Estádio Education City – Sede da Copa do Mundo 2022 em al-Rayyan

O estádio Education City é um dos três estádios para a Copa do Mundo 2022, que está localizado na cidade de al-Rayyan, no Catar. Frequentemente também chamada de ar-Rayyan, esta cidade está localizada a apenas 9 quilômetros de Doha, a capital do país anfitrião, Catar.

O luxuoso e recém-construído Education City Stadium tem capacidade para cerca de 40.000 espectadores. Um total de oito partidas da Copa do Mundo serão disputadas neste estádio, incluindo seis partidas da primeira fase, as oitavas de final e as quartas-de-final.

Fatos e números do Estadio Education City

  • 🏟️ Capacidade: 40.000 lugares.
  • 🏗️ Início d[a construção: 2016.
  • 🎉 Inauguração: 15 de junho de 2020.
  • 👷🏼 Arquitetos: Fenwick-Iribarren Architects, Pattern Architects.

Jogos da Copa do Mundo 2022 no Education City Stadium

22/11/2022 – 10:00
Grupo D
Dinamarca0-0Tunísia
Dinamarca vs Tunísia
24/11/2022 – 10:00
Grupo H
26/11/2022 – 10:00
Grupo C
Polônia2-0Arábia Saudita
Polônia vs Arábia Saudita
28/11/2022 – 10:00
Grupo H
Coréia do Sul2-3Gana
Coréia do Sul vs Gana
30/11/2022 – 12:00
Grupo D
Tunísia1-0França
Tunísia vs França
02/12/2022 – 12:00
Grupo H

*Hora de Brasília (GMT-3).

Education City Stadium: no distrito universitário

O estádio recém-construído para a Copa do Mundo está localizado na parte oeste do Campus Sul da Education City, nos arredores de Doha / ar-Rayyan. Portanto, não é de se estranhar que o imponente estádio do bairro universitário tenha o nome de “Estádio Cidade da Educação”. Inúmeras instituições de ensino, como escolas, universidades e centros de pesquisa estão localizadas nas proximidades do estádio.

Em 2016, foi iniciada a construção do estádio, com capacidade para 40 mil espectadores. A arena seria inaugurada oficialmente como parte de vários jogos da Copa do Mundo de Clubes da FIFA 2019, mas esse plano teve que ser cancelado depois que o estádio não foi concluído a tempo. Em vez disso, os jogos foram disputados no Estádio Internacional Khalifa, que também sediará o Catar 2022.

O Estádio Education City finalmente foi inaugurado em 15 de junho de 2020, mas não com um jogo de abertura, como de costume, devido à pandemia de COVID-19. Em vez disso, houve um programa virtual ao vivo que prestou homenagem ao compromisso dos trabalhadores e artesãos durante a pandemia.

O Education City Stadium também é conhecido como a “Jóia do Deserto” pois a fachada da arena lembra um diamante lapidado.

Conceito de estádio sustentável

O Supremo Comitê de Entrega e Legado (SC) do Catar apresentou um conceito extremamente sustentável para o recém-construído Education City Stadium. Após a rodada final, a arena será reduzida de 40.000 para 20.000 lugares e usada para esportes universitários. Os assentos restantes serão doados a países em desenvolvimento. Além disso, o estádio está planejado para ser a nova casa da seleção feminina do Catar após a Copa do Mundo.

O Estádio Education City é um dos estádios mais verdes do mundo. 55% dos materiais vêm de fontes locais e 20% dos materiais de construção são classificados como ecológicos. Em 2019, tornou-se o primeiro estádio do mundo a receber uma classificação de cinco estrelas do Sistema de Avaliação de Sustentabilidade Global.

Como todos os outros estádios da Copa do Mundo de 2022, o Estádio Cidade da Educação em al-Rayyan também foi equipado com ar condicionado, mas foi seguido um conceito segundo o qual estes desligam sozinhos quando não estão em uso e, portanto, consomem menos energia.

Críticas às condições de trabalho na construção do estádio

Como em muitos outros estádios da Copa do Mundo no Catar, as condições de trabalho do Education City Stadium também foram fortemente criticadas. No auge do verão, os trabalhadores convidados tiveram que trabalhar em temperaturas em torno de 50 graus. Ataques cardíacos ou paradas respiratórias foram continuamente repetidos.

Pelo menos um nepalês de 23 anos morreu durante as obras do estádio. É possível que não tenha havido quaisquer precauções, como redes de segurança, por exemplo.

Informações sobre o local da Copa do Mundo de 2022, al-Rayyan

Al-Rayyan, muitas vezes também chamada de ar-Rayyan, tem uma população de cerca de 600.000 habitantes e, portanto, não é apenas um pouco maior do que Doha, a capital do Catar, mas também a maior cidade do país. As duas cidades estão próximas uma da outra e, portanto, estão mais ou menos a apenas alguns passos uma da outra. Os limites da cidade muitas vezes não são claramente reconhecíveis.

Com o Estádio Internacional Khalifa e o Estádio Al-Rayyan, há mais duas sedes para a Copa do Mundo de Futebol de 2022 em ar-Rayyan. No total, oito estádios da Copa do Mundo de 2022 são disputados em cinco locais diferentes no Catar.

Coisas para fazer em al-Rayyan

Não é apenas a proximidade com a capital do Catar, Doha, que torna Al-Rayyan interessante para os visitantes. Quem pretende assistir a uma partida da Copa do Mundo de 2022 ao vivo no local pode aproveitar o tempo antes ou depois para dar uma olhada mais de perto na chamada Cidade da Educação, onde está localizado o estádio. O campus é o lar de várias universidades e instituições de pesquisa.

Education City em al-Rayyan
Education City em al-Rayyan (Steve Bennett, CC BY-SA 3.0)

O Mathaf, Museu Árabe de Arte Moderna, também merece uma visita. Os amantes de cavalos devem definitivamente visitar a sede da Federação Equestre do Catar em al-Rayyan, onde vários shows são realizados.

>> Estadios da Copa do Mundo 2022