos indicaram que isto foi certamente um sucesso. O atacante, portanto, retornou ao Hamburgo. A temporada seguinte, porém, foi novamente decepcionante: em dez jogos, o atacante marcou apenas dois gols.
O avanço em Mainz 05
No verão de 2011, Choupo-Moting juntou-se à FSV Mainz 05 em uma transferência gratuita. Ele deveria ficar aqui por três anos. Inicialmente, ele parecia enfrentar um destino semelhante ao de Hamburgo. Ele jogou para a primeira e segunda equipes. Ele não foi realmente convincente. Mas depois ele explodiu e marcou 20 gols em um total de 74 jogos para a equipe principal.
Schalke e depois PSG: “Choupo” em seu auge
O atacante, portanto, recusou-se a prorrogar seu contrato, que expiraria em 2014, e aceitou a oferta muito melhor do FC Schalke 04. Foi exatamente a decisão correta: Em 82 jogos para o Knappen, ele marcou 18 gols e se destacou como jogador. Após três anos, porém, ele decidiu novamente contra a prorrogação de seu contrato e, em vez disso, mudou-se para a Inglaterra para se juntar à Stoke City.
Entretanto, ele só ficou lá por um ano porque a equipe foi rebaixada. Ao invés disso, Paris Saint-Germain o trouxe para a França. O treinador na época era Thomas Tuchel, sob o qual “Choupo” já havia jogado em Mainz. Com o PSG ele ganhou o campeonato francês e chegou à final da Liga dos Campeões contra o FC Bayern (0:1), na qual ele foi utilizado como substituto. No geral, ele mostrou os mais fortes desempenhos de sua carreira durante este período.
Choupo-Moting se muda para o FC Bayern
No máximo desde a final, Bayern o tinha no radar, procurando um apoio para Lewandowski. A transferência foi concluída em outubro de 2020. Choupo-Moting recebeu inicialmente um contrato de um ano.
Em sua primeira temporada, porém, ele fez um trabalho tão bom que os dirigentes voltaram a confiar nele e prorrogaram seu contrato por dois anos. O termo do contrato foi assim alinhado com o contrato da Lewandowski. Em seus dois primeiros anos no Bayern, ele jogou 42 vezes e marcou sete gols.
O que Choupo-Moting pode fazer por Camarões?
Já soava como tal: Durante muito tempo não ficou claro que o “Choupo” jogaria para os Camarões. Ele joga para várias equipes juvenis alemãs desde 2006: Desde os 18 aos 21 anos, todos os treinadores de seleção das respectivas equipes contaram com ele. Embora estivesse frequentemente entre os goleadores, ele não parecia ser elegível para a equipe sênior alemã.
Camarões tirou proveito disso, nomeou o atacante para a Copa do Mundo de 2010, o que significava que ele estava “ligado” ao país africano. Desde a Copa do Mundo de 2018, ele tem sido um dos grandes jogadores a liderar a equipe. Entretanto, isto será excepcionalmente difícil no Qatar: os adversários no Grupo G da Copa do Mundo 2022 são Brasil, Sérvia e Suíça. As chances de avançar não são grandes.