As chaves da Copa América de 2024 já estão definidas, mas ainda faltam algumas seleções para completá-las. Essas equipes sairão dos Playoffs da Copa América de 2024, que serão realizados no final de março de 2024, e completarão os 16 seleções que participarão da Copa América de 2024. As equipes que disputarão esses jogos serão Canadá, Costa Rica, Honduras e Trinidad e Tobago.
Tudo sobre os Playoffs da Copa América em 2024
⚽ Competição: | Playoffs Copa América 2024 |
🗓️ Data: | 23 de março de 2024 |
🌍 Seleções participantes: | 4 |
🔢 Vagas a serem distribuídas: | 2 |
📺 Canal de TV: | SporTV |
Os times se enfrentarão em uma única partida, sendo o vencedor aquele que se classificar para a Copa América de 2024. Se o jogo terminar em empate ao final dos 90 minutos regulamentares, será disputada uma prorrogação de 30 minutos, dividida em duas partes de 15 minutos, como é tradição na maioria das ocasiões. Se ao final dessa prorrogação o empate persistir, o vencedor será decidido a partir da marca do pênalti em uma série de cobranças.
Calendário das partidas de playoffs da Copa América 2024
Playoffs Copa América
A Playoff 1 será feita pelo Grupo A
O vencedor deste playoff irá para o Grupo A da Copa América 2024. Este grupo é composto por Argentina, Chile e Peru, então não podemos dizer que o vencedor terá uma tarefa fácil para chegar às oitavas de final da Copa América.
Canadá, a clara favorita
Não é que o Canadá seja considerado, de forma alguma, uma das seleções favoritas para vencer a Copa América de 2024, mas seria desonesto dizer que seria uma surpresa incrível se ficasse de fora da competição. Na verdade, acreditamos que é uma das seleções que poderiam surpreender e chegar mais longe do que as pessoas pensam.
Claramente, a estrela da equipe é o lateral esquerdo do Bayern de Munique, Alphonso Davies. Aos 23 anos, ele é considerado o melhor do mundo em sua posição e possui um poder de desequilíbrio fora do comum. Outro jogador a ser observado é o atacante do Lille, Jonathan David. Nascido em Nova York, ele tem tido ótimas temporadas na Ligue 1 e parece que em breve será contratado por algum grande clube europeu…
Trinidad e Tobago buscará o milagre
Cada vez mais vemos coisas estranhas no futebol. A preparação física de todas as seleções está cada vez mais equilibrada, o que iguala as forças e faz com que o talento tenha que decidir os jogos. No entanto, neste caso, será necessário mais do que físico e comprometimento para avançar no playoff.
Trinidad e Tobago praticamente não têm jogadores destacados em suas fileiras. Todo o seu elenco é considerado de nível amador e nenhum jogador joga na Europa ou em algum time destacado da América Latina. Milagres acontecem no futebol, mas a vitória de Trinidad e Tobago sobre o Canadá seria mais do que isso.
O Playoff 2 completará o Grupo D
Neste segundo playoff da Copa América de 2024, temos Costa Rica vs Honduras. O vencedor irá como o quarto colocado para o Grupo D da Copa América de 2024. Neste grupo, Brasil, Colômbia e Paraguai já estão classificados, então também não podemos dizer que o grupo será fácil.
Costa Rica é claramente favorita
Costa Rica é uma seleção bastante modesta e provavelmente não avançará para a próxima fase da Copa América, mas no playoff é favorita contra Honduras. O jogador mais valioso da seleção é o atacante de 21 anos Manfred Ugalde, que joga no FC Twente. A linha mais destacada da equipe seria a defesa formada por Juan Pablo Vargas e Julio Cascante. O restante da seleção tem pouco mais a oferecer.
O histórico da Costa Rica na Copa América é bastante modesto. A melhor geração da seleção ocorreu entre 2001 e 2004, chegando às quartas de final do torneio em ambas as ocasiões. Nas demais participações, foi eliminada na fase de grupos ou não participou diretamente. Na Copa do Mundo, também conseguiu chegar às quartas de final como melhor resultado em sua história, o que não é nada mal, e isso ocorreu em 2014.
Honduras também em busca de um milagre
Talvez não seja uma equipe tão modesta quanto Trinidad e Tobago, mas está mais ou menos no nível que se pode esperar. As chances de Honduras são praticamente escassas e os astros terão que se alinhar para que cheguem à fase de grupos da Copa América.
O caso de Honduras na Copa América é bastante peculiar, já que a única vez que se classificou para a fase final do torneio conseguiu terminar em terceiro lugar. Isso aconteceu em 2001, vencendo o Brasil nas quartas de final por 2 a 0 e depois perdendo para a Colômbia nas semifinais. Para definir o terceiro e quarto lugares, venceram novamente uma das grandes seleções do mundo, o Uruguai.