Com a Copa América 2024 se aproximando, a expectativa em torno das equipes e jogadores que participarão do torneio nos Estados Unidos no seu ponto mais alto. E a competição mais antiga de seleções do planeta reúne não apenas as estrelas consagradas do continente, mas também serve como uma plataforma excepcional para que jovens talentos mostrem seu potencial ao mundo.
Por isso, apesar de CONMEBOL não distribuir um prêmio oficial de revelação da Copa América, nós elaboramos uma lista com algumas das jovens promessas das Américas que prometem brilhar nos gramados dos EUA em junho e julho.
Endrick (Brasil)
Endrick já é um jogador tão maduro que, mesmo que tenha apenas 17 anos, parece até injusto com os outros incluí-lo em uma lista de revelações do futebol. Afinal, o atacante do Palmeiras já é uma realidade no futebol brasileiro há pelo menos uma temporada. Nome de destaque do Verdão na campanha do título do Campeonato Brasileiro 2023, a nova joia do futebol nacional também já provou que não sente o peso de vestir a Amarelinha.
Convocado para os amistosos da Data-FIFA de março de 2024, Endrick marcou o gol do Brasil na vitória por 1 a 0 sobre a Inglaterra em Wembley, em Londres. Em seguida, deixou o dele no empate por 3 a 3 da Canarinho com a Espanha, no Santiago Bernabéu, em Madri.
Santiago Bernabéu, aliás, que será a próxima casa de Endrick. O jovem atacante já está acertado com o Real Madrid e se apresenta ao gigante espanhol após a participação do Brasil na Copa América. Antes disso, ele tem tudo para mostrar ao mundo porque é considerado uma das grandes joias do futuro do futebol mundial.
Garnacho (Argentina)
Imagina marcar um gol de título em uma final contra seu maior rival em Wembley. Essa foi a maneira que o jovem ponta Alejandro Garnacho, de 19 anos, fechou a temporada pelo Manchester United antes de se apresentar à seleção da Argentina para a disputa da Copa América 2024.
O gol contra o Manchester City na vitória dos Red Devils, por 2 a 1, na final da Copa da Inglaterra, no dia 25 de maio de 2024, foi só mais um dos pontos altos de Garnacho na temporada 2024/25. Afinal, o jovem ponta acabou com as desconfianças sobre sua imaturidade ainda nos primeiros jogos do United. Deixou o banco de reservas e assumiu a titularidade absoluta na ponta direita.
E para coroar uma temporada perfeita ao nível individual, Garnacho espera ser a arma secreta da Argentina pelas pontas para ajudar a Albiceleste a confirmar o bicampeonato continental.
Facundo Pellistri (Uruguai)
Facundo Pellistri, de 22 anos, é outro jovem talento que desperta grandes expectativas. O habilidoso ponta tem mostrado seu potencial tanto no Manchester United quanto durante seu empréstimo ao Granada.
Com uma capacidade impressionante de drible, velocidade e visão de jogo, Pellistri é capaz de abrir espaços e criar chances perigosas pelas laterais. O Uruguai está em um processo de renovação, e Pellistri se destaca como uma peça-chave para o futuro da Celeste Olímpica.
Seu desempenho nos gramados dos EUA será crucial para as ambições do Uruguai de se confirmar como um dos favoritos ao título da Copa América 2024.
Jhon Jader Durán (Colômbia)
Jhon Jader Durán desponta como uma das grandes promessas do futebol colombiano. Este jovem atacante de 20 anos brilhou na Major League Soccer (MLS) antes de despertar a atenção do Aston Villa e se transferir para a badalada Premier League.
Dono de combinação letal entre força física e habilidade técnica, Durán é definido como um atacante completo e moldado para o futebol moderno.
Sob o comando de Néstor Lorenzo, a Colômbia pode encontrar em Durán a renovação e explosividade necessárias para voltar a ser protagonista em um torneio de seleções. Além disso, a Copa América 2024 pode ser o cenário perfeito para este jovem atacante se consolidar como uma das estrelas emergentes do continente.
Julio Enciso (Paraguai)
Julio Enciso, com apenas 20 anos, já se destaca como uma das principais estrelas do Brighton & Hove Albion, na Premier League. O atacante paraguaio tem mostrado uma capacidade impressionante para marcar gols e distribuir assistências, o que o torna um jogador muito versátil.
Além disso, Enciso é conhecido por sua explosividade, visão de jogo e precisão na finalização, qualidades que o transformam em uma ameaça constante para as defesas rivais.
Desse modo, o atacante do Brighton pode assumir com naturalidade a posição de líder um uma seleção paraguaia que precisa se revitalizar.
O Paraguai vai precisar do talento de Enciso para sobreviver à fase de grupos da Copa América 2024. E o torneio nos EUA será a oportunidade perfeita para ele se consolidar como um dos melhores jogadores jovens do continente.
Diego Lainez (México)
Desde sua estreia no América do México e a posterior transferência para o Real Betis, da Espanha, Diego Lainez é visto como uma das maiores promessas do futebol mexicano. Aos 23 anos, este ponta-esquerda combina técnicas de drible com uma velocidade impressionante, o que fazem dele um jogador extremamente difícil de ser marcado.
É bem verdade que sua carreira esteja um pouco estagnada, especialmente quando pensamos no seu potencial. Também é certo que, aos 23 anos, Lainez já não pode ser considerado uma revelação. No entanto, este atacante pode mostrar nesta Copa América todo o potencial que os mexicanos acreditam que ele tem.
Seleções têm papel fundamental para os jovens talentos
As seleções desempenham um papel crucial no desenvolvimento dos jovens talentos, especialmente em torneios de grande visibilidade como a Copa América 2024. Desse modo, o sucesso da equipe pode aumentar significativamente a possibilidade de suas promessas de se destacarem.
No entanto, quanto mais competitiva for a seleção, mais difícil será para esses jovens garantir minutos em campo. Esses fatores são importantes no momento em que você for realizar suas apostas na Copa América 2024.