Cristiano Ronaldo a Estrela de Portugal na Copa do Mundo 2022

Se há um jogador no planeta cujo nome é conhecido não só por quase todos os torcedores, mas pela maioria das pessoas com apenas um interesse superficial no futebol, é inquestionavelmente Cristiano Ronaldo. Por um lado, isto se deve a sua personalidade extrovertida, que sem dúvida não falta em autoconvicção. Por outro lado, ele é também um jogador de futebol, que é muito raro por geração. Não é à toa que o português já ganhou cinco vezes o prêmio de Jogador Mundial do Ano.

E mesmo em sua idade avançada, Ronaldo ainda é um fenômeno. Ele terá 37 anos de idade na Copa do Mundo 2022 no Catar – e ainda atuando como grande líder de Portugal. Ninguém discordará, por exemplo, que Ronaldo é um candidato sério a ser o artilheiro da Copa do Mundo – independentemente do fato de haver agora tantos outros atacantes de classe mundial que são significativamente mais jovens. Apresentamos este jogador de futebol único.

Cristiano Ronaldo na Copa do Mundo de 2022

As informações mais importantes🇵🇹 Cristiano Ronaldo
EquipeManchester United 🏴󠁧󠁢󠁥󠁮󠁧󠁿
PosiçãoAtacante
Data de nascimento05.02.1985
Altura1,87 m
Participações/gols pela seleção186/115 (4.4.2022)
Valor de mercado35 mi. € (4.4.2022)
Maior êxito com a equipe nacionalCampeão Europeu 2016

>> Visão geral de todas as Estrelas da Copa do Mundo 2022

Ronaldo: ainda é o melhor jogador?

Ronaldo ganhou o prêmio de Jogador Mundial pela última vez em 2017. Não é segredo que os portugueses acreditam que mais alguns títulos deveriam ter sido seguidos. Ele ainda se considera o melhor jogador do planeta. Ele deixou isso claro em várias entrevistas. A Copa do Mundo no Catar é, portanto, um torneio importante para ele.

Aqui ele pode mostrar que está certo nesta auto-avaliação – levando a equipe nacional portuguesa ao título. Os ibéricos há muito tempo têm seus problemas em Copas do Mundo. Se a equipe pudesse finalmente quebrar esta maldição com Ronaldo no leme, CR7 teria conseguido algo que dificilmente se pensou ser possível: Sua lenda seria enriquecida por outro grande capítulo.

A carreira nos clubes: primeiros passos em Portugal

Ronaldo jogou pelo CF Andorinha e Nacional Funchal em seu país de origem quando jovem, antes de ser persuadido pelos escoteiros do Sporting Lisboa a se mudar em 1997. Na época, ele tinha apenas 12 anos de idade. Ele permaneceu na equipe de jovens (agora chamada de Academia Cristiano Ronaldo) por cinco anos antes de ser convocado para a equipe profissional na temporada 2002/03.

Ele jogou 25 jogos por seu antigo clube e marcou 3 gols. E durante muito tempo, o Quem é Quem do futebol cortejou o jogador de 18 anos. Não havia um clube grande que não quisesse o Ronaldo. 

O avanço na Inglaterra com o Manchester United

Em agosto de 2003, o Manchester United venceu a concorrência. Ronaldo deveria assumir o lugar de David Beckham. Os Red Devils pagaram uma taxa de transferência de 17,5 milhões de euros. Sir Alex Ferguson deu a Ronaldo o número 7 contra sua vontade, que havia sido usado anteriormente pelas lendas do clube do Manchester. Isto mostrou as expectativas que ele tinha em relação ao jogador de 18 anos. Ronaldo levou dois anos para se tornar realmente um dos melhores jogadores de sua equipe.

Ele finalmente explodiu na temporada 2005/06, levando seu time à vitória na Copa da Liga. Nos três anos seguintes, seguiram-se três campeonatos seguidos com o Manchester, a Liga dos Campeões em 2008, a Copa do Mundo de Clubes no mesmo ano e várias vitórias em copas. Em 2008, ele próprio também ganhou o prêmio de Jogador do Ano Mundial pela primeira vez.

A mudança para o Real Madrid

Em 2009, ele se mudou para o clube com talvez o nome mais retumbante no futebol: Real Madrid. Os reais pagaram uma taxa de transferência de 94 milhões de euros. Ronaldo foi, portanto, o jogador mais caro de todos os tempos. No entanto, demorou muito tempo para que este investimento valesse a pena em títulos. Foi somente em 2012 que o Real venceu o campeonato com Ronaldo.

A Liga dos Campeões estava para acontecer por mais dois anos. Depois, porém, a equipe ganhou cada vez mais impulso – com o conhecido resultado de três vitórias consecutivas na primeira divisão em 2016, 2017 e 2018. Ronaldo foi o líder indiscutível da equipe.

Dos Royals para a Velha Senhora e de volta para os Diabos Vermelhos

Em 2018, porém, o português parecia estar cansado do sucesso em Madri. Ele anunciou sua transferência e ingressou na Juventus Torino por três anos. A taxa de transferência foi de 117 milhões de euros. Embora Ronaldo tenha tido um desempenho pessoal brilhante, as coisas não correram como se esperava.

Nos dois primeiros anos, eles foram campeões italianos, mas a tendência foi fortemente negativa. Eles não conseguiram vencer a Liga dos Campeões. Em 2021, Ronaldo voltou, portanto, para Manchester por 15 milhões de euros. Mas aqui, também, as coisas não estavam indo bem.

Ronaldo – O fenômeno de grande sucesso como Superstar de Portugal

Com Portugal, a curva de desempenho foi semelhante. Ronaldo fazia parte da equipe A desde 2003 e era o líder claro da equipe a partir de 2010. Portugal foi melhorando aos poucos e finalmente comemorou o maior sucesso de sua própria história com o Campeonato Europeu em 2016.

Seguiu-se a vitória na primeira edição da Liga das Nações. Entretanto, a Copa do Mundo de 2018 e o Campeonato Europeu 2021 não correram de acordo com o planejado: sempre acabou nas oitavas de final. Ronaldo não poderia mais fazer a diferença.

O que mais Ronaldo pode fazer por Portugal – e o que mais ele pode conquistar?

No Catar, o grupo enfrentará Gana, Uruguai e Coréia do Sul. Independentemente de Ronaldo, os ibéricos devem progredir aqui. Depois disso, provavelmente não há melhor jogador no planeta para dar o impulso certo nos momentos decisivos do que Ronaldo. Portugal é um dos favoritos para Copa do Mundo 2022 – independentemente dos recentes torneios ruins.