O Texas é o único estado americano com três cidades-sedes na Copa América 2024, que acontece entre 20 de junho e 14 de julho, nos Estados Unidos. Houston e Dallas também receberão partidas da Copa do Mundo de 2026, enquanto Austin, a capital texana, sediará apenas jogos da competição continental.
E é justamente a arena localizada na capital do Texas que você vai conhecer nesta página. Casa do Austin FC, clube da Major League Soccer (MLS), o Estádio Q2 foi inaugurado em junho de 2021 com uma característica bem diferente em comparação com outras arenas americanas: a prática exclusiva do futebol.
Números do Estádio Q2 em Austin
🏟️ Capacidade: | 20.700 pessoas |
➡️ Construção: | 09 de setembro de 2019 |
🎉 Inauguração: | 21 de junho de 2021 |
👷🏽 Arquiteto: | Gensler |
💰 Custo: | 260 milhões de dólares |
História do Estádio Q2 em Austin, Texas
O Estádio Q2 é um dos exemplos de arenas modernas construídas exclusivamente para um clube de futebol. Desde que o soccer se popularizou no país, com o crescimento da MLS (a liga profissional americana), muitos dos clubes mais tradicionais passaram a jogar em estádios originalmente voltados para equipes de futebol americano.
No entanto, as equipes de futebol mais novas optaram por um caminho diferente: construir as suas próprias arenas e administrá-las. E foi assim no caso do Estádio Q2, que surgiu praticamente ao mesmo tempo que o Austin FC.
É isso mesmo. A história do Austin FC e do Estádio Q2 estão entrelaçadas. O clube foi fundado em 2018, mesmo ano em que foi apresentado o pedido de construção da arena às autoridades da capital do Texas.
A construção do estádio começou em setembro de 2019, com um orçamento previsto de 260 milhões de dólares. Sua inauguração foi no dia 16 de junho de 2021, com um jogo da seleção dos Estados Unidos feminina.
Casa da seleção dos Estados Unidos no Texas
Não é exagero dizer que o Estádio Q2 é uma casa da seleção dos Estados Unidos no Texas, tanto a masculina como a feminina. O jogo de inauguração da arena, em 16 junho de 2021, foi uma vitória por 2 a 0 da equipe americana feminina em um amistoso contra a Nigéria. Coube à atacante Christen Press a honra de marcar o primeiro gol do estádio.
O Austin FC disputou sua primeira partida no Estádio Q2 três dias depois. Em 19 de junho, a equipe texana empatou sem gols com o San José Earthquakes. A primeira vitória foi uma goleada por 4 a 1 sobre o Portland Timbers, em 1 de julho, pela MLS.
Foi também em julho de 2021 que a seleção masculina dos EUA jogou pela primeira vez no Estádio Q2, e não foi uma partida qualquer. No dia 29, a equipe americana venceu o Catar, por 1 a 0, na semifinal da Copa Ouro da CONCACAF.
Dessa forma, as seleções de futebol dos EUA criaram uma ligação de proximidade com o Estádio Q2, atuando com regularidade na arena desde a sua inauguração.
Sinônimo de casa cheia para o Austin FC
Uma curiosidade interessante sobre o Estádio Q2 é que ele mantém o recorde de mais jogos seguidos com lotação esgotada na história da MLS. Desde a primeira partida do Austin FC em sua arena, em 2021, todos os jogos do clube no estádio pela liga americana de futebol tiveram todos os seus ingressos vendidos.
Desse modo, a Major League Soccer premiou o Austin FC e o Estádio Q2 com a realização do MLS All-Star Game 2025, o jogo das estrelas da liga americana, que acontecerá em julho do próximo ano.
Jogos da Copa América 2024 em Austin
A paixão da população de Austin pelo futebol é inegável. Por isso, a capital do Texas foi premiada com duas partidas da fase de grupos da Copa América 2024. No entanto, por ser o segundo menor entre os estádios da Copa América 2024, os jogos escolhidos não têm um apelo assim tão grande.
Menores estádios da Copa América 2024
- Children’s Mercy Park – Kansas City (18.500 espectadores)
- Estádio Q2 – Austin (20.700 espectadores)
- Estádio Inter&Co – Orlando (25.500 espectadores)
O Estádio Q2 será palco para o duelo entre Jamaica e Venezuela, no dia 30 de junho, pelo Grupo B da Copa América 2024. Em seguida, receberá o jogo entre Costa Rica, pelo Grupo D da Copa América 2024, em 2 de julho.
Outros estádios do Texas na Copa América 2024
Os outros dois estádios localizados no Texas que sediarão jogos da Copa América 2024 têm uma história diferente. Ao contrário do Estádio Q2, são arenas construídas para receber partidas de dois gigantes do futebol americano.
O Estádio AT&T é a casa do Dallas Cowboys, uma das equipes mais tradicionais da NFL. A moderna arena tem capacidade para 80.000 torcedores e receberá jogos da Copa do Mundo 2026.
Bem como a arena em Dallas, o Estádio NGR é palco para grandes espetáculos do futebol americano. Casa do Houston Texans, a arena tem capacidade para 72.200 torcedores e receberá jogos do Mundial de 2026, que os Estados Unidos organizará ao lado de México e Canadá.
Austin, no mapa dos Estados Unidos graças ao futebol
Não é exagero afirmar que o futebol colocou a cidade de Austin no mapa do esporte dos Estados Unidos. Antes da fundação do Austin FC, a capital do Texas não tinha qualquer equipe nas principais ligas profissionais americanas.
Com 974 mil habitantes, Austin era a maior cidade dos Estados Unidos sem uma equipe profissional nas grandes ligas esportivas do país, até a fundação do Austin FC.
Assim como a recente paixão pelo futebol, a capital do Texas é famosa pelo seu amor à cultura, sendo um importante polo da música nos Estados Unidos.
Além disso, Austin é a sede de um dos principais centros acadêmicos dos Estados Unidos: a Universidade do Texas, com mais de 50 mil alunos.