Duas seleções conhecidas que não participaram da última Copa do Mundo estão juntas no Grupo G das eliminatórias da Copa do Mundo de 2022. São a Holanda e a Turquia, equipes que estão prontas para conseguirem a redenção nesta eliminatória europeia.
Naturalmente, as quatro outras equipes querem dar muito trabalho às duas equipes principais do grupo G das eliminatórias para a Copa do Mundo de 2022. Estas equipes são a Noruega, Montenegro, Letônia e Gibraltar. O vencedor do grupo irá direto para a Copa do Mundo de 2022 no Catar, enquanto o segundo classificado da chave garante um lugar nos play-offs da Copa do Mundo 2022. Os jogos das eliminatórias europeias serão disputados de 24 de Março de 2021 a 16 de Novembro de 2021.
Tabela Grupo G das eliminatórias da Copa do Mundo 2022
Calendário das eliminatórias da Copa do Mundo Grupo G
Eliminatórias da Copa do Mundo 2022 Grupo G: Holanda é a favorita
Para a nossa análise do Grupo G das eliminatórias para o Campeonato do Mundo, levamos em consideração o desempenho recente das seleções. O foco principal foi a Liga das Nações em 2020/21 e a qualificação para o Campeonato Europeu 2021.
Com base nisso, arriscamos uma previsão das chances das equipes se classificarem para a Copa de 2022 através do grupo G das eliminatórias europeias.
🇳🇱 Holanda
Louis van Gaal é o treinador da seleção holandesa. Ele tem em seu plantel vários de jogadores de primeira classe. Exemplos incluem Virgil van Dijk, Stefan de Vrijk, Frenkie de Jong e Memphis Depay. Na realidade, os holandeses jogam sempre num 4-3-3.
Na Liga das Nações, isto foi orientado de forma defensiva. Tiveram bastante sucesso. No final, acabaram em segundo lugar, logo atrás dos italianos, que chegaram à Final Four da Liga das Nações. Nas eliminatórias da Eurocopa, os holandeses terminaram em segundo lugar no Grupo C, atrás da Alemanha.
🇹🇷 Turquia
O treinador nacional turco Stefan Kuntz tem possivelmente o plantel mais forte em décadas à sua disposição. Caglar Söyüncü, Merih Demiral, Hakan Calhanoglu e Cengiz Ünder são apenas alguns exemplos. Na Liga das Nações, o sistema preferido dos turcos era um 4-2-3-1.
Nas eliminatórias da Euro, no entanto, a equipa jogou em 4-1-4-1 e 4-3-3, o que foi relativamente bem-sucedido. Os turcos conseguiram com sucesso a vaga para a Eurocopa e só foram derrotados pelos campeões mundiais – França.
A mais recente Liga das Nações, por outro lado, foi uma experiência sombria. Os turcos já jogavam apenas a Liga B. No final, foram rebaixados para a Liga C como a última equipe do Grupo 3.
🇳🇴 Noruega
Stale Solbakken só é treinador principal da equipa nacional norueguesa desde Dezembro de 2020. Na realidade, tem apenas um esquadrão médio à sua disposição. Sander Berge ou Mathias Normann no meio-campo, por exemplo, não são maus, mas certamente não são jogadores de primeira classe. O mesmo se aplica ao centroavante Alexander Sörloth, que tem, no entanto, potencial.
É claro que existem duas grandes exceções. A superestrela Erling Haaland, bem como Martin Ödegaard. Espera-se que ambos os jovens conduzam a equipe norueguesa ao sucesso nas eliminatórias da Copa do Mundo de 2022, após uma boa Liga das Nações (Liga B, segundo lugar atrás da Áustria) e uma sólida qualificação para a Euro (terceiro lugar). A Noruega preferiu o 4-4-2 em ambos os torneios.
Resta saber se este sistema será mantido sob o comando do treinador Solbakken – embora haja muito a dizer a seu respeito, pois Haaland, Sörloth e Ödegaard poderiam jogar juntos.
🇲🇪 Montenegro
Os principais jogadores de Montenegro, treinados por Miodrag Radulovic, são os defensores Stefan Savic e Adam Marusic, além do centroavante Stefan Jovetic, que também é o capitão da equipe.
A equipe jogou num 4-4-2 ou num 4-2-3-1 na Liga das Nações, este último sistema foi também predominantemente utilizado nas eliminatórias da Eurocopa. Isto foi, naturalmente, um desastre. Montenegro não conseguiu ganhar um único jogo. Já na Liga das Nações o desempenho foi muito melhor. Montenegro jogou no Grupo 1 da Liga C e conseguiu avançar ao terminar em primeiro lugar.
🇱🇻 Letônia e 🇬🇮 Gibraltar são as cartas fora do baralho
Tanto a Letônia como Gibraltar têm poucas probabilidades de desempenhar um bom papel quando se trata da grande decisão no Grupo G das eliminatórias da Copa do Mundo. Para a equipe dos Estados Bálticos, o objetivo só pode ser o de não ficar com o último lugar. Na Liga das Nações (Liga D) teve apenas uma vitória. As eliminatórias da Euro também foram amargas. Além de uma vitória completamente surpreendente sobre a Áustria por 1:0, só houve derrotas.
Gibraltar, jogando num 4-3-3, 5-4-1 ou 4-2-3-1, conseguiu ganhar duas vezes na Liga das Nações (D – Grupo 2) – sobre San Marino e Liechtenstein. Isto significou uma promoção. A qualificação para o Campeonato Europeu, por outro lado, foi uma experiência amarga. Todos os jogos foram perdidos. Gibraltar só conseguiu pontuar em dois jogos.
A nossa previsão: Vaga holandesa & Turquia vai para os play-offs
A nossa previsão para o Grupo G das eliminatórias para a Copa do Mundo 2022 é bastante clara: a Holanda tem, de longe, a equipe mais forte. Apesar de ainda não se saber que efeito terá a mudança de treinador, os holandeses devem terminar em primeiro neste grupo na nossa opinião.
O segundo lugar deve ir para os turcos. São simplesmente melhores em termos de números do que os noruegueses. Se ambos jogarem como jogaram na Liga das Nações, os escandinavos poderão ser capazes de surpreender. Os times restantes, provavelmente, não têm qualquer chance de classificação.
>> Todos os Grupos das eliminatórias para a Copa do Mundo 2022