Bola Oficial da Copa do Mundo 2022

Sem elas, nenhum jogo é possível. Eles são a causa do amor e do ódio ao mesmo tempo. Estamos falando, é claro, das bolas da Copa do Mundo, que muitas vezes têm que ter uma existência como heróis que são cantadas muito raramente.

Gostaríamos de mudar isso e, portanto, apresentar as bolas da Copa do Mundo das últimas seis Copas do Mundo, bem como o equipamento oficial de jogo para a rodada final no Catar. Todas as bolas da Copa do Mundo são feitas pelo fabricante alemão de artigos esportivos Adidas desde 1970.

Bola Oficial da Copa do Mundo 2022: Al-Rihla

A bola oficial do jogo para a Copa do Mundo de 2022 no Catar é chamada Al-Rihla e será mais uma vez fabricada pela Adidas. É claro que houve inúmeros vazamentos da bola oficial da Copa do Mundo de 2022 no período que antecedeu a Copa do Mundo, mas ela foi finalmente revelada pouco antes do sorteio da Copa do Mundo de 2022, em 30 de março de 2022.

A bola é principalmente branca e dividida em várias formas triangulares. As pontas destes triângulos são azuis, enquanto os dois lados longos são laranja-vermelho. Naturalmente, o logotipo da Copa do Mundo no Catar e também o do fabricante Adidas não pode faltar na bola da Copa do Mundo Al-Rihla. Como as finais acontecem no inverno, há também uma “bola de inverno” correspondente em laranja disponível para compra.

A propósito, Al-Rihla significa “viagem” em alemão e assim lembra a viagem ao redor do mundo que se experimenta com as mais diversas nações em uma Copa do Mundo. De acordo com o fabricante Adidas, “Al-Rihla” é a bola mais rápida da história da Copa do Mundo. A propósito, 1% das vendas líquidas vão para o Common Goal, uma iniciativa que apóia projetos sociais relacionados ao futebol em todo o mundo.

Bola da Copa do Mundo de 2018: Adidas Telstar 18 + Telstar Mechta

A bola da Copa do Mundo Adidas para a Copa do Mundo de 2018 foi chamada de “Telstar 18” e apresentava um design simples e clássico com letras douradas. A bola oficial da partida continha um chip NFC integrado que permitia aos fãs acessar dados personalizados e interagir com a bola através de seu smartphone.

O visual, assim como o nome da nova bola do jogo, faz lembrar as bolas Telstar originais que foram usadas na Copa do Mundo de 1970 no México e na Copa do Mundo de 1974 na Alemanha. No entanto, a nova Telstar era, naturalmente, muito mais moderna e tem um design parcialmente futurista.

Em 26 de outubro de 2017, as primeiras imagens da bola do jogo para a Copa do Mundo de 2018 na Rússia foram divulgadas ao público pelo site “footyheadlines.com”, e em 9 de novembro foi finalmente apresentada oficialmente pela FIFA.

Depois que o fabricante Adidas foi buscar cores brilhantes na Copa do Mundo 2010 com o Jabulani e na Copa do Mundo 2014 com o Brazuca (mais sobre isso abaixo), o Telstar 2018 foi, pelo menos em parte, um retorno à tradição do futebol.

A propósito, uma nova bola foi usada a partir das oitavas de final da Copa do Mundo. Ela foi chamada “Telstar Mechta” e era visualmente semelhante à bola Telstar 18 usada na fase de grupo, mas com manchas vermelhas em vez de pretas.

Eliminatórias da Copa do Mundo de 2018: Eliminatórias Européias

A bola classificatória da Copa do Mundo de 2018 para a Europa contou com a mesma forma de painel que a bola oficial da Euro 2016. A Adidas também não parecia ter mudado nada tecnicamente.

Visualmente, porém, houve grandes inovações: A bola, com a qual as equipes europeias estão tentando chegar à rodada final da Copa do Mundo na Rússia, usou uma impressão gráfica vermelha, branca e cinza. Isto mostrou a imagem que os visitantes dos estádios têm. Desta forma, a cultura dos torcedores e a ação em campo deveriam ser inteligentemente colocadas no centro das atenções.

Além disso, o logotipo oficial do torneio também era visível em preto, que também continha as palavras “Qualificadores Europeus”. Para os jogos de inverno, o fundo da bola não era branco, mas laranja. O cenário do estádio era azul e preto.

2014 no Brasil: Brazuca

Todo torcedor de futebol alemão provavelmente pensa com carinho na Copa do Mundo de 2014 no Brasil, afinal, o torneio terminou com o título. A fabricante Adidas trouxe a Brazuca para o torneio na América do Sul como a bola oficial da Copa do Mundo.

O globo mostra as cores nacionais brasileiras, bem como o vermelho, o azul e o preto dispostos em um padrão selvagem sobre um fundo branco. Isto é suposto significar futebol vibrante e diversidade.

