A Confederação de Futebol da Oceania (OFC) tem os participantes mais fracos nas eliminatórias para a Copa do Mundo de Futebol do Catar 2022 de todas as regiões e continentes. As 11 equipes que irão participar na competição de classificação estão muito atrasadas no ranking mundial de futebol. Por esta razão, a Oceania recebe apenas metade de um lugar de partida da FIFA para a Copa do Mundo 2022.
Isto significa que nenhuma equipe da Oceania nesta classificação para a Copa do Mundo tem um lugar de partida fixo nas finais no Catar.
Para se classificar para o grande evento, uma equipd deve primeiro dominar três rodadas das eliminatórias da OFC e depois prevalecer no playoff intercontinental contra a equipe que ficou na quinta colocação nas eliminatórias da CONMEBOL para a Copa do Mundo 2022. Neste duelo, no entanto, o representante da Oceania é sempre considerado como o menos favorecido.
Equipes participantes das eliminatórias do OFC
Eliminatórias OFC | Eliminatórias OFC |
---|---|
🇦🇸 Samoa Americana | 🇸🇧 Ilhas Salomão |
🇨🇰 Ilhas Cook | 🇼🇸 Samoa |
🇫🇯 Fiji | 🇵🇫 Tahiti |
🇳🇨 Nova Caledônia | 🇹🇴 Tonga |
🇳🇿 Nova Zelândia | 🇻🇺 Vanuatu |
🇵🇬 Papua Nova Guiné |
Calendário das eliminatórias da Oceânia para o Catar 2022
Assim que o calendário de eliminatórias da Copa do Mundo 2022 estiver definido, você encontrará aqui todas as informações.
4 equipes competem na fase 1
Como já foi mencionado, um total de 11 equipes estarão na estrada da classificação para a Copa do Mundo de 2022. Na primeira fase, no entanto, apenas 4 equipes estão em ação sob a forma de fase de grupo.
As 4 nações mais baixas no ranking mundial da FIFA jogarão pela vitória do grupo e a promoção associada à segunda fase. Todos jogam entre si, mas apenas uma vez, não havendo uma segunda etapa.
Nova rodada de grupos na fase 2
O vencedor da primeira rodada e as 7 equipes restantes serão divididas em 2 grupos de 4 equipes cada os jogos de volta dos playoffs.
As três nações mais bem colocadas de cada grupo avançam para a rodada 3, as duas nações em quarto lugar são eliminadas. Mais uma vez, como na primeira rodada, há sempre apenas um jogo contra a outra equipe e nenhuma segunda etapa.
Fase 3: A fase de grupos decisiva e o duelo por eliminação
Na terceira rodada, as 6 equipes restantes competem numa fase de grupos decisiva para o lugar de partida do playoff intercontinental. As 6 equipes estão divididas em 2 grupos de 3 equipes cada, cada uma jogando uma contra a outra. Ao contrário das rodada 1 e 2, os jogos da terceira fase de grupos decisiva são disputados com uma segunda etapa. Cada nação joga então um total de 4 jogos.
Os respectivos vencedores do grupo jogam então num duelo de eliminatórias com uma viagem de ida e volta para o ponto de partida da OFC nos playoffs intercontinentais. Depois da Austrália ter mudado para a Confederação Asiática de Futebol (AFC) em 2006, a Nova Zelândia conseguiu assegurar um lugar no playoff intercontinental. No entanto, até então os neozelandeses só conseguiram participar da Copa do Mundo de 2010, na África do Sul.
Fase 4: O playoff intercontinental
Na quarta rodada dos play-offs, o play-off intercontinental ainda está por disputar. Isto irá decidir se o OFC pode ou não enviar um representante ao Catar. Uma coisa já é certa, antecipadamente: a equipe da Oceania terá muita dificuldade em qualificar-se contra a quinta equipe classificada nos play-offs da CONMEBOL.
Isto também mostra com um olhar sobre o passado playoff intercontinental para a Copa do Mundo de 2018 na Rússia. Apesar de o representante sul-americano (Peru) não se ter qualificado para uma final do Campeonato do Mundo em 36 anos, a Nova Zelândia entrou no duelo como um claro azarão nas apostas da Copa do Mundo.
A primeira etapa em Wellington terminou num empate 0-0, mas na segunda etapa os peruanos conseguiram vencer por 2-0 e ficaram encantados por receberem a passagem para a Copa do Mundo, há muito esperada.
Mais sobre as eliminatórias da Copa do Mundo 2022 para os outros continentes: