É com grande horror que a Alemanha lembra da Copa do Mundo de 2018. A equipe começou a competição como a defensora do título e teve que se despedir logo na primeira fase, após desempenhos desastrosos. Foi a primeira vez na história da seleção alemã que isto aconteceu. E será que esta vergonha vai ser erradicada no Copa do Mundo de 2022?
Para isso, é claro, a Alemanha tinha que, primeiro, qualificar-se para o Mundial 2022. E com duas rodadas para o fim da fase classificatória, a equipe alemã deu uma grande arrancada e já está garantida na Copa do Mundo 2022. Líder do Grupo J das eliminatórias da Copa do Mundo, a Alemanha deixou para trás os outros concorrentes da chave: Romênia, Islândia, Macedônia do Norte, Armênia e Liechtenstein.
Como vencedor do Grupo J das eliminatórias para a Copa do Mundo de 2022, a Alemanha carimbou o passaporte de entrada para o torneio no Catar. O segundo classificado, ainda indefinido, tem outra oportunidade de participar da competição. Começará nos play-offs do Campeonato do Mundo com os outros nove vice-campeões do grupo e duas outras equipas da Liga das Nações 2020/21.
Grupo J Eliminatórias Copa do Mundo 2022 tabela
Calendário do Grupo J das Eliminatórias Copa do Mundo 2022
Grupo J das eliminatórias da Copa do Mundo: Projeção inicial
Antes de começar as eliminatórias, tentamos destacar alguns pontos fortes e fracos das equipes. Com base nesta análise, arriscamos uma previsão para o resultado do Grupo J das Eliminatórias da Copa do Mundo. Nos concentramos nos jogadores que jogaram pelas equipes em 2019 e 2020.
🇩🇪 Alemanha
O treinador alemão tem à sua disposição jogadores de classe mundial em todas as posições. No gol, por exemplo, Manuel Neuer é o goleiro titular. Além dele, existe uma excelente alternativa em Marc-André ter Stegen.
Niklas Süle, Lukas Klostermann, Thilo Kehrer ou mesmo Antonio Rüdiger são excelentes defensores centrais. Com Marcel Halstenberg e Robin Gosens, as posições de laterais são também de alta qualidade. O meio-campo com Toni Kroos, Joshua Kimmich, Leon Goretzka e Ilkay Gündogan também não deve nada a nenhum adversário no mundo.
O mesmo se aplica ao ataque, com jogadores como Timo Werner, Leroy Sane, Kai Havertz e Serge Gnabry. Ou seja, a Alemanha também tem vários excelentes jogadores em todos os setores.
🇮🇸 Islândia
Arnar Vidarsson tem sido o treinador da Islândia desde Dezembro de 2020. Ele deve conduzir a equipe de volta à sua antiga classe. As hipóteses não são de todo más. Especialmente na parte ofensiva, a Islândia está bem equipada com Gylfi Sigurdsson, Arnor Sigurdsson, Johann Berg Gudmundsson e Alfred Finnbogason.
No entanto, existem fraquezas na defesa e no meio-campo. Mesmo os melhores jogadores destas partes da equipe são apenas médios na comparação internacional. Mais recentemente, esta fraqueza ficou evidente – eles perderam a vaga na Eurocopa 2021 nos playoffs com uma derrota diante da Hungria.
🇷🇴 Romênia
A equipe romena tem sido treinada por Mirel Radoi desde o Outono de 2019. Tem à sua disposição o pelotão mais forte do país há anos. Razvan Marin, Alexandru Cicaldu e Ianis Hagi, por exemplo, jogam no meio-campo.
No entanto, assim como a Islândia, existem grandes fraquezas na área defensiva. Há aqui uma falta de qualidade. Isto aplica-se principalmente no setor defensivo do time romeno.
🇲🇰 Macedônia do Norte
Igor Angelovski treina a equipe nacional da Macedônia do Norte desde 2015. Graças à recém-criada Liga das Nações, ele e a sua equipe conseguiram participar da fase final da Eurocopa pela primeira vez na história do futebol em 2021.
A Macedônia do Norte tem certamente o potencial de dar a algumas outras equipes uma surpresa desagradável. Como exemplo: no meio-campo, Eljif Elmas, do Napoli, puxa a equipe para o ataque. O atacante Enis Bardhi é o avançado. Há também alguns jogadores sólidos na defesa – exemplos são Ezgjan Alioski e Stefan Ristovski. O meio-campo defensivo também pertence a um jogador realmente bom que é Arijan Ademi, do Dínamo de Zagreb.
Claro, a regra aqui é que todos estes jogadores têm de se manter em forma. Os macedônios não podem sequer aproximar-se da substituição de nenhum dos jogadores.
Os times de fora: 🇦🇲 Armênia e Liechtenstein 🇱🇮
Com todo o respeito devido à Armênia e a Liechtenstein, não há dúvida de que eles são os mais desfavorecidos no Grupo J das eliminatórias para a Copa do Mundo (a Armênia segue com chances de classificação). Afinal de contas, o plantel é constituído inteiramente por profissionais. Sargis Adamyan, do Hoffenheim, por exemplo, é o melhor jogador da equipe.
A maioria dos fãs provavelmente não conhece um único jogador do Liechtenstein. Isto pode mudar um pouco a médio prazo: Noah Frick, 19 anos, já é o melhor jogador da equipe e provavelmente deve figurar em breve em uma liga maior. Globalmente, contudo, o Liechtenstein é claramente o mais fraco do grupo.
Previsões: Alemanha líder e batalha de três times por vaga nos play-offs
No papel, é claro que o favorito para terminar em primeiro no Grupo J das eliminatórias do Mundial 2022 e qualificar-se diretamente para as finais no Catar era Alemanha, o que se confirmou. A equipe da Alemanha está muito melhor equipada em cada parte da equipe do que todas as outras seleções do grupo.
Na batalha pelo segundo lugar, no entanto, a disputa será emocionante. A Romênia, Armênia e a Macedônia do Norte estão brigando ponto a ponto pela última vaga e têm o que é preciso para terminar em segundo lugar.
Para a Islândia (chances remotas) e o Liechtenstein (sem chances), trata-se mais de atrapalhar os rivais nas duas rodadas que restam e talvez causar uma surpresa numa ou outra partida.
>> Todos os grupos das eliminatórias para a Copa do Mundo 2022