A Copa América 2024 é a oportunidade perfeita para que grandes metrópoles dos Estados Unidos que não foram escolhidas como sedes da Copa do Mundo 2026 recebam um grande evento de seleções de futebol. Este é o caso de Phoenix, capital do Arizona e onde está localizado o Estádio State Farm.
Tecnicamente, o Estádio State Farm fica em Glendale, no subúrbio de Phoenix. Com capacidade para 63.400 torcedores, é a casa do Arizona Cardinals, equipe de futebol americano que disputa a NFL.
O Estádio State Farm receberá dois jogos da fase de grupos da Copa América 2024. Além disso, pode ser palco de uma partida decisiva da seleção brasileira na competição.
Números do Estádio State Farm em Phoenix, no Arizona
🏟️ Capacidade: | 63.400 pessoas (podendo expandir para 72.200) |
➡️ Construção: | 12 de abril de 2003 |
🎉 Inauguração: | 1 de agosto de 2006 |
👷🏽 Arquiteto: | Eisenman Architects e Populous |
💰 Custo: | 455 milhões de dólares |
História do Estádio State Farm em Phoenix, no Arizona
O Estádio State Farm foi construído para suprir a ausência de uma casa para o Cardinals. A franquia de futebol americano havia se mudado de St. Louis para o Arizona em 1988, e desde então era obrigada a alugar o estádio da Universidade do Estado do Arizona.
A falta de um estádio próprio limitava financeiramente o Cardinals, enquanto outras equipes da NFL faturavam alto ao alugar suas casas para diversos eventos esportivos e musicais.
Desse modo, o Cardinals iniciou uma campanha entre as cidades do Arizona para escolher em qual delas construiria sua nova casa. Por fim, a cidade de Glendale, no subúrbio de Phoenix, apresentou a melhor oferta e foi a escolhida.
Na proposta apresentada, Glendale incluiu um investimento de 36 milhões de dólares em infraestrutura na região do estádio, além da construção de um estacionamento para 11 mil veículos.
A construção da arena começou em abril de 2003. Sua inauguração aconteceu três anos depois, em agosto de 2006. O Estádio State Farm é considerado um ícone da arquitetura da região. Tanto que a revista “Business Week” o elegeu como uma das instalações esportivas mais impressionantes do mundo.
Teto coberto e gramado retrátil
Em sua inauguração, o Estádio State Farm apresentou uma série de inovações tecnológicas presentes apenas nas arenas esportivas mais modernas do planeta. Por exemplo, todo o teto da arena é coberto. Além disso, o gramado é retrátil e constantemente retirado por inteiro do interior do estádio para ser tratado ao ar livre.
Posteriormente à sua inauguração, o Estádio State Farm passou por duas obras de modernização, em 2014 e 2017.
Palco de eventos culturais e esportivos
Talvez a principal razão que tenha levado o Arizona Cardinals a construir o seu estádio tenha sido a possibilidade de lucrar com outros eventos, além de seus jogos. Nesse sentido, é bom lembrar que a temporada da NFL possui apenas 17 semanas, e uma equipe pode realizar apenas 17 jogos neste período, caso não se classifique para os playoffs.
Por isso, desde o princípio a equipe de futebol americano priorizou a construção de um estádio que recebesse com facilidade todo tipo de evento cultural e esportivo. E esta é uma das principais características do Estádio State Farm.
Super Bowls, finais universitárias e até luta livre
Em seus quase 20 anos de existência, o Estádio State Farm abriu suas portas para diversas modalidades esportivas. Por exemplo, sediou as edições de 2008, 2015 e 2023 do Super Bowl, a grande final da temporada do futebol americano e maior evento esportivo dos Estados Unidos.
Além disso, o estádio recebe todos os anos desde 2007 o Fiesta Bowl, partida de futebol americano universitário que chega a reunir mais de 70 mil pessoas nas arquibancadas.
A arena do Arizona Cardinals também recebeu mais de 70 mil espectadores em uma edição do WWE, evento de luta livre, realizado em 2010. Em 2013, o State Farm sediou uma etapa da Stadium Super Trucks, competição off road de pick-ups.
Palco para grandes estrelas da música
O Estádio State Farm também é palco para grandes estrelas da música. Os Rolling Stones fizeram o primeiro grande da arena, em novembro de 2006, ano de sua inauguração. Desde então, passaram por lá astros como U2, Guns N’ Roses, Metallica, Coldplay e Taylor Swift.
Sede de torneios internacionais de futebol
A Copa América 2024 não será o primeiro grande torneio de futebol com jogos no Estádio State Farm. A casa do Arizona Cardinals sediou a Copa América Centenário, em 2016, e jogos da Copa Ouro da CONCACAF em 2009, 2015, 2017, 2019, 2021 e 2023.
Além disso, o estádio recebe regularmente partidas das seleções dos Estados Unidos masculina e feminina. No seu primeiro jogo na arena em Phoenix, o time masculino dos EUA bateu o México, por 2 a 0, em um amistoso em 7 de fevereiro de 2007.
A estreia da seleção americana feminina no estádio foi em um amistoso contra a Suécia, que terminou empatado por 1 a 1, no dia 19 de novembro de 2011.
Estádio State Farm na Copa América 2024
O Estádio State Farm receberá três jogos da Copa América 2024. Duas partidas serão da primeira fase do torneio. Colômbia x Costa Rica, em 28 de junho, e México x Equador, dois dias depois.
A arena também pode servir de casa para a seleção brasileira no início do mata-mata da competição. Se o Brasil confirmar o favoritismo e se classificar em primeiro no Grupo D da Copa América 2024, disputará em Phoenix a partida das quartas de final.
Phoenix, um oásis esportivo no meio do deserto
Com uma população de quase 2 milhões de habitantes, Phoenix é a capital de estado mais populosa dos Estados Unidos. Isso significa que mais de 20% da população de todo o Arizona vive na cidade e em seus arredores, como é o caso de Glendale, onde está o Estádio State Farm.
Phoenix está localizada em uma região desértica. Por isso, registra temperaturas quentes no verão e amenas no inverno. A capital do Arizona fica no sudoeste dos EUA, a cerca de 300 quilômetros da fronteira com o México.
Longe do litoral americano, os moradores da região encontraram diversão no esporte. Por isso, Phoenix tem representantes nas mais importante ligas profissionais dos EUA.
No basquete, o Phoenix Suns disputa a NBA, e o Phoenix Mercury joga na WNBA. No beisebol, o Arizona Diamondbacks representa o estado na MLB. E o Phoenix Coyotes faz parte da NHL, liga de hóquei no gelo. Além, é claro, do Arizona Cardinals na NFL.