O Brazuca contou com um design que metaforicamente representava o que a Copa do Mundo no Brasil queria ser em geral. Uma festa colorida.

Tecnicamente, a Adidas fez a bola a partir de um material especial que regula a temperatura. Desta forma, a bola da Copa do Mundo deve ser capaz de lidar com as temperaturas frequentemente muito altas no Brasil sem nenhum problema.

2010 na África do Sul: Jabulani

Houve uma verdadeira estréia para a Copa do Mundo de 2010. Pela primeira vez, um país africano foi autorizado a sediar uma Copa do Mundo. E apesar de todo o ceticismo na fase de preparação, a África do Sul fez um excelente trabalho e organizou um grande torneio.

A bola oficial da Copa do Mundo foi a Adidas Jabulani. As cores nacionais da África do Sul podem ser vistas como gráficos sobre a bola: Vermelho e amarelo são dominantes. O preto aparece como um hábil contraponto.

WM-Ball Jabulani 2010
Jabulani (Laim, CC BY-SA 3.0)

Mas ainda mais importante que as cores nacionais é o que está escondido sob a Jabulani: a bola da Copa do Mundo 2010 é composta por oito revestimentos. Estes tornam a bola ainda mais redonda e permitem uma técnica limpa mesmo em alta velocidade.

O jogo espanhol de passes curtos, que viu sua perfeição na Copa do Mundo de 2010 na África do Sul, é uma prova marcante disso.

A Adidas também trabalhou ranhuras na bola, o que otimizou a aerodinâmica da bola. As características de vôo do Jabulani foram inigualáveis.

2006 na Alemanha: Espírito de equipe

Em 2006, finalmente havia chegado o momento. O evento ocorreu com o qual todos os torcedores de futebol alemães estavam ansiosos desde que o torneio foi premiado em 2000: A Copa do Mundo aconteceu na Alemanha – o agora lendário conto de fadas de verão se tornou realidade.

Um certo Jogi Löw sentou-se no banco da seleção alemã, reconhecidamente ainda como o co-treinador de Jürgen Klinsmann na época. A Adidas sabia que tinha que apresentar uma bola muito especial para o torneio em casa. O resultado foi o espírito de equipe.

Deutschland WM Ball 2006 Teamgeist
Teamgeist (Jürgen Siebert, CC BY-SA 3.0)

O fabricante jogou elegantemente com as cores nacionais alemãs preto-e-ouro, bem como com as cores da equipe alemã preto-e-branco. Preto e dourado em particular foram usados como tons de cor dominantes sobre um fundo branco.

A bola consiste em 14 painéis que proporcionam uma estrutura extremamente redonda. Além disso, a bola foi projetada para ser à prova d’água. Neste aspecto em particular, a bola da Copa do Mundo de 2006 estabeleceu novos padrões.

Nunca antes uma bola tinha mantido suas propriedades tão bem mesmo em dias de chuva.

2002 no Japão e Coréia do Sul: Fevernova

Em 2002, a Copa do Mundo foi realizada no Japão e na Coréia do Sul ao mesmo tempo. Para isso, o fabricante alemão trouxe a Fever Nova – “nova febre” – para as praças nos locais da Copa do Mundo e para as lojas para os torcedores.

A bola é enfeitada com um desenho colorido que se baseia nas cores dourado, cinza e vermelho.

Spielball der Fussball Weltmeisterschaft 2014 in Japan und Südkorea namens Fevernova
Fevernova (shine2010, CC BY 2.0)

Tem uma forma especial que supostamente lembra a cultura asiática e, ao mesmo tempo, dá uma impressão de dinamismo. Como em 1998, a bola da Copa do Mundo de 2002 foi preenchida com espuma.

Para a casca externa, no entanto, a Adidas teve uma nova idéia. Foi produzido um tecido de três camadas de polímero. Isto proporcionou uma trajetória muito mais precisa e, como a bola era mais redonda do que qualquer outro futebol antes, aumentou a velocidade do jogo.

1998 na França: Adidas Tricolore

De acordo com o espírito da nação anfitriã França, a bola da Copa do Mundo de 1998 levava o nome Adidas Tricolore. Entretanto, as três cores na bola só eram reconhecíveis se você olhasse muito de perto. O azul predominava fortemente.

Spielball WM Endrunde 1998 in Frankreich namens Adidas Tricolore
Adidas Tricolore (Warren Rohner, CC BY-SA 2.0)

A outra cor nacional francesa, vermelha, foi muito sutilmente incorporada aos gráficos azuis do entorno. O branco, para completar a bandeira nacional dos franceses, era o fundo do globo.

Em sua época, o Tricolore da Adidas era o futebol mais moderno de todos os tempos, contando consistentemente com um enchimento de espuma, bem como uma pele de couro.